Depenando a Coruja
Por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Câmara dos Vereadores de Foz aprova readequações administrativas
As alterações seguem orientação do Tribunal de Contas do Paraná e também da Controladoria Interna da Casa de Leis.
Os vereadores aprovaram, dois Projetos de Resolução e um projeto de lei, de autoria da Mesa Diretora, com readequações administrativas na Câmara Municipal. As alterações seguem orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e também da Controladoria Interna da Casa de Leis.
Uma delas trata de uma antiga demanda interna do legislativo. Em 2018 a Casa de Leis foi alvo de um ataque digital por hacker. Recentemente a Câmara também foi alvo de furto, isso sem contar a fragilidade na segurança interna, o que não ocorre em outras Câmaras de Vereadores no Paraná, que aderiram a ações neste sentido.
Diante disso, a Mesa Diretora propôs a estruturação de uma Diretoria de Segurança Física e Digital com atribuições solicitadas pelo Controle Interno, como já acontece em outras câmaras e órgãos públicos. Além do cargo técnico específico, também serão desenvolvidas medidas, tais como: a implantação de equipamentos para detector de metal e aperfeiçoamento do acesso.
O presidente da Casa, vereador Ney Patrício (PSD), destacou que a Diretoria ficará responsável pela segurança de todo o público presente, além de fortalecer a prevenção a invasões virtuais. “Quero fazer menção que a proposta é da Mesa Diretora, atendendo pedido de vários vereadores para aprimorar a segurança física e digital da Casa. Desta maneira, ampliaremos a segurança de todos, como já ocorre em outros legislativos, bem como na Assembleia Legislativa do Paraná, bem como em órgãos públicos e privados”.
O vereador Alex Meyer (PP) afirmou: “quando houve a situação do Marcelo Arruda pontuamos que deveria ter um olhar maior para a segurança nesta Casa”. O projeto foi aprovado por maioria. Votaram contrário os vereadores: Adnan El Sayed (PSD), Kalito (PSD), Rogério Quadros (PTB) e Cabo Cassol (Podemos).
Outros dois projetos que tratam das atribuições dos cargos de diretores da Câmara Municipal, bem como a criação de assistentes técnicos na Diretoria de Comunicação e na Diretoria de Segurança Física e Digital, ambos a serem ocupados por servidores efetivos, foram aprovados.
Por NILTON BOBATO
Por que apoio ROSA MARIA, 15015, deputada estadual?
A resposta poderia ser a mais simples: porque é a única candidatura local para assembleia legislativa com viabilidade eleitoral que pode defender Foz do Iguaçu e o Oeste em Curitiba. Não podemos perder esta rara oportunidade de ter na capital uma representante alinhada com o prefeito e com o governador.
Mas além disso, ROSA MARIA é preparada e reúne todas as condições técnicas, intelectuais e um histórico de trabalho para garantir um mandato de qualidade, equilibrado e firme na defesa tanto dos interesses de Foz do Iguaçu e da Região Oeste, como das políticas públicas para a saúde, educação, cultura, meio ambiente, assistência social, esporte, cultura, direitos humanos e desenvolvimento social e econômico.
ROSA MARIA representa a firmeza e a sensibilidade da voz feminina que tanta falta faz ao meio político paranaense e nacional.
ROSA MARIA tem uma história que comprova que é honesta, que tem compromisso com a probidade e com o que é certo e justo.
ROSA MARIA não tem medo do trabalho. Provou isso sendo secretária de saúde no auge da pandemia da Covid 19 e quando coordenava as ações da Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade realizando projetos como o Orçamento Participativo e Foz Comunidade.
Por isso tudo apoio e peço voto para eleger ROSA MARIA 15015, deputada estadual.
Falta uma semana para alcançarmos este objetivo. Só depende de nós.
Peço o seu apoio e o seu voto: Foz e o Oeste precisam de você!…
“Valei-me Santo Expedito”!
Justiça Eleitoral de Foz a fará carga e lacração de urnas nesta semana.
Preparação das eleições vai durar três dias no município; TRE começa hoje o trabalho nas urnas eletrônicas do Paraná.
A Justiça Eleitoral de Foz do Iguaçu vai realizar, esta semana, o carregamento de dados e lacração das urnas para o primeiro turno das eleições no dia 2 de outubro. Para o pleito deste ano, mais de 196 mil moradores do município estão aptos a votar. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) abre neste sábado (17) os trabalhos de preparação dos equipamentos em todo o Estado.
As cerimônias de carga e lacração das urnas, adianta o GDia, serão realizadas a partir das 8h de quinta-feira (22) no Fórum Eleitoral localizado na Avenida Costa e Silva, 1599, na região central de Foz do Iguaçu. Os trabalhos serão desenvolvidos, sempre em horário comercial, até às 19h do sábado (24) e poderão ser acompanhados pela população e profissionais da imprensa.
Foz do Iguaçu tem duas zonas eleitorais. A 46ª tem 314 seções (urnas) distribuídas em 38 diferentes endereços e a 147ª, com 273 seções distribuídas em 25 locais de votação. A zona eleitoral abrange ainda os eleitores de Santa Terezinha de Itaipu. O município contará com 53 seções (urnas) distribuídas em cinco locais de votação.
A partir deste sábado, até o dia 26 de setembro, o TRE-PR realiza a preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições, nos 154 fóruns eleitorais do Estado. Mais de 25,8 mil urnas serão carregadas com os dados, testadas e lacradas para, na véspera das eleições, serem distribuídas a 4,7 mil locais de votação nos 399 municípios.
