Depenando a Coruja
Por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Foz ganha deputado igauçuense “Raiz” na Câmara Federal
O jornalista Luciano Alves (PSD), candidato mais votado em Foz do Iguaçu nas últimas eleições assumirá o cargo na próxima semana.
Já diz o ditado que “a voz do povo é a voz de Deus” e Deus não brinca em serviço. O jornalista e apresentador Luciano Alves em sua primeira incursão pela política como candidato à Deputado Federal, atendendo a um pedido pessoal do governador Ratinho Júnior. O iguaçuense acostumado a encarar desafios, mesmo com poucos recursos financeiros, foi à luta. A partir daí, veio mais uma história de humildade e determinação.
Àquela criança que chegou em Foz do Iguaçu com pouco menos de três anos e teve como primeira casa, uma simples moradia na favela do cemitério, tornou-se o candidato a deputado federal mais votado em Foz do Iguaçu nas eleições de 2022.
Mesmo assim, com o democrático, mas pernicioso, número de 22 candidatos à deputado federal em nossa cidade onde do número de candidatos que informaram possuir domicilio eleitoral em Foz do Iguaçu, 16 ficaram abaixo dos quatro mil votos válidos na cidade e 10 deles chegaram próximos dos mil votos. Ou seja, sequer conseguiriam chegar perto de uma cadeira na câmara de vereadores, Luciano Alves acabou ficando com a suplência.
Lembram que começamos a matéria falando da vontade do povo que é a vontade de Deus? O ano de 2023, apenas no seu início, mostrou que o princípio da justiça é mais do que real. A população iguaçuense ansiava por um representante raiz, que possuísse uma história desde o berço com a cidade, e isso acaba de acontecer.
No ultimo dia 11 de Abril foi publicado em diário oficial do Estado a nomeação do deputado federal Beto Preto que ocupará o cargo de Secretario estadual de saúde, liberando a cadeira para o jornalista Luciano Alves.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Primeira Linha, Luciano agradece a todos os votos obtidos na ultima eleição e se compromete com os iguaçuenses:
A população e Deus me deram esta oportunidade, e por eles que vou trabalhar com ética e seriedade. Também quero agradecer toda a nossa equipe que incansavelmente trabalhou para que isto fosse possível. Não foi uma campanha fácil, poucos recursos e muitos ataques a minha imagem, um lado da politica que eu não conhecia. Irei trabalhar para servir o povo, sou funcionário do povo.
Quero também agradecer o governador Ratinho Junior pela confiança em mim depositada, que me convidou para ser candidato e deu esse presente para Foz do Iguaçu, a chance de ter um representante. Ele está dando à Foz o deputado que ela escolheu.
PS: Esperamos que não se espelhe no suplente Professor Sergio, que só assumia vaga para encher linguiça e falar de drogas. Foz e região precisão de muitos projetos e desenvolvimento.
Edital para Concurso da Guarda Municipal de Foz deve ser divulgado em 30 dias
A proposta é contratar inicialmente 100 agentes e abrir cadastro reserva para mais 100, à medida em que a reforma da previdência esteja concluída.
O prefeito Chico Brasileiro anunciou a criação de uma comissão de concurso público para a Guarda Municipal. De acordo com o chefe do executivo, a proposta é contratar inicialmente 100 agentes de segurança e abrir cadastro reserva para mais 100, à medida em que o processo de reforma da previdência estiver concluído.
“Estamos criando uma comissão que terá trinta dias para apresentar o edital para a contratação de novos guardas municipais. Assim que o município consiga baixar o índice de folha, tendo em vista a conclusão da reforma da previdência, vamos conseguir abrir o concurso”, garantiu o prefeito. Essa redução no índice de folha de pagamento de pessoal visa garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A Guarda Municipal tem hoje 220 servidores atuando nas áreas administrativas, na segurança pública e patrimonial. O município também possui 93 agentes patrimoniais, que reforçam a segurança nas escolas que ofertam a EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período noturno, nos centros de convivência escola bairro e demais prédios públicos.
