Depenando a Coruja
por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Secretaria de Informática continua sem sistema em Foz
Fomos informado via telefone que na segunda (03/02), o sistema da secretaria de saúde no prédio do antigo São Vicente de Paula, encontrava-se inoperante. Pessoas que chegaram as 6hs da manhã encontravam-se sem atendimento até as 10hs por falta de sistema de internet.
A tchurma do Maquezebeque, Maquezelek ou escambau de nome diferente, só chegou por perto das 11hs, enquanto isso pessoas como uma professora aposentada com seus 77 anos esperava pela liberação de uma tomografia, naquele calorzinho infernal, qual certamente não assola a sala da informática que coincidentemente fica no mesmo prédio. E se fosse longe?
Alguém informou isso ao prefeito Reni Pereira?…
Justiça com as próprias mãos
O termômetro da nossa insanidade coletiva, incluindo os setores radicais da mídia, está subindo, paralelamente à violência desbragada. Onde falta ética e educação de qualidade, ou seja, um bom IDH (índice de desenvolvimento humano), sobra a marcha tribal da insensatez. Em ano eleitoral, é de se imaginar que o clima quente da reação emotiva contra a violência, tal qual o do verão, vai bem longe. O Brasil continua na contramão da história civilizatória.
Está chegando a conta dos 514 anos de colonialismo teocrático (herança maldita), autoritarismo (arquétipo do Pai), parasitismo dos dominadores (escravidão, corrupção e neoescravidão), selvagerismo (violência epidêmica), ignorantismo (3/4 da população é analfabeta ou semialfabetizada – ver Inaf) e segregacionismo (apartheid sócio-étnico-econômico). Guerra de todos contra todos (Hobbes), que esquenta mais ainda quando bandidos das classes de cima passionalmente (Durkheim) se igualam à violência dos marginalizados perversos (por meio da justiça com as próprias mãos ou dos linchamentos, não autorizados pelo “contrato social”). De acordo com os indicadores socioeconômicos do Brasil, há um exército de milhões de jovens sem trabalho, sem estudo e sem estrutura familiar ou social solidificada (nem, nem, nem). São rejeitados por todos, até mesmo pela “ralé”, que é a classe D.
Nosso estágio de desigualdade socioeconômica (a melhora dos últimos anos foi totalmente insuficiente) e de degeneração moral coletiva chegou ao fundo do poço. Enquanto não rompermos a herança maldita da nossa estúpida, corrupta e violenta colonização, não vamos nunca sair desse atoleiro sanguinário e parasitário comandado pelas elites burguesas do capitalismo extrativista e selvagem. Só existe um caminho para a ruptura: ética e educação de qualidade para todos, tal como fizeram, depois de muita luta do povo, os países do elogiável capitalismo evoluído e distributivo (Dinamarca, Noruega, Suécia, Japão, Coreia do Sul etc.).
Educação civilizatória obrigatória, em período integral, promovendo-se assim, finalmente, nossa primeira grande revolução! Temos todos, ricos e pobres, o dever imperativo categórico (Kant) de levantar essa bandeira. Os 47 países com melhores IDH do mundo têm 1,8 assassinatos para cada 100 mil pessoas. O Brasil, com IDH ridículo para sua riqueza, é o 16º país mais violento do planeta, com 27,1 assassinatos, por 100 mil habitantes, em 2011. Enquanto não radicalizarmos no sentido da educação universal e da melhora substancial da renda per capita do povo que trabalha duramente, só resta ir contabilizando os “cadáveres antecipados”, a ira, o ódio, a insatisfação e a indignação massiva (que são os ingredientes de uma estrondosa revolução que ainda não ocorreu). (Luiz Flávio Gomes)
PRF apreende comboio de 7 automóveis em Céu Azul
Na tarde de 10/02/2014, a PRF realizou uma operação em Céu Azul que contou com o grupo de policiamento tático (GPT) da delegacia de Foz do Iguaçu, além das equipes de plantão. A operação teve como resultado a apreensão de 7 veículos carregados, 6 com mercadorias diversas sem comprovação fiscal, como eletrônicos e cosméticos, e 1 com cigarros contrabandeados. Alguns carros foram interceptados na rodovia 277, já outros tentavam driblar a fiscalização transitando por desvios localizados na área de plantações. Dessa forma, por volta das 18 horas, os veículos, os produtos ilícitos e os motoristas foram encaminhados para a Receita Federal de Foz do Iguaçu.