Geração de mídias
“O processo de carga e lacração corresponde à inserção, em cada uma das urnas que serão utilizadas no dia da votação, de informações oficiais referentes aos dados dos candidatos e eleitores de cada seção eleitoral”, afirma o advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso (foto abaixo). Os equipamentos terão inseridos dados das tabelas de partidos políticos, federações e coligações.
As urnas receberão ainda informações das eleitoras e eleitores, seções com as respectivas agregações e candidatas e candidatos (com os respectivos números, nomes indicados na urna e fotografias). “Em todo estado serão carregados os dados oficiais nas urnas de votação e urnas de reserva. Após o procedimento, as urnas serão devidamente lacradas”, reforça o advogado.
Procedimento
As mídias são utilizadas para a carga da urna, para votação, para ativação de aplicativos da urna e gravação do resultado. O processo é acompanhado por juízes, representantes do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, além de técnicos e representantes dos partidos políticos e coligações.
“A intenção é assegurar à todos os eleitores a garantia do sigilo, segurança e confiabilidade no sistema eleitoral, tão frequentemente atingido por fake news e notícias que não guardam relação com a realidade”, frisou Gilmar Cardoso.
Durante o carregamento e lacração, os representantes das entidades fiscalizadoras devem conferir os dados das urnas e a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados. As Cerimônias de Geração de Mídias e Carga e Lacração são disciplinadas pela Resolução TSE nº 23.669/21.
ANTT acompanha obras da nova Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu (PR)
A novidade ligará o Brasil ao Paraguai, permitindo desafogar o trânsito na Ponte da Amizade e melhorar significativamente o transporte internacional de cargas.
Nesta semana, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) visitou algumas das principais fronteiras da Região Sul do Brasil. O destaque da visita técnica ocorreu em Foz do Iguaçu (PR), onde a equipe foi acompanhar as obras da nova Ponte da Integração, que ligará o Brasil ao Paraguai, permitindo desafogar o trânsito na Ponte da Amizade e melhorar significativamente o transporte internacional de cargas. As obras estão em fase de conclusão, restando apenas poucos metros do vão central a serem concluídos.
Num primeiro momento, a intenção é que a ponte se utilize de acessos provisórios, que, no lado brasileiro, será feito para permitir a utilização da aduana existente na Ponte Tancredo Neves. Esse acesso terá cerca de 3 quilômetros, e permitirá que, quando for inaugurada, a nova ponte receba veículos de carga em lastre em direção ao Paraguai, bem como veículos de passeio.
Ainda que a conclusão de todos os serviços relacionados à Ponte da Integração esteja prevista para os próximos dois anos, a inauguração esperada para os próximos meses, ainda em 2022, será um grande marco para a ligação fronteiriça entre o Brasil e o Paraguai, e beneficiará indiretamente outros países também.
Demais pontos da visita técnica – A ANTT também passou por Uruguaiana/RS, onde ouviu as demandas dos transportadores associados à Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), que puderam apresentar as principais questões que têm enfrentando no que concerne ao transporte rodoviário internacional de cargas.
No dia seguinte, a equipe percorreu cerca de 700 quilômetros entre Uruguaiana/RS e Foz do Iguaçu/PR, passando pelas principais fronteiras existentes no percurso. O primeiro ponto de parada foi uma visita às instalações do Porto Seco da Multilog, ainda em Uruguaiana/RS, e, em seguida, a ponte internacional que liga o Brasil à Argentina, para visitar também as instalações da CoTeCar, em Paso de Los Libres.
Seguindo na estrada pela Argentina, rumo ao norte, a ANTT parou em Alvear, ponto de fronteira onde a travessia não é feita sobre uma ponte, mas sim de balsa. Um modelo completamente diferente e cuja operação é diretamente afetada pela variação do nível do rio. Nesse ponto, a Agência verificou a precariedade dos acessos, principalmente quando comparados aos acessos onde a travessia é feita por ponte.
Mais ao norte, a equipe visitou o Centro Único de Fronteira (CUF), localizado em Santo Tomé, na Argentina, na ligação com São Borja/RS. Esse é um importante ponto de fronteira do Brasil, onde a operação é de fato unificada, com presença completa de todos os organismos envolvidos nas questões aduaneiras no mesmo local. O CUF está atualmente sob concessão da Mercovia S/A, que é uma empresa binacional. A concessão foi prorrogada recentemente por mais um ano.
Além das obras da Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu/PR, a ANTT cruzou a fronteira da Argentina com o Brasil na Ponte Tancredo Neves, a partir de Puerto Iguazu. Foz do Iguaçu tem uma importância tamanha para as questões internacionais por estar localizada a Tríplice Fronteira na cidade paranaense, onde Brasil faz divisa com Argentina e Paraguai.
Na manhã do dia 1º de setembro, a Agência visitou a Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai, ligação de Foz do Iguaçu com Ciudad del Este. A famosa ponte apresenta um nível elevado de saturação em razão do tráfego não somente de veículos de carga e passageiros, mas também de veículos de passeio e de pedestres. Apesar da proximidade, não há ligação direta da Argentina com o Paraguai nesse ponto, sendo necessário que o trânsito entre ambos os países passe pelo Brasil, envolvendo, assim as Pontes da Amizade e Tancredo Neves.
A ANTT também se reuniu com transportadores na sede do Sindicato dos Transportadores de Foz do Iguaçu e Região – SINDIFOZ, a fim de promover o diálogo com foco no transporte internacional de cargas.
Candidato paraquedista, será denunciado por crime eleitoral.A Coruja será depenada neste ano eleitoral em Foz e no PR.