“Pato Donald”, saiu em busca de outra LIMINAR no STF, para voltar a tumultuar as eleições de 2024. Tecnologia 5G impulsiona mais o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, diz prefeito. Itaipu, Governo Federal e Caixa Econômica lançam programa “Itaipu Mais que Energia”. Prefeitura e Copel promovem operação “Limpa Poste” na região central de Foz.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

Tecnologia 5G impulsiona mais o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, diz prefeito

Município será o primeiro do Oeste do Paraná a receber o 5G, pelo plano de expansão da TIM

O prefeito Chico Brasileiro recebeu, nesta terça-feira (15), os diretores para relações no Sul do Brasil da TIM, que anunciaram Foz do Iguaçu como primeiro município do Oeste do Paraná a receber a tecnologia 5G de telefonia. A iniciativa integra o plano de expansão da empresa, que cobre 100% dos bairros de Curitiba e parte da região metropolitana, além de Londrina.

“Hoje recebi uma notícia incrível que marca um novo capítulo para Foz do Iguaçu! Este avanço tecnológico representa um passo gigante no nosso desenvolvimento, com fibra, torres e conectividade sólida em todas as áreas”, comemorou o prefeito.

“Mal posso esperar para ver mais empresas tecnológicas se instalando por aqui e impulsionando ainda mais nossa inovação. Juntos, estamos construindo o futuro de Foz do Iguaçu!”, ressaltou Chico Brasileiro. Na primeira etapa do plano de expansão da quinta geração da telefonia, o sinal é emitido por 15 torres alcançando cobertura de até 22 bairros, entre 40% a 50% da área do município, abrangendo aproximadamente 70 mil residências. Até o final de outubro, a empresa deverá anunciar um novo investimento em Foz do Iguaçu, anteciparam os diretores.

“É uma das melhores notícias dos últimos anos, porque o 5G vai possibilitar que Foz, com todo esse plano de desenvolvimento e infraestrutura que está acontecendo, faltava uma infra de tecnologia”, disse o prefeito. Na avaliação dele, com as vantagens do novo sistema, Foz do Iguaçu será um dos destinos turísticos com a melhor infraestrutura tecnológica do Brasil, “capaz realmente de satisfazer o visitante e também a nossa gente que mora aqui”.

Chico Brasileiro aproveitou a reunião com a equipe da empresa para solicitar o avanço da tecnologia com conectividade mais ágil para áreas que estão em crescimento no município. “Como a região do novo Porto Seco que vai ficar ali, mais voltada na entrada da cidade e também a região do Lago de Itaipu, que é uma expansão turística que está acontecendo e já pensando na grande região de Três Lagoas”.

Foz projetada

O prefeito destacou ainda que a chegada da nova tecnologia vai ampliar o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, que nos últimos anos vem recebendo grandes obras de infraestrutura como a segunda ponte com o Paraguai, a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, aumento da extensão da pista do Aeroporto e a Perimetral Leste, que vai ligar as aduanas internacionais com a BR-277. “Tudo isso está deixando a cidade bem estruturada e a tecnologia caminha junto com essa outra infraestrutura”.

“Então acho que com isso, Foz do Iguaçu cria todas as condições de estar preparada para dar um salto maior de crescimento nos próximos anos”, pontuou Chico Brasileiro. O serviço 5G vai deixar a conectividade dos celulares com um giga de velocidade, até cem vezes maior que na rede 4G. O serviço também proporciona latência zero, o que significa dizer que será possível ao médico fazer uma cirurgia em tempo real, já que o intervalo entre o começo de um estímulo e início de uma reação associada a este estímulo não existe.

Os diretores informaram que a expansão inclui desde aparelhos modernos com iPhone até mais populares, para garantir acesso a todas as camadas sociais. Eles destacaram ainda que o plano da empresa, única de telecomunicações presente em todo país, promove agora um salto de qualidade de conectividade para os moradores e turistas de Foz do Iguaçu, um dos principais pontos turísticos do Brasil e do mundo.

O prefeito lembrou que, dos mais de um milhão de 62 mil visitantes do Parque Nacional do Iguaçu no primeiro semestre do ano, indicaram a origem em 155 diferentes países. “Claro, sempre que eles estão neste tipo de viagem, de lazer, buscam também conectividade para enviar e receber mensagens e publicar fotos, fazer vídeos chamadas, entre outros”, disse.

Compromisso

A ativação do 5G em Foz do Iguaçu reforça o compromisso da TIM de promover os melhores serviços de conectividade em destinos turísticos e com uma economia pujante, afirmaram os diretores. “Estamos investindo em tecnologia em cidades importantes para o desenvolvimento da economia do estado. Queremos ser parceiros na transformação digital por meio da conectividade, abrindo as portas para o futuro”, afirmou Christian Krieger, diretor comercial da TIM para a Região Sul.

Diversos bairros de Foz do Iguaçu foram contemplados nesta primeira etapa do 5G: Jardim Guarapuava, vilas Maracanã, Bom Jesus e Matilde, Jardim Panorama, Área Militar, Jardim Esmeralda, Jardim Cláudia, Jardim Itamaraty, Itaipu B, Vila Portes, Jardim América, Centro, Vila Pérola, Jardim das Bandeiras, Jardim Comercial das Américas, Parque Ouro Verde, Vila Boa Esperança, Jardim Eliza II, Jardim Veraneio, Vila Yolanda, Jardim Eldorado, Jardim Social I, Jardim Tarobá, Jardim Naipi, Jardim Jupira e Alto São Francisco (área central).

