Cemitérios de Foz, teve licitação regular ou grupos BENEFICIADOS? Após testes, Perimetral Leste se torna rota definitiva para caminhões internacionais. Trevo do Charrua e as barreiras na BR-277 em Foz do Iguaçu. Mais do que discursos, quero entregar resultados concretos para o Paraná, afirma Alexandre Curi.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

 

 Cemitérios de Foz, teve licitação regular ou grupos BENEFICIADOS?

Fiquei surpreso ao ver a reportagem da RPC em que o Eng. Ruberlei Santiago Domingues se apresenta como PROPRIETÁRIO da CAMIS, empresa que administra os Cemitérios de Foz.

Vamos dar um pulo ao passado não muito distante, onde:

Este sujeito aí, conhecido como o garoto prodígio do ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, era secretário de obras e meio ambiente quando teria sido tirado a administração de Cemitérios da empresa Vale do Iguaçu de propriedade do Eng. Sergio Aparecido Vivian e passado a outra de uma pequena cidade do interior do Paraná, qual teria ganho o direito de administrar por uma licitação naquele (des) governo.

Ocorre que a empresa teria aberto mão da exploração e no (des) governo de Reni Pereira (2013), em uma ação um tanto suspeita foi passado para a CAMIS, o que não poderia pela das licitações de nº Lei 8.666/93.

Esta Lei, foi a principal norma que regulamentou as licitações e contratos da Administração Pública no Brasil. Ela estabeleceu as regras que União, Estados, Municípios e Distrito Federal deviam seguir para comprar, vender ou contratar serviços, garantindo igualdade, transparência e a escolha da proposta mais vantajosa para o poder público.


Mas do nada eis que em 2021 surge o homem de superconfiança do Pato Donald como PROPRIETÁRIO desta empresa, com vasto conhecimento e acessos pelos corredores de secretarias da PMFI, como eu mesmo constatei por diversas vezes, inclusive quando usando um artefato eletrônico de localização, fazendo retiradas de sepultados, arvores e ampliações diversas de espaço do Cemitério.


Ainda em 2011, após chegada de Reni Pereira como deputado o acompanhei até o Cemitério do Parque Nacional, onde escavavam tirando com retroescavadeira restos mortais de túmulos que não tinham identificação, devendo ser já o embrolho deste caso de administração dos mortos.

Seria importante a abertura de uma Notícia de Fato, pelo Ministério Público Estadual em especial Criminal (Luís Marcelo Mafra), Defesa do Patrimônio Público (Marcos C. Andrade) e GAECO (Thiago Lisboa), pois este carretel tem muita linha para ser puxada.

Aliás outra suspeita é de facilitações a certo grupo, para que não pudesse ser aberto o CREMATÓRIO da SAFFServiços de Assistência Familiar Foz em nossa cidade.

Com a palavra os ilustríssimos Doutores, membros do Ministério Público e GAECO.

 

 

 

 Após testes, Perimetral Leste se torna rota definitiva para caminhões internacionais

Receita Federal oficializa mudança a partir de segunda-feira (22) e apresenta resultados dos testes realizados na nova rota aduaneira.

A partir da próxima segunda-feira (22), a Rodovia Perimetral Leste passa a ser oficialmente a rota obrigatória para caminhões que transportam cargas de importação e exportação com origem na Argentina ou destino ao país vizinho e a outros mercados internacionais.

A mudança será detalhada pela Receita Federal durante uma coletiva de imprensa marcada para as 8h30, quando também serão apresentados os resultados consolidados da operação experimental realizada nas últimas semanas.

Antes da decisão definitiva, o novo trajeto foi testado em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Foztrans, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a concessionária EPR, responsável pela BR-277. O período de avaliação teve como objetivo verificar a viabilidade operacional da mudança e os impactos no fluxo de veículos de carga na região de fronteira.

Com a conclusão dos testes e a avaliação dos órgãos envolvidos, a Receita Federal publicará a portaria que torna permanente a utilização da Perimetral Leste como corredor aduaneiro para o transporte internacional de cargas.

A expectativa é que a medida reduza a circulação de caminhões pesados em áreas urbanas de Foz do Iguaçu, aumente a segurança no trânsito e torne mais ágil o deslocamento entre a Ponte Tancredo Neves, a aduana brasileira e a BR-277.

A Perimetral Leste foi construída justamente para retirar o tráfego de veículos de carga do perímetro urbano, concentrando a movimentação do comércio exterior em um corredor exclusivo e preparado para esse tipo de operação (PC).

