Depenando a Coruja
por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Prefeitura licita segunda fase das obras do VELOFOZ
Complexo está sendo construído numa área de 71,9 mil m², em três etapas
A prefeitura está licitando a segunda fase das obras do Complexo Esportivo Multiuso da Pista de Arrancada de Foz do Iguaçu – mais conhecido como VELOFOZ. Esta etapa inclui obras de terraplanagem e edificações que serão executadas através de recursos conveniados com o Ministério das Cidades. O complexo está sendo construído numa área de 71,9 mil metros quadrados entre as avenidas João Riccieri Maran e Inácio Reuter Sottomaior, na região de Três Lagoas, e prevê três etapas de obras.
Segundo o jornalista Oliveirinha, idealizador do projeto, a conclusão das obras se dará em 2022 e está garantida através de duas emendas parlamentares do deputado Fernando Giacobo que alcançam R$ 3 milhões. Metade desse montante já está liberado na CEF para este ano.
As obras da primeira fase que incluíram a construção de muros e alambrados já estão sendo concluídas com emenda do saudoso deputado Delegado Recalcatti, que dará nome ao local. Nas segunda e terceira fases serão construídos banheiros, vestiários, alojamentos, ambulatório, quadra de areia, pista, estacionamento, boxes e arquibancadas, bem como a rede de drenagem, calçadas, paisagismo e outros serviços.
O projeto em um todo é supervisionado pela FPrA-Federação Paranaense de Automobilismo por seu presidente Rubens Murilo Gatti e segue todas as normas de engenharia e segurança para a chancela da CBA– Confederação Brasileira de Automobilismo, fazendo do VELOFOZ uma pista de referência no automobilismo do país.
“Esperamos entregar o VELOFOZ ainda em 2022 já com uma programação de arrancadas. Será mais um atrativo turístico e para os moradores de Foz”, disse Oliveirinha.
Deputado VERMELHO tenta calar jornalista na Justiça, sem ter êxito
O parlamentar de um mandato, agora também conhecido como “Deputado Motosserra“, tentou induzir a Justiça a erro para que proibisse este jornalista de vincular seu nome ou (bela) imagem às matérias de nosso jornal, site, blog, redes sociais ou rádios.
Uma estrada fechada a mais de 20 anos, que beneficiava pequenas cidades do seu entorno, inclusive que nestes anos já promoveram novas rotas e forma de vida.
Fato este que contraria ex-prefeito de Salto do Lontra e empreiteiro Nelsi Coguetto Maria, vulgo VERMELHO.
O sujeito se desesperou ao começarmos a mostrar que seu projeto poderá acabar com o Parque Nacional do Iguaçu, que poderá perder o TITULO DE PATRIMÔNIO NATURAL.
O alerta partiu de Raby Khalil, que é ambientalista ativista e presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Foz do Iguaçu.
Vermelho deveria se lembrar que não sou nenhum de seus filhos (Matheus/Thiago), ou mesmo funcionário de suas pedreiras-empreiteiras para querer dar ordens ou CALAR.
Estou à disposição da Justiça de Deus e da Justiça dos homens, não de empreiteiros dos quais nunca dependi.
Eu não acredito que este projeto de devastação da natureza em um Parque Nacional como o que está com sede em Foz, tenha apoio do presidente Jair Messias Bolsonaro.
Ainda os demais deputados, poderão ver o naipe de quem diz ser representantes desta casa de leis no Planalto Central.
Meu abraço aos deputados do Paraná dignos de honrarem a cadeira da Câmara Federal, como: Fernando Giacobo, Sargento Fahur, Paulo Eduardo Martins, Ricardo Barros, Felipe Francischini, Valdir Rossoni, Deputado Boca Aberta, Christiane Yared, Enio Verri, Gustavo Fruet, Hermes Frangão Parcianello, Luciano Ducci, Luísa Canziani, Luiz Nishimori, Rubens Bueno, Deputado Toninho Wandscheer, Zeca Dirceu e Gugu Bueno.
“Valei-me Santo Expedito”!
