Depenando a Coruja
Por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Beto Richa tem nova vitória na Justiça e diz que o PSDB vai “voltar com força” em 2024
Richa: “O importante é que agora o judiciário possa corrigir todas as injustiças que foram praticadas ao longo dos últimos anos”.
O ex-governador e deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) obteve nesta semana uma importante vitória na Justiça do Paraná, ante processo de 2019, por supostas irregularidades na licitação de obras na PR-323, entre Maringá e Francisco Alves.
O arquivamento foi definido pelo juiz Roger Vinícius Pires de Camargo Oliveira, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. Em passagem por Foz do Iguaçu, para a abertura do 26º Congresso Paranaense de Rádio e TV, Richa atendeu o GDia e falou ainda sobre a reorganização do PSDB no Estado e a pré-candidatura do ex-prefeito Sâmis da Silva.
A decisão judicial que arquivou o processo de improbidade contra Beto Richa, contemplou outras sete pessoas e cinco empresas. “Foram quatro anos de sofrimento, de muita dor pela acusação infundada, leviana e que esta instituição do processo, prova de maneira cabal que de fato existia aí uma perseguição implacável a gestões públicas, tentando criminalizar, e principalmente gestores públicos que assim como eu sempre pautaram sua conduta na ética e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos”, disse.
O entendimento do magistrado, na avaliação dele, começa por um fim, “quando lá atras no auge da lava jato, não tinha espaço para verdade. Sempre continuei otimista e confiante na justiça, que um dia a verdade viria à tona e ela está vindo de maneira muito cristalina”. O ex-governador afiram que a decisão “faz muito bem” após um período duro. “Você constrói uma reputação ao longo da vida, zela muito pela imagem, até se tratando de uma figura pública como sempre fui”, afirmou, ressaltando que foi privilégio e honra governar o estado, “e ser acusado de algo que nunca devi. Isso é muito doido”.
Trajetória
Beto Richa recebeu, nas eleições de outubro dono passado, mais de 64,8 mil votos para deputado federal, sendo declarado eleito, assumindo a vaga de Jocelito Canto, que teve a candidatura indeferida sub Judite. Ele já foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná de 2010 a 2018, quando deixou o cargo para concorrer ao Senado. Faltando poucos dias das eleições, ele chegou a ser preso com base em processo aberto após denúncias do Ministério Público (MP) e que agora foi arquivado.
“De falar em dor, a minha dor pessoal, o prejuízo político que tive, são imensuráveis e o sofrimento da minha família, isso não tem recuperação, são cicatrizes que acabam ficando impressas na alma”, disse o deputado. Que completou sobre o tema: “Mas é importante esta decisão, decisão clara e é importante que agora a justiça, o judiciário, possa corrigir todas as injustiças que foram praticadas ao longo dos últimos anos”.
Reconstrução
Há aproximadamente duas semanas, Beto Richa assumiu a presidência do PSDB no Paraná, com a missão de reconstruir e preparar o partido para a convenção nacional do partido, prevista para o final de novembro. Sobre o trabalho de buscar antigos e novos aliados, ele falou que tem encontrado muitas lideranças com o mesmo entusiasmo, “o mesmo ânimo e motivação que tenho, por ver que agora o PSDB começa a entrar em um novo momento”.
“Estamos com dificuldades, enfrentamos ai a política cítrica, o PSDB, devo admitir, se enfraqueceu nas últimas eleições, mas a nossa história de grandes realizações pelo Brasil, de referência de boas administrações de prefeituras de governos, isso é muito maior do que as dificuldades que enfrentamos nesse momento”, disse Beto Richa. Que prospectou: “Todos estão confiantes que vamos e que estamos dando a volta por cima e o PSDB vai voltar com força”.
Candidatura forte
Indagado sobre o ex-prefeito Sâmis da Silva, que integra os quadros do PSDB, Beto Richa disse que tem mantido contato seguido com o mesmo, inclusive “hoje ele ainda passou por aqui conversar comigo”. De acordo com o presidente estadual, Sâmis está muito animado e o nome dele vem crescendo de maneira muito forte, consolidada como pré-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu.
“Fico feliz por ele pertencer ao PSDB e termos uma candidatura tão competitiva em plenas condições de vitória em uma cidade importante”, ressaltou. Beto Richa afirmou que tem uma admiração particular por Foz do Iguaçu, onde muitos anos passou as festas de final de ano “com a minha família toda e amigos. Por todas essas razões é uma alegria imensa de poder ter o Sâmis, um amigo em plenas condições em levar o PSDB à vitória nas eleições municipais do ano que vem”.
Moradia Legal entrega escrituras de imóveis para mais 517 famílias em Foz do Iguaçu
Nesta etapa será entregue a titulação dos imóveis às famílias residentes no Jardim Alice (60), Parque Morumbi III (45), Jardim Acaray (23), Porto Meira II (124) e Vila Independente (265).
