O Senhor das mentiras engando população e partidos aliados. Comunidade do Bubas convida para festa agostina, com fogueira e show. PSDB, Cidadania e MDB homologam candidatura de Sâmis da Silva a prefeito de Foz do Iguaçu. Coligação define empresário Deoclécio Duarte como vice de Airton José. Seja mesário, contribua para o processo eleitoral e ainda desfrute do benefício da meia-entrada.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

 

O Senhor das mentiras engando população e partidos aliados

Quem voltou ao palco eleitoral por mais uma vez, em procura de causar transtornos eleitorais e prejuízos irreparáveis as eleições com danos ao erário e possível provocação de novas eleições foi Paulo Mac Donald, vulgo “Pato Donald” que deu rasteiras em vários partidos após prometer sua a vice de sua arriscada candidatura ao PDT (Kalito), Avante (Deoclécio), Republicanos (Sidney Prestes), Podemos (Ney Patrício) e sabe-se lá quem mais caiu no Canto da Sereia.

Vejam que o citado não pode em 2016, por estar condenado e ser ficha-suja, daí foi derrotado nas urnas em 2020 e se não o fosse iria pular novamente, visto que teve a cassação de sua liminar em janeiro de 2021 pelo Ministro Herman Benjamin, tendo ainda hoje centenas de processos e várias condenações, até com recurso Ministério Público e Procuradoria de Justiça contra sua candidatura que não dá segurança jurídica nesta eleição.

Dizem aliados vários que o Pato roeu a corda, que não honrou compromissos até mesmo assinados, o que este editor não estranha vendo que:

Em 2004 se aliou em uns 19 partidos da famosa Frentona, e mal assumiu já deixando de honrar acordos.

Também havia se comprometido com o projeto “Autódromo Já”, não honrou com o compromisso.

Sentou na garupa de mototáxi prometendo a lei em prol da categoria e mentiu, haja visto que a lei foi promulgada pelo Poder Legislativo em 2007 por sua recusa e falta de comprometimento com os mesmos.

Assinou em 2006 compromisso de reposição salarial dos servidores municipais com o SISMUFI, também não cumprindo.

Prometeu construção de postos de fiscalização (Casa Mata), para pedir ao governo federal que Forças Armadas dessem segurança, mentiu também.

Mentiu ao dizer que construiria 23 Centros de Convivências na cidade, o que não fez um terço em dois mandatos.

Promessa de três viadutos e três trincheiras na BR 277, não resolveu nem o trevo do Charrua.

Nem vamos lembrar das viaturas brindadas da Guarda Municipal e novo concurso.E o que se pode esperar deste individuo, qual possui quantidades de processos que fazem inveja a muitos chefes de organizações criminosas?

 

 

 

Comunidade do Bubas convida para festa agostina, com fogueira e show

Evento em praça pública será neste sábado, 10, a partir das 19h; recursos serão destinados a atividades comunitárias.

A comunidade do Bubas convida o público para a festa agostina, neste sábado, 10, a partir das 19h, na Praça Roberto Fava. A festa tradicional alia lazer e interação para arrecadar recursos a ações que são revertidas para a população.

O festerê terá fogueira e comidas e bebidas típicas deste período do ano, além de show musical e apresentação de dança. Pinhão, maçã do amor e o delicioso quentão não itens em destaque no cardápio, reforça a Associação de Moradores do Bubas.

“A festa também é para garantir uma ajuda financeira para a associação de moradores e ao clube de mães”, enfatiza Ronaldo Soares, liderança comunitária do Bubas. Os recursos voltam para a própria coletividade, na Região Sul de Foz do Iguaçu.

Festa agostina

Data: 10 de agosto (sábado), a partir das 19h

Local: Praça e Quadra Roberto Fava, Bubas (região do Porto Meira)

 

 

 

                                                         “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

PSDB, Cidadania e MDB homologam candidatura de Sâmis da Silva a prefeito de Foz do IguaçuSâmis da Silva tem 57 anos, é empresário e filho do ex-prefeito Dobrandino da Silva (MDB).

O candidato a prefeito Sâmis da Silva (PSDB) disse nesta sexta-feira, 2, que a justiça social é a principal prioridade e o foco das ações de governo a partir de 1º de janeiro de 2025 em Foz do Iguaçu.

“Esta é uma grande festa da democracia, uma festa com emoção e alma. Um partido político que não tem alma, não tem sentimento. E quem não tem sentimento não promove justiça social em uma cidade como Foz do Iguaçu”, disse Sâmis ao ser confirmado em convenção como candidato a prefeito pela federação PSDB/Cidadania.

Além do nome de Sâmis da Silva, o encontro que lotou o centro de convenções do Hotel Viale Cataratas confirmou o nome do advogado Fernando Maraninchi (MDB) como candidato a vice-prefeito e definiu a chapa de seis candidatas a vereadora e 10 candidatos a vereador. O presidente estadual do PSDB, deputado Beto Richa, acompanhou a convenção.

