Inelegibilidade do deputado Vermelho (PL-PR) após condenação no STJ e recurso ao STF. Com moradores de rua como alvo, Operação RG é realizada em Cascavel. Alep assina termo de cooperação com prefeitura e cria programa de sustentabilidade.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

 

Inelegibilidade do deputado Vermelho (PL-PR) após condenação no STJ e recurso ao STF

No cenário político atual, o deputado federal Nelsi Coguetto Maria, mais conhecido como Vermelho, do Partido Liberal (PL-PR), encontra-se em uma situação jurídica delicada que tem impactos profundos em sua carreira política.

A inelegibilidade do parlamentar é o centro das atenções após uma notificação no Superior Tribunal de Justiça (STJ), cuja relatoria coube ao ministro Sebastião Reis Júnior.

O deputado foi condenado no âmbito da OPERAÇÃO PECÚLIO, que investigou corrupção em obras de pavimentação e em serviços de saúde no município de Foz do Iguaçu (PR) em abril de 2016.

Segundo informações do STJ, Vermelho teve a condenação confirmada no âmbito do Recurso Especial Nº 2016735 – PR (2022/0235038-9).

Este processo eletrônico teve sua entrada na Coordenadoria de Processamento de Decisões Estrangeiras e Recursos para o STF em 05 de outubro última, após uma longa batalha jurídica que culminou com a publicação do acórdão do STJ em outubro do ano passado.

A publicação de Vermelho trouxe à tona discussões sobre sua inelegibilidade.

No entanto, recentemente, o deputado recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) em uma tentativa de reverter a decisão desfavorável do STJ.

Essa decisão levanta questões sérias sobre a situação do deputado e suas perspectivas políticas, haja vista a possibilidade de inelegibilidade, o que o tira das eleições vindouras.

A inelegibilidade de um parlamentar é um tema de interesse público, pois tem implicações diretas na representação política e na dinâmica do Congresso Nacional, bem como na política local, pois Vermelho pretendia concorrer à Prefeitura de Foz do Iguaçu (PR).

As observações no STJ, seguidas pelo recurso ao STF, demonstram a complexidade do sistema judiciário brasileiro e a importância do devido processo legal.

Aguardamos o desdobramento desse caso e seu impacto no futuro político do deputado Vermelho.

O Blog do Esmael continuará acompanhando de perto essa questão, fornecendo informações atualizadas e atualizadas à medida que novos desenvolvimentos ocorrerem.

https://www.esmaelmorais.com.br/inelegibilidade-do-deputado-vermelho-pl-pr-apos-condenacao-no-stj-e-recurso-ao-stf/

Fonte: Blog do Esmael Morais.

 

 

PS: Ao que nos contou uma Corujinha, houve uma condenação um tanto comprometedora e sendo que o foro não protege políticos por crimes que tenham sido praticados fora do mandato, nota-se estarem sendo feridos mais de 03 parágrafos do Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

Será que membros da Comissão de Ética já viram isso, ainda mais que tal deputado carrega o estigma do Bolsonaro com o 22?

Com a palavra o 1º suplente de deputado federal do PL/PR Pastor Itamar Paim.

 

 

 

 

                                                           “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

Com moradores de rua como alvo, Operação RG é realizada em Cascavel

Durante as abordagens os moradores de rua serão identificados e serão realizados eventuais encaminhamentos médicos, para fazer documentos, localizar parentes e identificar familiares, além de outras…

Em uma união de esforços com o objetivo é abordar o maior número possível de pessoas em situação de rua, equipes da Guarda Municipal, da Secretaria de Assistência Social e do Instituto de Identificação desencadeiam a Operação RG (Registro Geral) neste sábado (11) em Cascavel.

Durante as abordagens os moradores de rua serão identificados e serão realizados eventuais encaminhamentos médicos, para fazer documentos, localizar parentes e identificar familiares, além de outras situações que possam surgir no decorrer da operação.

A Operação teve início pela manhã e deverá percorrer os principais pontos de aglomeração de pessoas em situação de rua ao longo do dia.

O prefeito Leonaldo Paranhos esteve presente na saída das equipes e comentou sobre a situação:

Precisamos separar joio do trigo. Temos em Cascavel casa acolhimento, Casa Pop, Centro pop, abrigos, programa da prefeitura que paga até 9 meses o internamento de quem está em dependência química. Temos cursos profissionalizantes, oferta de empregos e programas da assistência Social. Por outro lado, temos na cidade pessoas delinquentes, bandidos que estão assaltando comércios, aposentados na saída banco, vendendo drogas. Cascavel não é resort de bandidos. Não venham para cá. Cascavel está agindo com ternura para aqueles que querem uma oportunidade, mas agiremos com dureza para coibir aqueles que querem tirar o direto de ir e vir, de ter tranquilidade e trabalhar na cidade”.

https://cgn.inf.br/noticia/1344893/com-moradores-de-rua-como-alvo-operacao-rg-e-realizada-em-cascavel

O secretário municipal de Segurança Pública, Pedro Fernandes de Oliveira, disse que as abordagens durante o dia são uma novidade no trabalho que é realizado rotineiramente com moradores em situação de rua, pois geralmente ocorrem durante a noite.

