PSB estadual indica nova Diretoria Executiva Provisória em Foz. Vertedouro da Itaipu fechou às 11h50 desta segunda. Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu volta às suas atividades.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

 

PSB estadual indica nova Diretoria Executiva Provisória em Foz

É a informação que traz o Tribunal Superior Eleitoral, onde foi empossado na última sexta (31), com mandato de 27/03/2023 a 27/03/2024 o empresário Arif Ahmad Osman, filiado ao partido que foi como candidato a Deputado Federal em 2022 pelo Partido Socialista Brasileiro.

O empresário iguaçuense nunca escondeu sua simpatia pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice-presidente Geraldo Alkimin, tendo também o apoio do deputado federal e presidente estadual da sigla, Luciano Ducci e Severino Araújo.

Chegaram a espalhar a 4 ventos que aliados do deputado Luiz Corti estariam encabeçando a formação da nova executiva, porem com o histórico de ter afundado o PSC e uma chapa toda de candidatos, promovendo até mesmo o afastamento de um vereador eleito por capacidade de conquista de votos, foram defenestrados da ideia de fazerem parte da sigla em Foz.

Arif Osman já fez parte de outras siglas é iguaçuense nato, empresário e dirigente de clube de futebol a mais de 15 anos, vindo a trazer nova imagem a quem nem candidatura própria teve nas eleições municipais.

Agora o PSB local ira se fortalecer e buscar limpar sua péssima imagem do 40.

 

 

 

Vertedouro da Itaipu fechou às 11h50 desta segunda 

O vertedouro de Itaipu fechou às 11h50 desta segunda-feira (3). As comportas estavam abertas desde 14 de janeiro, totalizando 80 dias de operação ininterruptos, fato não observado desde maio de 2011.O vertimento máximo foi e 12.361 metros cúbicos de água por segundo (m³/s), no dia 19 de fevereiro, quando duas calhas estavam abertas.

O vertedouro deve voltar a operar eventualmente em horários de baixa produção, dependendo da afluência e da demanda por energia.

 

 

 

                                                            “Valei-me Santo Expedito”!

 

  

 

Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu volta às suas atividades

Na tarde desta sexta-feira, 31, a sede do Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu (IHGT) foi reinaugurado. Com uma área construída, dividida por três pavimentos, a estrutura ganhou mobilidade e capacidade de atendimento nas diversas áreas de cursos que serão ofertados no local.

A intenção maior é o retorno das atividades de aperfeiçoamento e qualificação de profissionais que atuam, ou pretendem atuar, na hotelaria, na gastronomia e turismo da cidade, com mais ofertas de vagas. A cerimônia contou com a presença do vice-governador do estado, Darci Piana, do secretário estadual de turismo, Marcio Nunes, diretores do Sindhotéis, e autoridades municipais e estaduais.

Com 1.500m² de área construída, dividida em três pavimentos, elevador, auditório para 150 pessoas, uma cozinha-escola, a qual ocupa 500m², contendo 12 estações, e estrutura para realizar treinamentos, confraternizações e eventos gastronômicos. Nesta nova fase ainda há salas de aula com recursos tecnológicos, uma suíte (Bourbon) de 75 m², para aulas de governança e camareira (o), e laboratórios para eventos e turismo.

“É uma satisfação fazer parte de tudo isso, estamos em um grande momento de retomada. Com a reinauguração do IHGT, estará garantida a qualificação de pessoas para as áreas que atendem o turismo, principalmente na hotelaria e gastronomia. Falamos muito em hospitalidade e temos que oferecer o melhor para os nossos visitantes. Para que retornem sempre pelo acolhimento e atendimento que podemos oferecer”, afirmou a presidente do IHGT, Mariana de Mattos Leão Hernandes.

Para o presidente do Sindhotéis de Foz e Região e diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística da Secretaria Estadual de Turismo, Marcelo Martini, a reativação total do IHGT é o início de novas oportunidades. “Precisamos de capacitação profissional, jovens precisam ter um direcionamento, é importante conhecerem o mundo da hotelaria e gastronomia, nossa principal economia é o turismo, temos que estar preparados para esse mercado”, destacou.

Já nas palavras do vice-governador do estado, Darci Piana, a parceria será contínua para a instituição. “Vamos ampliar e melhorar a qualidade de cursos, para que esse instituto possa cumprir com sua obrigação, capacitar e oferecer qualidade de vida para quem aprende, isso reflete no excelente atendimento que o turista recebe quando nos visita”. Piana, aproveitou a ocasião e citou ações para fomentar o turismo religioso no estado, principalmente em Foz do Iguaçu.

“O Paraná hoje vive em pleno emprego, de acordo com o CAGED, somos um dos únicos estados do Brasil onde temos apenas 5% de desempregados, mesmo assim, muitos estão sem trabalho devido à falta de qualificação, e o IHGT tem uma estrutura incrível para proporcionar essa aprendizagem”, ressaltou o secretário estadual de turismo, Marcio Nunes. Ainda enfatizou a colaboração da Itaipu Binacional para com o estado do Paraná.

Sobre o Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu (IHGT) – Inaugurado em 19 de maio de 2016, na gestão do empresário Carlos Silva e também do ex-presidente Neuso Rafain, os dois presidentes assim como os demais, tiveram expressiva importância para a concretização do Instituto. Atualmente a frente do Instituto, está a empresária Mariana de Mattos Leão Hernandes.

 

 

 

 

 

E os “CARGOS” do PSB/Foz, serão devolvidas ou aceitarão dar a contribuição partidária?

A Coruja de uns e outros será depenada em Foz muito breve.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.