Para a disputa das 15 cadeiras da Câmara Municipal, 12 nomes são do PSDB: Ana Caroline Américo, Camila Olmedo, Maria Cida de Souza, Mari Trindade, Aguinaldo Franchin, Luís Balbinot, Daniel Durci, Pastor Edimar Leite, Edivaldo Alcântara, Dr. Jacy Freitas, Jairo Cardoso e Valdir de Souza Maninho.

Do Cidadania, duas candidatas: Eloide de Oliveira e Professora Alcina Rodrigues; e dois candidatos: Eliseu Silva e Professor Júlio César Gonçalves Dias.

32 candidatos “Temos duas chapas muito fortes para Câmara Municipal pelo PSDB, Cidadania e MDB. São 11 candidatas e 21 candidatos: lideranças nos bairros, líderes comunitários, professores, empresários, comerciantes, advogados, pastores, trabalhadores, ativistas, vereadores com experiências em mandatos, candidatas e candidatas de todos os bairros e representantes de todos os segmentos em Foz do Iguaçu”, disse o candidato do PSDB.

Do MDB, as candidatas são Ane Cristina de Oliveira, Bruna Ravena, Iraci da Maria da Penha, Diretora Márcia Bachixta e Neuza Witt; e os candidatos: Cláudio Schineider, Edinho Salez, Felipe Barreto, Gentil Coletivo, João Vieira, Leovan Kloh, Marcelinho Moura, Professor Osmar Martins, Paulo da Gaúcha, Toninho Açougueiro e Wellington Cantor.

Sâmis da Silva tem 57 anos, é empresário e filho do ex-prefeito Dobrandino da Silva (MDB), governou Foz do Iguaçu entre 2001 e 2004, foi vereador, entre 1993 e 1994, e deputado estadual entre 1995 e 1998.

“O próximo prefeito vai gerir um orçamento de R$ 1,7 bilhão e a população espera melhorias significativas no transporte coletivo, na saúde, na mobilidade urbana e em outros serviços públicos. O que está bom, nós vamos melhorar e o que não está funcionando direito ou a contento, vamos mudar e colocar nos trilhos. É que a população espera de nós”.

Plano de governo

Os três partidos da coligação de Sâmis da Silva já estão elaborando o plano de governo e Sâmis posta as redes sociais as obras levantadas nos governos dele (2001-2004) e seu pai, Dobrandino da Silva (MDB) por dois períodos (1985-1987 e 1992-1995). “Retornar, reconstruir e revigorar” fazem parte da premissa do candidato tucano.

Além da educação integral e a conversão da saúde, Sâmis da Silva adianta que um novo plano de mobilidade urbana e a criação de um instituto de pesquisa e planejamento urbano, nos moldes do Ippuc de Curitiba, estão no horizonte do pré-candidato. “Há ações urgentes e prementes, mas Foz do Iguaçu precisa de um planejamento de médio e longo prazos já que a cidade se desenvolveu em quatro frentes: turismo, logística, serviços e comércio – e que requerem infraestrutura adequada para o pleno crescimento”, disse,

Sâmis da Silva adiantou ainda que as propostas são levadas por arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, enfermeiros, comerciantes, empresários, professores, estudantes e por lideranças dos bairros. “O grupo vai escrever as propostas e organizá-las. Eu estou conversando com as associações de moradores e também recebemos as propostas do Crea, Sebrae e de outras entidades. O nosso foco, como sempre, é a atuação forte nos bairros, elevando a significância da participação popular nas decisões das ações de governo”, disse. (DF)

 

 

 

 

Coligação define empresário Deoclécio Duarte como vice de Airton José

Avante e PDT passam a compor a coligação que objetiva uma Foz do Iguaçu democrática, humana com visão no desenvolvimento econômico e social.

A Coligação Foz de Toda Gente, formada pelos partidos PSB/Avante/Federação Brasil Esperança (PT, PC do B e PV), e PDT, que tem como candidato a prefeito o comunicador e advogado Airton José, definiu na noite da segunda-feira (5) o empresário Deoclécio Duarte como candidato a vice-prefeito. O anuncio foi feito em reunião que contou com a presença do diretor geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, presidentes dos partidos que compõe aliança e correligionários.

Deoclécio Duarte, 48 anos, casado, morador da Vila A. Atualmente é CEO do Grupo DUMA, composto por três empresas Duma Empreendimentos Ltda, Duma Serviços Ltda e Via Urbana Sinalizações Viárias, o empresário, há duas décadas atende municípios e empresas dos estados de Santa Catarina e Paraná.

“Quero contribuir com a minha experiência da iniciativa privada no setor público, dando a minha contribuição a nossa cidade. Imagino a Foz do Iguaçu para nossos filhos. Um pai, uma mãe, querem sempre o melhor para seus filhos. É isso que queremos. Construir um município de oportunidades para a atual e para a nova geração”, compartilhou Deoclecio Duarte.