 

 

 

                                                 “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

 Trevo do Charrua e as barreiras na BR-277 em Foz do Iguaçu

Apresentado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, projeto para a construção de um viaduto ainda não conta com previsão de recursos.

Apresentado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e parceiros, na última terça-feira (16), durante audiência pública na Vila A, o projeto para a construção de um viaduto no Trevo do Charrua (fechado desde 2019) ainda não conta com previsão de recursos.

O projeto prevê a elevação das duas pistas da BR-277, para que a Avenida Garibaldi possa chegar ao Parque Presidente I. O desenho, que ainda passará por algumas adaptações, propõe também rotatórias e novas marginais dos dois lados da rodovia.

Vale lembrar que o atual Porto Seco de Foz do Iguaçu, localizado nas proximidades, está de mudança. A estrutura deverá ser totalmente desativada em dezembro de 2026, abrindo espaço para a reconversão urbana do território.

Em um futuro que, espera-se, não esteja cronologicamente tão distante, Prefeitura e Câmara Municipal de Foz do Iguaçu utilizarão a região como Centro Cívico.

O atual projeto prevê marginais no trecho entre a Avenida Paraná e a Avenida Costa e Silva, bem como uma passarela para pedestres. Atualmente, há apenas uma passarela em todo o perímetro da BR-277 na cidade, nas imediações do hotel Rafain Palace.

A audiência no auditório do Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu serviu para coletar sugestões. Moradores do Parque Presidente I e de um condomínio fechado, por exemplo, apresentaram pedidos de melhorias, inicialmente aceitos.

https://globoplay.globo.com/v/14715095/?s=0s

A sociedade iguaçuense defende a necessidade de participação popular nas decisões sobre obras viárias na cidade, dado o histórico de projetos problemáticos. A lista inclui pontos como o viaduto da Avenida Costa e Silva, e, mais recentemente, BR-469 e Perimetral Leste (HF).

 

 

PS: Ainda não há projeto aprovado, licença ambiental, autorização da EPR Concessionaria, nem mesmo previsão de recursos para a obra, daí já tem um deputadozinho se colocando como pai da obra e alardeando que é dele o projeto.Não fica nem VERMELHO de vergonha, mentindo assim o manganão.

 

 

 

Mais do que discursos, quero entregar resultados concretos para o Paraná, afirma Alexandre Curi

O deputado Alexandre Curi (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e pré-candidato ao Senado Federal, afirmou que pretende levar para Brasília a mesma política de resultados que marcou sua trajetória pública e ajudou a impulsionar o desenvolvimento do Estado nos últimos anos.

Em entrevista à Rádio Clube de Curitiba, nesta segunda-feira (22/06), Curi destacou que sua principal motivação para disputar uma vaga no Senado é ampliar a defesa dos interesses do Paraná junto ao governo federal, e recuperar o protagonismo do Estado nas grandes discussões nacionais que ocorrem no Congresso Nacional.

Curi defendeu uma atuação mais próxima dos municípios e reforçou a identidade política construída nos seis mandatos como deputado estadual. “Sempre fiz uma política olho no olho, presente nos municípios, ouvindo as pessoas e buscando soluções para os problemas reais da população. Quero continuar fazendo isso no Senado”, disse. “Mais do que discursos, quero entregar resultados concretos para o Paraná”, afirmou.

Segundo o parlamentar, o Paraná precisa abrir espaços de articulação em favor de pautas estratégicas para o desenvolvimento estadual, como investimentos federais em obras de infraestrutura, saúde, habitação e logística. “Precisamos de menos Brasília e mais Paraná. Os recursos precisam estar mais próximos de quem conhece os problemas e entrega soluções”, considerou.

PRESENTE E CONECTADO – Ao defender a pré-candidatura, Alexandre Curi ressaltou que pretende ser um senador presente e conectado com as diferentes realidades do Estado. “O Paraná tem demandas distintas em cada região. Quem representa o Estado precisa conhecer essas necessidades e estar preparado para defendê-las. Quero ser um senador municipalista, presente e comprometido com resultados”, reforçou.

Presidente da Assembleia do Paraná, Curi lembra que o Legislativo paranaense assumiu protagonismo no desenvolvimento do Estado, ao lado do governador Ratinho Junior, e alcançou os maiores índices de transparência do país e ampliou a devolução de recursos para investimentos em saúde, educação e infraestrutura. “Somos o legislativo mais transparente e mais econômico do Brasil”, observou Alexandre Curi.

 

 

                                    Corujas serão depenadas neste ano eleitoral em Foz.