Na próxima sexta-feira, 24, os desembargadores Abraham Lincoln Calixto e Evandro Portugal, coordenadores do Moradia Legal, entregam os títulos de imóveis para mais 517 famílias em Foz do Iguaçu. Até o momento, o programa do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) já entregou quatro mil títulos – dos quais, 1.668 em Foz – em 50 cidades. “Estamos hoje na marca de 151 municípios com adesão ao Programa Moradia Legal, desenvolvendo o plano de trabalho, para possibilitar a moradia digna de seus munícipes”, disse o desembargador Abraham Lincoln Calixto, supervisor e coordenador geral do programa.
“É um programa espetacular, de referência internacional. Estamos com mais de dois mil títulos entregues e a meta é superar a entrega da escritura para cinco mil famílias. Foz tem muito a agradecer ao Tribunal de Justiça e aos desembargadores Calixto e Evandro por esta parceria que resgata a cidadania e a dignidade das famílias atendidas”, disse o prefeito Chico Brasileiro.
Nesta etapa será entregue a titulação dos imóveis às famílias residentes no Jardim Alice (60), Parque Morumbi III (45), Jardim Acaray (23), Porto Meira II (124) e Vila Independente (265). A entrega será a partir das 19h no Centro de Convivência Érico Veríssimo no Jardim São Paulo.
“Foz do Iguaçu é a cidade que mais entregou títulos o Paraná e para o ano que vem a expectativa é chegar a cinco mil títulos, pois além dos mil que estamos aguardando sentença, iremos cadastrar mais duas mil famílias”, explicou o diretor superintendente do FozHabita, Ian Vargas.
Regularização fundiária
Criado no ano de 2020, o Programa Moradia Legal, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça em parceria com o Ministério Público e prefeituras, garante a regularização fundiária de famílias vulneráveis, a documentação efetiva do imóvel. A regularização não tem custos judiciais. Os moradores pagam apenas os custos da documentação e levantamento de dados topográficos.
Em Foz do Iguaçu, uma das primeiras cidades a ingressar no programa, foram regularizados os imóveis de famílias residentes no Jardim Paraná, Vila Borges, Novo Mundo, Morumbi, Portal da Foz, Bela Vista de Itaipu, Vila Miranda, Jardim São Paulo, Jardim Cláudia, e Loteamento Sohab.
Ainda em novembro, o TJPR vai entregar os títulos para 986 famílias de quatro cidades: Enéas Marques (96) – na quinta-feira, 23 -, Balsa Nova (59) e Campo Magro (241) – no dia 29, Campina Grande do Sul (254) – no dia 30, e Quatro Barras (336). Em três cidades – Campina Grande do Sul (234), Quatro Barras (38) e Balsa Nova (126) -, 398 famílias já receberam as escrituras dos seus imóveis.
“Trata-se de um instrumento facilitador para o desenvolvimento de regularização fundiária urbana nos municípios paranaenses, viabilizando o combate à irregularidade fundiária que atinge parcela marginalizada da população. O programa possibilita que a legalização da posse dessas áreas aconteça em prazos muito inferiores aos alcançados por outras formas de regularização, seja judicial ou extrajudicial, além de conseguir atingir uma maior parcela da população, com titulação de núcleos urbanos informais completos”, disse o desembargador Abraham Lincoln Calixto.
Javier Milei é eleito presidente da Argentina com mais de 55,6% dos votos
Seu adversário direto, o atual ministro da Economia, Sergio Massa, recebeu 44,3% dos votos.
O economista Javier Milei foi eleito neste domingo, 19, no segundo turno das eleições, presidente da Argentina com mais de 55,6% dos votos.
Seu adversário direto, o atual ministro da Economia, Sergio Massa, recebeu 44,3% dos votos.
Em números exatos, Milei recebeu 14.476.462 votos, contra 11.516.142 votos de Massa.
Logo após o resultado das urnas, Massa pediu para Milei assumir já o mandato, mas o vencedor disse que eles têm que ficar no comando “até o fim”.
O mandato do atual presidente, Alberto Fernández e a vice Cristina Kirchner, vai até 10 de dezembro próximo.
Logo após o resultado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou Javier Milei e disse que o Brasil “sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”.
“Valei-me Santo Expedito”!
Deputado Alexandre Curi (PSD) representa a Assembleia no 26º Congresso Paranaense de Rádio e TV, em Foz do Iguaçu
O primeiro-secretário da Casa esteve presente no evento promovido pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná e participou do 3° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação.
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), representou o Poder Legislativo do estado no 26º Congresso Paranaense de Rádio e TV, que está sendo realizado em Foz do Iguaçu. O evento é organizado pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP). O congresso, que teve início na noite desta segunda-feira (20) e segue até a próxima quarta-feira (22), reuniu empresários, radiodifusores e profissionais da área de todo o país para participar de uma imersão em temas pertinentes e atuais do setor da radiodifusão.