Obs.: Os crimes de contrabando e descaminho estão previstos no Código Penal brasileiro, com o seguinte texto e sanção:
Art. 334 Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria:
Pena – reclusão, de um a quatro anos.
Att;
PRF Raone Nogueira
Assessoria de comunicação
“Valhei-me meu Santo Expedito”!…
Promotor é morto com 20 tiros
A vítima foi encontrada dentro do seu carro, na PE-300
Um promotor foi assassinado dentro do próprio veículo na rodovia PE-300 em Itaíba, no Agreste de Pernambuco. O crime ocorreu na manhã da segunda-feira (14), por volta das 9h. A execução foi confirmada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a vítima foi identificada como Thiago Faria Soares, 37 anos.
De acordo com a polícia, o promotor tinha saído de casa, em Águas Belas, também no Agreste, e se dirigia ao trabalho quando foi assassinado. Ele dirigia o veículo e estava acompanhado da noiva, Mysheva Freire Ferrão Martins, e um tio da moça, Adautivo Elias Martins, quando outro carro se aproximou e vários homens efetuaram os disparos.
Ainda segundo a polícia, a parceira do promotor teve ferimentos leves, se atirando do carro ainda em movimento. O tio escapou se abaixando no banco de trás.
Em comunicado divulgado no final da manhã, o governador do Estado, Eduardo Campos, informou que se reunirá, em seu gabinete, na segunda-feira, às 18h, com o procurador-geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon, para tratar das providências que serão tomadas na investigação do assassinato do promotor Thiago Faria. O governador e o MPPE tratam o caso como prioridade.
Em nota, Aguinaldo Fenelon falou que Thiago era um “profissional brilhante e competente”. “Estamos de luto e inconformados com o brutal e covarde assassinato”, disse Fenelon. O procurador-geral do MPPE seguiu para Itaíba, logo que foi informado sobre o crime.
Já a Secretaria de Defesa Social (SDS), em nota enviada no início desta tarde à imprensa, comunicou que já mobilizou as polícias Civil e Militar de cidades do Agreste e Sertão para prender os bandidos que assassinaram o promotor. O texto ainda informa que dois delegados e um helicóptero da SDS já foram enviados até o município para auxiliar nas buscas. O caso de Thiago está sendo tratado como crime de execução.
Segundo o advogado e conhecido da vítima, Márcio Costa, Thiago era uma pessoa tranquila e todos gostavam dele em Itaíba. “Ele era uma boa pessoa, mas era conhecido por ter pulso firme em alguns casos em que estava à frente”, afirmou. Apesar da suspeita, a polícia ainda não confirmou que o crime tem relação com o trabalho exercido por Thiago.
Thiago estava de casamento marcado. A união com a advogada Mysheva Ferrão Martins iria acontecer no próximo dia 1º de novembro, em Águas Belas, cidade vizinha a Itaíba, onde o casal morava.
O sepultamento do corpo do promotor deve ser realizado na cidade do Rio de Janeiro, terra natal da vítima.
PERFIL – Thiago era formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é autor de pelo menos três livros jurídicos. Ele também era professor de cursos preparatórios para concursos. Thiago foi nomeado promotor em dezembro de 2012 e tomou posse do cargo em janeiro deste ano, no Agreste pernambucano.
“Cadê o Autódromo de Foz”?…
SEGUE A EFICIÊNCIA DA COMUNICAÇÃO, AVISO DE PAUTA PARA AS 16 H, MAS A POSTAGEM ACONTECEU AS 16;17
O Secretario de Desenvolvimento Urbano do Governo, Ratinho Junior estará em Foz do Iguaçu, para assinar a ordem de serviço para as obras de asfalto.
O evento acontece na tarde dessa segunda – feira (10) às 16h, na Rua Pará Mirim, Vila Militar.
A Coruja vai fumar em Foz e no Paraná.