Prefeito de Foz sanciona projetos de lei que valorizam profissionais da educação. Lar dos Velhinhos de Foz procura idoso desaparecido. Vamos reconstruir o MDB a partir de Foz, diz Renato Adur. Diretor da Itaipu destaca 45 anos de experiência profissional em aula na UDC. Vem aí, a 16ª Cavalgada Ecológica & Romaria de Santo Expedito.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

 

 

Prefeito de Foz sanciona projetos de lei que valorizam profissionais da educação

Professores, instrutores de Libras e secretários de escolas terão duas referências acrescidas ao salário, o que representa aumento de 6% no salário

O prefeito Chico Brasileiro sancionou, na tarde desta quinta-feira (07), os dois projetos de lei que acrescem duas referências ao plano de carreira de professores, instrutores de Libras e secretários de escolas. As propostas representam um aumento real de 6% no salário.

A assinatura dos projetos, aprovados hoje pela Câmara Municipal, foi acompanhada pela presidente do Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (Sinprefi), Marli Maraschin, e pela diretora de políticas sindicais do Sinprefi, Viviane Benitez; além do presidente do Legislativo, Ney Patrício, e da vereadora Anice Gazzaoui.

O prefeito explicou que foi dada prioridade para a sanção dos projetos, a fim de que os benefícios entrem em vigor o quanto antes. Ele disse que já nesta sexta-feira (08) será feito o depósito referente às duas referências aos profissionais da educação contemplados, mas que, devido aos trâmites bancários, é possível que o valor não fique disponível no mesmo dia.

“A educação de Foz do Iguaçu tem recebido importantes investimentos, tanto em obras, com reformas e construções de novas unidades, como em aquisição de tecnologias, capacitações e valorização dos profissionais – ações fundamentais para que o ensino seja de cada vez mais qualidade”, disse o prefeito.

A aprovação dos dois projetos de lei beneficia mais de 3 mil profissionais da educação, entre servidores ativos e inativos.

 

A vereadora Yasmin Hachem foi relatora do projeto de lei 38/2021 e a vereadora Anice Gazzaoui foi relatora do projeto de lei 37/2022. As duas propostas sancionadas serão publicadas no Diário Oficial do Município na quinta-feira (07).

 

 

 

 

Lar dos Velhinhos de Foz procura idoso desaparecido

Viemos pedir a ajuda de toda a comunidade, para encontrarmos um idoso que é morador do Lar dos Velhinhos. Ontem por volta das 11 horas ele saiu

Desde então procuramos em todos os lugares possíveis como.

UPA, CENTRO POP, ALBERGUE NOTURNO, CASA DE PASSAGEM e também acionamos o CREAS, a PM e Guarda Municipal, mas até o momento não tivemos notícias do idoso.

Nome dele é Lothario Hart, 78 anos, tem dificuldade na visão, usa bengala, estava usando calça jeans e jaqueta preta. Acreditamos que pode ter ido para o Paraguai, já que o mesmo residiu por muitos anos no país vizinho, não tem família em Foz, apenas conhecidos no Paraguai.

Qualquer informação pode ligar para o número 45- 99978- 5225 ou acionar a PM e guarda Municipal ou CREAS.

 

 

 

                                                       “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

 

Vamos reconstruir o MDB a partir de Foz, diz Renato Adur

Partido quer aumentar bancada de deputados estaduais e federais em outubro, eleger o maior número de prefeitos e vereadores em 2024 e disputar o Governo do Estado em 2026

A filiação da psicóloga e servidora municipal Rosa Maria Jerônymo de Lima ao MDB faz parte da reconstrução do partido no Paraná na opinião do vice-presidente estadual, o ex-deputado Renato Adur. “Lembro em 2002, quando lançamos uma candidatura ao Governo, o berço desse lançamento foi Foz do Iguaçu, quando o Dobrandino (Gustavo da Silva) era prefeito”, disse Adur neste sábado, 9, na recepção da ex-secretária de Saúde ao MDB.

“E é a partir de Foz do Iguaçu que vamos reconstruir o MDB”, ressaltou Renato Adur. O partido tem dois deputados estaduais e dois federais. O vice-presidente e o presidente estadual, deputado Anibelli Neto, têm percorrido o Paraná filiando novas lideranças para a formação de chapas competitivas nas eleições de 2 de outubro.

O ato em Foz do Iguaçu foi suprapartidário e contou com participação do prefeito Chico Brasileiro (PSD), do ex-prefeito Sâmis da Silva (PSDB), das vereadoras Yasmin Hachem (MDB) e Anice Gazzaoui (PL) e dos vereadores Jair Cardoso e Valdir de Souza Maninho (PSC) e da presidente do MDB Mulher, Neuza Assunção.

Nesta entrevista, Renato Adur destaca o trabalho de reestruturação e dos projetos do partido para as próximas eleições, até o lançamento de um nome ao Governo do Estado em 2026.

O MDB está reestruturando a  partir da convenção do ano passado. A meta é voltar a ter aquele protagonismo do passado?

Renato Adur – O MDB tem 154 mil filiados, é o maior partido do Estado, e nos últimos anos veio esmorecendo por falta de uma gestão mais firme, de um diálogo mais importante com a base do partido, que foi o que sempre nos deu sustentação. Depois da convenção em junho do ano passado, a proposta é de reerguer o partido, reconstruir o MDB e estamos fazendo com muita propriedade em todas as cidades do Paraná. A alegria é uma só, o entusiasmo está voltando.

E este trabalho de reestruturação?

É um trabalho que precisa ser levado em todas as regiões do Estado. Em Foz do Iguaçu temos hoje 5,6 mil filiados que estavam praticamente desassistidos, abandonados e agora mudou com o novo diretório, com a liderança do presidente Licério Santos e com toda a diretoria. E o MDB estadual está dando apoio, porque se o estadual não der apoio ao municipal, ele continuaria esmorecendo.