 

 

PS: Fica a exemplo a equipe do prefeito Chico Brasileiro, Coronel Jahnke (SMSP), Elias Oliveira (SMAS), Rosa Jeronymo (SEDH), para que providencias sejam tomadas e operações como a de Cascavel seja feita em Foz, pois os empresários que pagam impostos estão com a frente de suas lojas fedendo a mijo, fezes, drogas etc.

Como feirantes da JK, quais estão perdendo grandes quantidades de clientes em virtude de pedintes que a invadem durante as manhas de domingo.

Na região da Praça da Bíblia a insegurança tomou conta do local, onde vimos um servidor público federal com sua família tomada como reféns em um assalto envolvendo desocupados daquele local, sendo morador a 32 anos do Conjunto Libra e antes nunca nem um furto tido por ali.

 

 

 

Alep assina termo de cooperação com prefeitura e cria programa de sustentabilidade

A Assembleia Legislativa do Paraná assina, na próxima terça-feira (07), Termo de Cooperação com a Prefeitura Municipal de Curitiba para replicar, em sua sede, projetos e programas referência desenvolvidos pelo município que integrarão o Programa de Sustentabilidade da Assembleia – Assembleia Mais Sustentável.

No acordo firmado com a prefeitura, a Assembleia Legislativa implantará inicialmente o programa “Jardins de Mel” que visa divulgar a importância das abelhas nativas para o meio ambiente, por meio da instalação de meliponários com colônias de espécies de abelhas nativas sem ferrão que são responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas locais. A iniciativa inclui uma série de atividades educativas que promovem a sensibilização sobre os benefícios ecossistêmicos de regulação e equilíbrio ambiental decorrente da presença das abelhas nativas, integrando uma rede já existente em outros parques e espaços públicos da cidade.

Na sequência, o Poder Legislativo integrará ao seu ambiente o programa Ecocidadão que permitirá a coleta de lixo eletrônico nas dependências da sede do Poder Legislativo além da elaboração e execução de um plano de gestão de resíduos sólidos em parceria com associações de catadores de material reciclável, que farão a coleta, triagem e comercialização do “lixo que não é lixo” produzido pela Assembleia.

Ainda, o acordo possibilitará uma parceria com o Horto Municipal para disponibilização de mudas de árvores e flores nativas da região nos espaços abertos e jardins da Assembleia.

Paralelamente, a Assembleia Legislativa do Paraná está finalizando termo de cooperação similar com o Governo do Estado do Paraná com objetivo semelhante de propagar boas práticas adotadas no Poder Executivo em sua própria estrutura, congregando iniciativas modelo que possam ser adotadas em outros municípios do Estado.

“Esse convênio vem a somar com os esforços da Assembleia Legislativa para tornar seu funcionamento mais limpo e eficaz. Teremos, ainda, dentro do programa Assembleia Mais Sustentável, ações de redução do uso de papel, aproveitamento da água, eficiência energética e medição e compensação das emissões de carbono”, comenta o primeiro-secretário da Assembleia, Alexandre Curi.

Coordenador da Frente Parlamentar da Energia Renovável, Curi lembra que a Assembleia vem atuando, legislativamente, buscando preparar o Estado para o enfrentamento às mudanças climáticas, mas destaca que é preciso, também, dar o exemplo dentro de casa. “Estamos discutindo, no plenário e nas comissões, as mudanças climáticas, os fenômenos meteorológicos, as energias renováveis, o desenvolvimento sustentável do Estado. Mas, para criarmos e aprovarmos leis neste sentido, temos que dar o exemplo, temos que iniciar as boas práticas dentro de casa. Centenas de prefeitos, vereadores e de estudantes visitam a Assembleia diariamente. Queremos influenciá-los para que essas ideias se espalhem por todo o Paraná”.

https://alexandrecuri.com.br/podcast/sustentabilidade-parana/ 

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano, antecipa que criará um grupo de trabalho com servidores indicados pelos membros da mesa diretora com a finalidade de auxiliar no acompanhamento das fases de implementação das ações do programa. “Já temos ações isoladas neste sentido, como o Programa Tampinha Solidária, mas, agora, teremos um grande programa de sustentabilidade dentro dos nossos prédios, com indicadores e metas”.

 

 

 

Vai faltar cadeia nesta cidade, escrevam isso. Falei do Reni e mensalinho dos antigos vereadores e não acreditara, né? A Coruja de uns e outros será depenada em Foz muito breve.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.