Mega encontro de automotivos e motos, movimentara VELOFOZ. Urnas de 2 locais de votação em Foz do Iguaçu serão transferidas. Gaeco cumpre mandado em gabinete de vereadora de Foz por suspeita de “rachadinha”. Moradores dos bairros de Foz do Iguaçu abraçam campanha de Rosa Maria.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

 

 

Mega encontro de automotivos e motos, movimentara VELOFOZ

Um mega evento com finalidade filantrópica será realizado no Terminal Turístico de Três Lagoas no VELOFOZ Complexo esportivo Multiuso da Pista de Arrancada Delegado Recalcatti no domingo 25 de Setembro das 9h às 17h.

O evento reunirá amantes do antigomodelismo, carros rebaixados, tunados, de som automotivos e motocicletas, com sorteio de brindes e shows de Tratores de arrancada de Maripá, onde populares poderão contribuir com 1 Kg de alimentos a serem destinados a Secretária de Direitos Humanos e Assuntos da Família de Foz.

 

Meia pista da Av João Ricieri Maran será interditada para exposição e populares poderão visitar as obras do VELOFOZ, para conhecerem está grandiosa obra que conta com investimentos de emendas da Câmara de Vereadores de Foz, do governo do estado através do deputado delegado Recalcatti (in memorian) e do governo federal pelo deputado Giacobo.

 

 

Urnas de 2 locais de votação em Foz do Iguaçu serão transferidasMais de 3,8 mil eleitores serão afetados pela mudança devido obras em escolas da região do bairro Campos do Iguaçu

 

As urnas de dois locais de votação de Foz do Iguaçu serão transferidos para o pleito de outubro deste ano. A informação foi confirmada pelo Fórum Eleitoral e vai afetar mais de 3,8 mil eleitores da 46ª Zona Eleitoral. A mudança foi necessário devido as obras de reformas que estão ocorrendo nos estabelecimentos definidos originalmente. Dos 41 candidatos a deputado e deputada federal e estadual, 14 já foram reconhecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foz do Iguaçu tem este ano 196.158 eleitores aptos a votar, informa o GDia. Os números indicam um aumento de 7,1% no comparativo aos mais de 183 mil títulos regulares em 2020. A 147ª Zona Eleitoral tem 91.217 regularizados, enquanto a 46ª Zona Eleitoral possui 104.941 moradores aptos ao voto. O total representa 76% da população estimada em 258 mil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.

Os locais de votação que serão transferidos provisoriamente estão na região do bairro Campos do Iguaçu. Os 1.934 eleitores que votam na Escola Municipal Carlos Gomes serão transferidos para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Campos do Iguaçu, localizado na Rua Capibaribe, 1695.

A Escola Municipal Osvaldo Cruz tem 1.890 eleitores cadastrados que irão votar provisoriamente na Colégio São Paulo Apóstulo, o antigo Colégio Iguaçu, na Taverssa Rio Negro, 19, no Campos do Iguaçu. Ao todo, serão transferidas 12 urnas da 46ª Zona Eleitoral. “Seis em cada local”, informou o chefe de Cartório, Claudinei Zdanski.

“Ambas as mudanças foram definidas por reformas que estão acontecendo nos estabelecimentos originais”, disse Zdanski. Os eleitores que estão cadastrados nos dois pontos, que tiverem o aplicativo do título no celular, conseguirão verificar que a sessão provisória está em outro local, explicou o chefe de Cartório.

Claudinei Zdanski reforçou que, no dia da votação (2 de outubro), serão fixadas faixas nos postos para avisar os eleitores sobre a mudança. Em relação aos mesários que irão trabalhos nos dias, ele adiantou que todos estão sendo treinados de forma online e presencial.

Procedimento

As eleições deste ano serão disputadas em dois turnos. No primeiro, dia 2, os eleitores votam para presidente da República, governador, senador (uma vaga) e deputados e deputadas federal e estadual, respectivamente 30 e 54 cadeiras. No segundo, caso não haja uma definição na primeira rodada, os brasileiros voltam as urnas para votar para presidente e governador.

De acordo com a Justiça Eleitoral, 40.144 eleitores de Foz do Iguaçu tiveram os títulos cancelados este ano – 21.946 na 46ª e 18.198 na 147ª Zona eleitoral. A totalização indicou ainda 4.550 documentos suspensos – 2.397 na 46ª e 2.152 na 147ª Zona Eleitoral.

 

 

 

 

Gaeco cumpre mandado em gabinete de vereadora de Foz por suspeita de “rachadinha”.

Na manhã de sexta-feira, 9 de setembro, equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpriram 9 mandados de busca e apreensão, em razão da suposta prática do crime popularmente conhecido como rachadinha, em que uma Vereadora e pessoas de seu contato íntimo, incluindo um Policial Civil, exigiriam o repasse de parte dos vencimentos dos assessores nomeados para o seu Gabinete, na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.

As ordens judiciais foram executadas nas residências dos investigados, localizadas na cidade de Foz do Iguaçu, bem como na Câmara de Vereadores local, incluindo nos gabinetes da vereadora Carol Dedonatti e do Diretor Jurídico da Casa Legislativa, na Secretaria de Bem Estar Animal, órgão vinculado ao Poder Executivo Municipal, e na sede de uma Associação voltada à manutenção de animais resgatados.