O deputado Alexandre Curi ressaltou a importância do rádio na divulgação do trabalho do Poder Legislativo. “A radiodifusão não apenas torna a Assembleia mais acessível, mas também serve como uma ponte para o conhecimento. Capacita cidadãos a compreenderem o processo legislativo e o impacto dos nossos representantes estaduais”, afirmou. “Em um momento em que a desinformação ameaça a confiança, o rádio permanece como uma âncora de verdade. Ele informa, educa e diverte, fornecendo um espaço seguro para notícias e entretenimento”, completou.
O evento contou uma série de atividades, palestras e workshops sobre estratégias de liderança, oportunidades de negócio, tecnologias e tendências. Além disso, o evento ainda conta com a Feira Nacional de Equipamentos, com stands de expositores de renome nacional e internacional apresentando as principais novidades tecnológicas para o setor.
Fórum
O primeiro-secretário da Casa participou ainda do 3º Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação, que ocorre nesta segunda e terça-feira (20 e 21), também em Foz do Iguaçu. “Acompanhamos o governador Ratinho Junior neste evento. Este é um encontro com todos os secretários de comunicação do Brasil para discutir dificuldades e soluções das diversas secretarias”, disse Curi.
É a primeira vez que o encontro ocorre no Estado, reunindo nesta edição reúne representantes de 22 estados e do Distrito Federal. O Fórum tem foco na transparência da gestão dos recursos públicos, comunicação no ambiente digital e combate às fake News. Durante o evento, o governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou a importância do 3º Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação. “Esta é uma troca de experiência entre os secretários, com todos podendo, acima de tudo, aprender com a experiência positiva das gestões”, comentou.
Chico Brasileiro vai anunciar novas obras no Porto Meira, região Sul de Foz do Iguaçu
Chico Brasileiro assinou a ordem de serviço para a construção da nova escola Cândido Portinari no Jardim Petrópolis.
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) vai anunciar mais um conjunto de obras na próxima reunião de prestação de contas na região do Porto Meira. A data ainda será marcada. Nesta sexta-feira, 9, na AKLP, Chico Brasileiro assinou a ordem de serviço para a construção da nova escola Cândido Portinari no Jardim Petrópolis.
“Nesta região (AKLP) investimos R$ 53 milhões em obras de infraestrutura, saúde, esporte, educação, cultura. Foz do Iguaçu é uma cidade com mais qualidade de vida, de muita prosperidade e progresso”, disse Brasileiro. A nova escola, de 1.747,05 m², será construída em uma área de 4,5 mil metros quadrados, em frente à atual.
Destaca o GDia que no Porto Meira, o prefeito deve anunciar as obras que serão financiadas pelo Finisa (fundo de obras de infraestrutura) da Caixa Econômica Federal: as obras de drenagem do Jardim Morenitas, revitalização do Parque Remador, construção de uma unidade básica de saúde no Bubas, reforma da escola municipal Adele Zanotto Scalco e a construção de uma passarela no Jardim Cataratas.
Prestação de contas
As reuniões de prestação de contas são organizadas pela Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade e serão feitas em todas as regiões da cidade: Norte, Sul (Porto Meira), Centro Morumbi, Três Lagoas e Vila Portes. “A iniciativa fortalece a transparência ao promover o encontro direto entre a gestão pública e o cidadão, que tem o direito de saber onde estão sendo aplicados os recursos”, disse a secretária Rosa Maria Jeronymo.
“É mais um mecanismo que garante o acesso aos dados e, também, abre mais um canal de diálogo com a população sobre suas demandas”, completou.
O presidente da Associação de Moradores da AKLP, Nilton Rocha, considera que a prestação de contas é importante e listou as obras na região como a ponte Guaraqueçaba, os novos Cmeis (creches) e o asfalto que chegou às ruas do bairro “que há muito tempo esperávamos e foram realizadas”.
“Eu sou presidente do bairro desde o governo anterior e posso dizer que o prefeito Chico Brasileiro transformou a região em 100%. Tivemos melhorias em todas as áreas e somos gratos pelas benfeitorias”, disse o presidente da Associação de Moradores do Jardim Jupira, Leomar Dutra Pereira.
Escola
A construção da nova sede da Escola Cândido Portinari que atende 132 alunos contará com seis salas de aula; sala multimídia; biblioteca; laboratório de informática; sanitários para alunos, para funcionários e adaptados às pessoas com deficiência; sala de professores; coordenação pedagógica; direção; secretaria; amplo refeitório e cozinha, além da área de lazer com playground e quadra poliesportiva.
Com o prédio novo, a escola se tornará polo de atendimento integral para os alunos do 1º ao 5º ano, um compromisso do prefeito em adiantar a implantação da educação integral nas escolas de Foz do Iguaçu. O investimento é de R$ 4,9 milhões e o prazo de execução é de 540 dias.
E o Paulo “PATO” Donald se livrou de mais uma de suas condenações, porem dia 27 tem novo JULGAMENTO que lhe traz poucas possibilidades de reversão o mantendo INELEGÍVEL nesta encarnação.A Coruja dele continuará CONDENADA até que saia CERTIDÂO negativa do TSE.