Agora estamos reativando tudo e isto tem sido muito importante em Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Curitiba , Cianorte e todas as outras cidades. E isto está nos alegrando e faremos, na próxima eleição, com certeza de quatro a cinco deputados estaduais. Vamos mais do que dobrar este número e fazer três deputados federais.

O MDB vai apresentar chapas completas para as eleições nos legislativos estadual e federal este ano?

Já temos as chapas completas e recebemos filiações importantíssimas como em Foz do Iguaçu, a Rosa Jerônymo, que tenho certeza absoluta tem de tudo para ser uma deputada estadual, nossa representando a cidade, além de ser mulher e uma grande liderança. Temos também a vereadora Yasmim Hachen, uma parlamentar muito importante que tem um grande potencial de colaborar conosco.

Recebemos a ex-prefeita Beti Pavin, de Colombo, que também se filiou ao MDB. Temos em Guarapuava um grande empresário da área do agronegócio, em São José dos Pinhais também estamos reconstruindo o partido com a ex-secretária de Saúde, a enfermeira Débora Chemin, que é nossa candidata.

Enfim, estamos  valorizando as mulheres, empoderando o MDB e dando estrutura para termos deputados estaduais e federais. Em 2024, vamos aumentar significativamente o número de vereadores, vice-prefeitos e prefeitos e em 2026 estaremos disputando a vaga majoritária no governo do Estado e Senado Federal.

O MDB de Foz ficou quatro legislaturas sem representante na Câmara Municipal, situação que mudou em 2020 com a eleição de Yasmin Hachem. É um novo momento do MDB local?

Foz do Iguaçu, lembro que em 2002, quando lançamos uma candidatura para o Governo do Estado, o berço desse lançamento foi em Foz do Iguaçu, com o prefeito Dobrandino (Gustavo da Silva). Tínhamos lideranças na época e Foz do Iguaçu representava muito o MDB, é só ver o número de filiados.

Hoje fazermos parte do governo do prefeito Chico Brasileiro, a quem quero agradecer, que sempre nos deu apoio e está fazendo um bom trabalho no município; o presidente de diretório municipal, Licério Santos, que tem se empenhado junto com o (Roberto) Assunção, com a Yasmin e toda diretoria e é a partir daí que vamos reconstruir o MDB, a partir de Foz do Iguaçu.

 

                                                                         FESPOP 2022

 

 

 Diretor da Itaipu destaca 45 anos de experiência profissional em aula na UDC

O Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional Almirante Anatalicio Risden Junior foi recebido no Centro Universitário UDC, pela Reitora Profa. Rosicler Hauagge do Prado, o Vice-reitor Dr. Acir Amilto do Prado e o Pró-reitor Prof. Dr. Fábio Prado em ocasião da Aula Magna para os Cursos de Pós-graduação e MBA da UDC.

Durante sua palestra o Almirante falou sobre a gestão da maior Usina Hidrelétrica em geração de energia do planeta ao auditório lotado e aos estudantes da unidade Medianeira.

Acompanharam o Diretor de Itaipu os assessores Felipe Ferrão, Alex Lôbo, Sérgio Andrade, Auder Lisboa e Joni Madruga, além do Primeiro Tenente Muniz, assessor de imprensa da Marinha do Brasil na região.

O Almirante agradeceu por estar na UDC dizendo que aprecia muito participar de atividades acadêmicas pois: “estar na universidade é beber na fonte da juventude, e hoje vou beber um pouco nesta fonte”.

Ele completou: “Sempre acreditei que o importante não é apenas ser, mas estar. E hoje, eu tenho que incorporar o que está acontecendo no país, a juventude tem um papel primordial em tudo isso, pois são nossos jovens que vão fazer nosso futuro e cabe a nós, que já temos longa experiência de vida, transmitir essa experiência. Minha ideia é colocar uma pitada de sal no conhecimento desses estudantes com os meus mais de 45 anos de experiência profissional”.

A Reitora Profa. Rosicler Hauagge do Prado assistiu a palestra e comenta: “Foi uma palestra espetacular, tenho certeza que todos gostaram muito. Foram palavras práticas e objetivas. Ouvimos sobre Itaipu, o que sempre acrescenta ao nosso conhecimento. Mas, acima de tudo, ouvimos sobre a experiência de vida do Almirante, sua vivência, as gestões que ele passou durante a vida, foi um exemplo, uma lição de vida para todos nós. Foi um show de palestra, acertamos em cheio! ”

O Vice-reitor Dr. Acir do Prado também participou da Aula Magna e disse: “Este foi mais um dos momentos ímpares da UDC. Trazer como palestrante o Almirante é uma honra muito grande. Saber um pouco mais da gestão da Itaipu e da vida do Diretor foi muito importante. Saímos todos com um pouco mais de conhecimento da palestra”.

“Sou engenheiro civil, comentava com o Almirante que para engenharia, o tamanho, a dimensão da Itaipu é algo fenomenal, global e muito nos orgulha como brasileiros. E a oportunidade, para nós, que recebemos até agora, 224 professores dos Estados Unidos e da Europa em nossa instituição e os levamos para conhecer a usina é um grande orgulho. A coisa mais importante que nós temos na vida é o tempo, então, hoje quero agradecer ao Diretor da Itaipu por disponibilizar esse tempo para estar aqui na UDC. Espero que esse tempo faça diferença na vida de cada um que está aqui hoje”.

 

 

 

 

Vem aí, a 16ª Cavalgada Ecológica & Romaria de Santo ExpeditoA Coruja será depenada em Foz.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.