As medidas foram deferidas pelo Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Foz do Iguaçu e buscaram o recolhimento de aparelhos celulares, documentos, computadores, valores em espécie e objetos ilícitos em poder dos investigados, para auxiliar na apuração de investigação que busca desvendar crimes contra a Administração Pública, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A ação deflagrada contou com apoio de agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO do Paraná, sendo acompanhada por representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.É muita cachorra em uma linda cidade, como Foz. Metam a coleira.

 

 

 

 

                                                           “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

 

Moradores dos bairros de Foz do Iguaçu abraçam campanha de Rosa Maria.

A campanha da candidata a deputada estadual, Rosa Maria (MDB), tomou conta dos bairros e vem recebendo uma série de apoio de moradores que identificam a gestão transformadora do governo Chico Brasileiro (PSD) em todas as regiões de Foz do Iguaçu. “Quem é Chico Brasileiro, é Rosa Maria”, disse Fraciney Lima e Silva, dirigente da associação de moradores e do projeto social Maradona Brasileiro, morador da Vila Independente no Portal da Foz.

“Só vou citar um exemplo, entre tantos. O trabalho da Rosa Maria no Orçamento Participativo foi muito importante para a nossa comunidade e região. A Rosa tem o meu voto, o voto da minha família e da Vila Inpendente e do Portal da Foz”, completou.

No domingo, 12, a campanha de Rosa Maria fez uma caminhada pelos bairros do Porto Meira. “O que o Chico Brasileiro e a Rosa Maria fizeram no Porto Meira é sem precedentes. São escolas, creches, postos de saúde, asfalto nas ruas e muitas outras obras. Nós só temos que agradecer e eu tenho certeza que a Rosa Maria vai fazer muito mais pela nossa região e pela nossa cidade”, disse a moradora do Parque Ouro Verde, Luciara Bedin.

Obras- O jovem Mateus Eduardo, 22 anos, é leiturista da Sanepar e morador da Vila Adriana. Ele é casado e tem um filho de cinco anos. “Meu filho está na creche, minha mulher tem um brechó que funciona na garagem de casa e minha sogra é cozinheira do restaurante da roda gigante. O nosso plano é continuar com os estudos e trabalhar. A região está crescendo muito e vai precisar de mão de obra qualificada. Esse é o nosso plano e por isso que aqui em casa, todos apoiamos a Rosa Maria”, disse.

Mateus Eduardo cita algumas obras que, segundo ele, estão mudando o perfil do Porto Meira. Entre eles, está a revitalização da Avenida General Meira e a regularização dos imóveis das famílias do Bubas. “Tem amigos que moram lá, é gente trabalhadora e que merece viver bem numa rua asfaltada, sem alagamento, luz e água próprias. Eles conversam que depois de muito anos, a situação está sendo resolvida”, disse.

Rosa Maria afirma que os moradores identificam, obra por obra, dos R$ 38 milhões que foram investidos nos últimos quatro anos na região. “Vamos lá, já foram 15 quilômetros de asfalto, construção da UBS Padre Ítalo, três academias ao ar livre com playground, reforma de três Cmeis (creches)”, disse a candidata para grupo de comerciantes do Jardim das Flores.

“Não podemos esquecer a segunda ponte e agora a esperada revitalização do Parque Remador que vai acontecer”, disse a professora Claudemira Vasquez Gonçalves.

Luta pela vacina – A comerciante Edivone Kozideloski, de Três Lagoas, diz que tem muito orgulho em pedir voto para Rosa Maria aos moradores da região. “Eu conheço a Rosa há mais de 20 anos da prefeitura, ela foi psicóloga da minha filha por muitos anos. Só pelo trabalho que ela fez na Secretaria, de lutar e conseguir as vacinas contra a covid, merece o nosso carinho e respeito. Precisamos da Rosa como deputada estadual pela saúde e pela educação”.

Edivone ainda destaca outras virtudes da candidata a deputada estadual. “A Rosa é nossa amiga, sempre está presente nos bairros, nos clube de mãe, e nos ajuda em tudo que for necessário. A Rosa faz muito pela gente humilde de Três Lagoas e nós precisamos de representante que goste do povo, que goste de ver o povo bem e satisfeito. Ela nunca deixou de nos prestigiar com todo amor e carinho.A Rosa luta pelo bem-estar de todos, independente da classe social, e por isso tem nosso apoio e voto”.

“Aqui não tinha nada. Agora tem asfalto, áreas de lazer, vai ter posto de saúde e creche. Nosso bairro se transformou assim como toda nossa região até o Aparecidinha. Nosso bairro que era isolado, com único acesso pela BR (277), agora pode ser acessado através de outras ruas da região leste”. disse a líder comunitária Elizabeth Campos, do Jardim Alvorada, na região

Rosa me representa – A professora de dança e arte, Nina Nassif, da Vila São Sebastião, diz que apoia Rosa Maria porque as mulheres precisam de maior representação em todos os espaços públicos, o que inclui o parlamento estadual. “A Rosa como eu e tantas mulheres, é esposa, mãe e sabe os anseios que uma mulher passa no dia dia. Eu quero uma deputada mulher que me represente no governo e em todos debates e discussões no estado”.

“E a Rosa é essa mulher que não tenho dúvida que vai representar todas nós lá na Assembleia Legislativa. Como ela mesmo diz: a mulher pode ser o que ela quiser”, completa.

 

 

 

Candidato paraquedista de Foz, será denunciado por crime eleitoral. A Coruja será depenada neste ano eleitoral em Foz e no PR.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.