Além de Krieger, participaram da reunião no gabinete do prefeito Jeison Bittencourt, diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil para a Região Sul, Centro Oeste e Norte, Samanta Puglia, gerente de Marketing da Regional Sul e Cleber Affanio, diretor de Relações Institucionais da TIM Brasil.

 

 

                                                          “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

Itaipu, Governo Federal e Caixa Econômica lançam programa “Itaipu Mais que Energia”

A Itaipu Binacional, em parceria com o Governo Federal e Caixa Econômica, lança oficialmente, nesta próxima sexta-feira (18), o programa “Itaipu Mais que Energia

A cerimônia acontecerá no Hotel Rafain Expocenter, a partir das 14h, e contará com a presença do ministro de Estado das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim, do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, do diretor-geral paraguaio, Justo Aricio Zacarias, além de demais autoridades federais e estaduais.

Durante o evento, a diretoria da Itaipu Binacional vai assinar uma Ordem de Serviço com a Caixa Econômica Federal para estabelecer um convênio que tornará mais simples e transparente o repasse dos investimentos para as prefeituras e instituições. Na ocasião, será apresentada a logomarca do programa.

oram convidados os prefeitos dos 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul. Ao todo, os 434 municípios fazem parte da nova área de abrangência das ações socioambientais da Itaipu na educação ambiental, desenvolvimento rural sustentável e gestão por bacias hidrográficas.

O programa “Itaipu mais que Energia” está alinhado com a missão, visão e objetivos estratégicos da Binacional, especialmente os objetivos estratégicos 3, 6 e 7, que tratam do desenvolvimento territorial sustentável e da segurança hídrica, incluindo a pesquisa e a inovação em áreas de interesse como o turismo e as energias renováveis.

Local: Hotel Rafain Expocenter, Av. Olímpio Rafagnin, 2357 – Foz do Iguaçu;

Presenças previstas: Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Bomfim; diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri; diretor-geral paraguaio, Justo Aricio Zacarias; Governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel Slaviero.

  

 

 

Prefeitura e Copel promovem operação “Limpa Poste” na região central de Foz

Trabalho será realizado durante toda a semana e vai focar ruas e avenidas com maior número de reclamações de moradores, comerciantes, pedestres e condutores de veículos

 

As equipes da Prefeitura Municipal e da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) vão realizar, a partir da segunda-feira (21), uma operação conjunta para a limpeza dos postes e a retirada da fiação área em desuso ou irregulares em várias regiões da área central de Foz do Iguaçu. A iniciativa, denominada “Limpa Poste”, prossegue até a sexta-feira (25) tendo como alvo as ruas e avenidas com maiores números de queixas dos consumidores.

Com a operação, as empresas de telecomunicações que prestam serviços de internet e telefonia em Foz do Iguaçu, terão até a data limite para regularizar o cabeamento em postes de energia elétrica da Copel. Após o período previsto será realizado o desligamento e a retirada dos objetos não identificados e em situação irregular. A intenção é corrigir o uso irregular das estruturas e reduzir cabos e fios excessivos que podem oferecer riscos à população em instalações inadequadas.

O pedido para execução da limpeza foi feito pela Copel Distribuição S.A., que é responsável pela distribuição de energia elétrica no Paraná, solicitando apoio do Departamento de Trânsito e da Guarda Municipal na ação de regularização de corts de cabos telefônicos e fibra óptica nos locais de maior número de reclamações. A ação visa garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados pela Copel e empresas de telecomunicações e evitar acidentes e danos ao patrimônio público e privado.

Os trabalhos, segundo o gerente da Divisão da Copel, Fabrício Salmazo, serão realizados das 8h às 17h durante toda a semana, o que vai demandar a necessidade de interdições parciais ou totais das vias onde as ações serão concentradas durante o período. “A Prefeitura dará todo apoio nos locais pontuados, que são aqueles que recebem mais denúncias de irregularidades”, disse o diretor de Iluminação Pública de Foz do Iguaçu, Pedro Rodrigues.

Cuidados

A operação, segundo ele, pode gerar transtornos aos moradores, comerciantes, pedestres e condutores trafegam pela região. “Se a internet do consumidor estiver ligada em um cabo irregular, que não está registrado na Copel, e que os provedores são obrigados a fazer, a empresa de energia elétrica vai fazer o desligamento. Por isso, é importante dar publicidade, informar antes todos os que estarão nas regiões de abrangência”, destacou.

O consumidor geralmente não sabe se o serviço de internet dele é prestado corretamente, ou mesmo se o provedor é bom ou não, do ponto de vista legal. Os trabalhos também poderão gerar problemas de trânsito, por isto é necessário atenção dos condutores de veículos. “Todos os postes serão checados e todos aqueles fios que estão caídos, que atrapalham as calçadas e o trânsito de veículos, serão retirados”.

“Também aqueles que estiverem irregulares, serão retirados. Será feito a checagem de poste por poste e todas as irregularidades serão removidas”, adiantou Rodrigues. A região central foi escolhida, ainda segundo ele, exatamente pelo alto número de cabos soltos e reclamações feitas pela população, tanto nos canais da Copel como nos da Prefeitura Municipal.

 

 

 Uma “Corujinha” nos contou que o condenado e inelegível “Pato Donald“, saiu em busca de outra LIMINAR no STF, para voltar a tumultuar as eleições de 2024. Será que ganhará?

A Coruja de uns e outros será depenada em Foz muito breve.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.