“Valei-me Santo Expedito”!
PSB nomeia executiva provisória em Foz
Dentro de seu processo de autor reforma e expansão, o PSB – Partido Social Brasileira, através de seu diretório estadual, definiu os nomes que compõe a nova executiva provisória do partido em Foz do Iguaçu.
A nova executiva, encabeçada pelo empresário e desportista iguaçuense Arif Osman, tem a missão de reestruturar o partido na cidade focado na reativação de filiados e a busca de novos nomes que estejam sintonizados com a filosofia do social democrática do partido.
“Conforme orientação de nosso presidente estadual, o deputado federal Luciano Ducci, vamos buscar o fortalecimento do partido na cidade para que já em 2024 tenhamos uma chapa para o executivo e legislativo municipal, atendendo os anseios dos iguaçuenses”, destaca Arif Osman.
Além de Osman, integram a executiva do PSB iguaçuense o empresário Erasmo Carlos Lucini (vice-presidente), o advogado Jorge Augusto Martins Szczypior (Secretário Geral), o jornalista e desportista Roberto Mafra (1º Secretário); o jornalista e funcionário público municipal Oliveirinha (2º Secretário); o empresário e diretor financeiro Marcos Rogério Dalegrave (1º Secretário de Finanças); e a professora aposentada Essejane de Oliveira (2º Secretária de Finanças)
O PSB– Partido Socialista Brasileiro conta hoje com aproximadamente 630 mil filiados no país e tem como suas principais lideranças o vice-presidente Geraldo Alckmin; quatro senadores, entre eles o paranaense Flavio Arns; três governadores; 14 deputados federais, entre eles o paranaense Luciano Ducci; 54 deputados estaduais, entre eles o paranaense Luis Raimundi Corti; além de centenas de prefeitos e vereadores eleitos no país.
Veja como ficou a composição da Executiva provisória de Foz do Iguaçu:
Arif Ahmad Osman – Presidente
Erasmo Carlos Lucini – Vice-presidente
Jorge Augusto Martins Szczypior – Secretário-geral
Roberto Mafra – 1ª Secretário
Erdiley de Oliveira – 2ª Secretário
Marcos Rogério Dalegrave – 1º Secretário de Finanças
Essejane de Oliveira – 2º Secretário de Finanças
Boletim da dengue confirma 2.172 novos casos em Foz do Iguaçu
A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu divulgou, um novo boletim da dengue com 2.172 novos casos. Dessas 2.172 notificações de dengue 951 são homens e 1.221 são mulheres com às faixa etária de 1 ano à 60 e+, ao todo Foz do Iguaçu possui 5 óbitos pela doença.
O Paraná registra mais 3.660 casos de dengue, segundo dados do boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira (11). O Estado apresenta o total de 17.692 casos confirmados da doença, 26% a mais que o boletim anterior, que trazia como total 14.032 confirmações.
Todas as 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados. No total, 242 municípios registraram pessoas com a doença, o que representa 60% dos municípios paranaenses.
Até o momento, o Estado possui 12 mortes por dengue. Não houve confirmação de novos óbitos neste último informe.
O novo boletim da Dengue no Paraná confirmou, ainda, 37 novos casos de chikungunya, somando 144 confirmações da doença no Estado. Do total de casos, 74 são autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) e 44 são considerados importados. Há ainda, 775 casos em investigação.
DEPUTADO DELEGADO RECALCATTI, COMPLETA 02 ANOS DE FALECIMENTO
Neste domingo de Pascoa (9), meu velho amigo Rubens Recalcatti completou 02 anos de seu falecimento.
Um bom homem, um politico que fez história e que mudou muitas histórias no Paraná em qual de seus 399 municípios fez votos em 327, quase atingindo a totalidade.
Deixou muita saudade e um exemplo de vida. Um dia a gente vai se encontrar amigo.
A Coruja de uns e outros será depenada em Foz muito breve.