Visitação no Parque Nacional do Iguaçu cresce 105% em julho
As Cataratas do Iguaçu, símbolo nacional e internacional do turismo de natureza, estão na lista de desejos dos brasileiros, conforme pesquisas das principais plataformas on-line de viagens. Em julho deste ano, 56.819 pessoas visitaram o Parque Nacional do Iguaçu – procura 104,83% maior que em junho, quando 27.739 visitantes estiveram no Patrimônio Natural da Humanidade, na cidade de Foz do Iguaçu (PR).
De todos que apreciaram a Maravilha Mundial da Natureza no mês de julho, 96% são brasileiros. Depois do estado do Paraná, onde está localizada a unidade de conservação, lideram a lista dos estados: São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e Distrito Federal.
Tendência de crescimento do turismo de natureza – Em um comparativo entre os últimos meses de 2021, a visitação mostra recuperação gradativa, acompanhando o avanço da vacinação contra o coronavírus nas cidades brasileiras. Em março, o parque recebeu 15.143 visitantes; em abril foram 20.018; em maio, 24.632; em junho chegou a 27.739; e no mês de julho, um salto para 56.819 pessoas.
Como é a visita no parque neste período? – Os ingressos são vendidos somente on-line, no site oficial: www.cataratasdoiguacu.com.br. O visitante precisa adquirir o bilhete e agendar o dia e o horário da visita disponíveis na plataforma. A compra está sujeita à disponibilidade de vagas.
O parque está aberto para visitação turística de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. A unidade mantém o minucioso trabalho de sanitização de todo o circuito turístico e controle individual de acesso de todas as pessoas que a visitam, com uma barreira sanitária instalada no Centro de Visitantes.
Câmara de Foz do Iguaçu retoma atendimento presencial ao público
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu retoma o atendimento presencial ao público agora no início de agosto. Para ter acesso às dependências do Legislativo será preciso cumprir alguns cuidados sanitários, como: uso de máscara, álcool em gel, aferição da temperatura. O acesso passa a ser controlado nos gabinetes para não ter aglomeração.
Em relação às sessões plenárias, audiências públicas e atos solenes, os vereadores vão realizar de forma presencial. A capacidade para o público será limitada à 30%, com objetivo de garantir a segurança de todos.
“Estamos retomando as atividades presenciais na Câmara, querendo que a casa do povo retorne, seguindo todos os ritos determinados pelas autoridades sanitárias. Mas, com a presença do público, mesmo que parcial”, enfatizou o presidente da Câmara, vereador Ney Patrício (PSD).
Fato ou Mito? A Unesco pode mesmo tirar um título de Patrimônio Mundial?
A nova tentativa de reabertura da Estrada do Colono, em área já recuperada pela vegetação no interior do Parque Nacional do Iguaçu, trouxe à tona a discussão sobre se a Unesco, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) para a cultura e a educação, pode mesmo chegar ao ponto de cancelar um título de Patrimônio Mundial, concedido a uma paisagem natural ou de importância cultural para a humanidade.
Em 1986, a unidade que abriga as Cataratas do Iguaçu foi inscrita pela Unesco na lista de Patrimônio Mundial Natural, tendo como mote a necessidade de preservar o cenário das quedas d’água e a biodiversidade de um dos últimos remanescentes da vegetação que já cobriu grande parte da Região Sul do Brasil. Dois anos antes, o Parque Nacional Iguazú, no lado argentino, já tinha recebido a honraria, lembra Guilherme Wojciechowski no H2Foz.
Apesar de rara, a possibilidade de remoção do título, no caso de descaracterização do ambiente protegido, realmente existe. A reportagem do H2FOZ apurou que a primeira situação ocorreu em 2007, em Omã, país do Oriente Médio. Em 2009, uma paisagem alemã foi excluída da listagem.
No último dia 21, a cidade inglesa de Liverpool perdeu o status, após seguidas advertências da Unesco. (CabezaNEWS)
O “Guardinha Ocioso” e a “Vaca Loka” não vão achando que os esqueci, só estou meio ocupado. A “Jurupoca” vai piar logo.
A Coruja será depenada em Foz.