Airton José enalteceu a escolha de seu companheiro na chapa majoritária. ” Deoclécio tem visão empresarial e social que sintoniza com nosso pensamento de uma Foz do Iguaçu realmente para toda gente. O nosso partido é Foz do Iguaçu e a nossa ideologia é o desenvolvimento social e econômico. Além disso, preservamos e respeitamos a diversidade, a inclusão e a igualdade”, finalizou Airton José.

Airton José tem 60 anos, é apresentador de um programa diário de televisão em Foz do Iguaçu. Ele também é radialista, cerimonialista e tem formação em Direito, atuando em um escritório na cidade.

Ele também foi presidente da Associação de Guias de Turismo de Foz do Iguaçu, secretário de comunicação e secretário de turismo do município.

Airton também atuou como diretor geral da Secretaria de Estado de Turismo.

Casado e pai de três filhos, dois netos, ele nunca concorreu a cargos públicos.

 

 

 

 

Um chamado à cidadania 

Seja mesário, contribua para o processo eleitoral e ainda desfrute do benefício da meia-entrada.

Por Alexandre Curi

Uma das maiores democracias do mundo, o Brasil é internacionalmente reconhecido pela eficiência de seu sistema eleitoral. Temos as eleições mais informatizadas do mundo, com uma tecnologia que nos permite obter o resultado de qualquer pleito horas depois de encerrada a votação, mesmo em um país com mais de 150 milhões de eleitores, distribuídos em mais de 90 mil seções eleitorais. Apesar de toda essa tecnologia e da qualidade de nossos sistemas, o trabalho humano é fundamental para o sucesso do processo eleitoral. E dentro de todas as pessoas que atuam para que corra tudo bem durante a eleição, destacam-se os mesários. Cidadãos comuns, sem vínculo com a Justiça Eleitoral, que dedicam horas de suas vidas, em um fim de semana, a um trabalho voluntário fundamental para o sucesso das nossas eleições.

Em outubro deste ano, mais de 1,5 milhão de brasileiros trabalharão para nos garantir o direito de escolher, através do voto, nossos prefeitos e vereadores. Os Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país já estão convocando eleitores para colaborar neste processo. Mas não é necessário ser convocado atuar no pleito que definirá quem comandará os rumos de nossas cidades. Interessados podem se cadastrar como mesário voluntário, demonstrando sua vontade em contribuir diretamente para a solidez do processo democrático. Historicamente, cerca de 50% dos mesários de uma eleição são voluntários registrados junto ao Programa Mesário Voluntário da Justiça Eleitoral, mas esse índice pode ser maior.

Além da experiência de participar ativamente do processo eleitoral, vivenciando de perto a organização e a transparência do sistema que define os rumos de sua cidade, estado ou país, os mesários também são reconhecidos e valorizados com alguns benefícios garantidos por lei: vale alimentação nos dias de trabalho para a Justiça Eleitoral; dispensa do trabalho por dois dias para cada dia trabalhado nas eleições, sem prejuízo do salário; isenção de taxas de inscrição em concursos públicos; vantagem no desempate em concursos públicos; e horas de atividade extracurricular em cursos superiores.

Mas, aqui no Paraná, teremos um incentivo ainda maior a partir da eleição deste ano. O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou lei de minha autoria, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, que garante o benefício da meia entrada em eventos culturais e esportivos para eleitores que atuarem como mesário ou apoio logístico nos processos eleitorais. Com a nova lei, queremos reconhecer e valorizar a contribuição desses cidadãos, incentivando ainda mais a participação voluntária. Essa é uma forma de retribuir o tempo e dedicação dos mesários, que desempenham um papel crucial em cada eleição.

Para ser um mesário voluntário, basta ser cidadã ou cidadão com mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. As pessoas com deficiência também podem participar ativamente desse processo: basta indicar a eventual deficiência ao se cadastrar como mesário voluntário.

As inscrições para ser mesário nas Eleições de 2024 podem ser feitas pelo formulário no site do TRE-PR ou pelo aplicativo e-Título. Para realizar a inscrição via formulário, é necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato. Pelo aplicativo, basta baixá-lo no seu celular e, após fazer o login, clicar na aba “Mais opções”, na opção “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição.

Se você tem a oportunidade, inscreva-se como mesário. Contribua para a construção de um Brasil mais justo e democrático. O seu esforço será recompensado não apenas pelos benefícios garantidos por lei, mas pela certeza de estar ajudando a moldar um futuro melhor para todos nós.

Alexandre Curi é deputado estadual do Paraná, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, autor da lei estadual que concede o benefício da meia entrada a mesários.

 

 

 

Aldevir Hanke do PT, um estranho no ninho dos Tucanos

Quem está tentando se dar bem em todas é o PTista Aldevir Hanke, que no dia 25 de Julho esteva na convenção da Prefeita Karla Galende (PSDB), em Santa Terezinha de Itaipu, daí no dia 02 de Agosto na convenção de Sâmis da Silva e na segunda 05 na do pré-candidato Airton Jose (PSB).A Coruja de muitos pretensos candidatos, será depenada neste ano eleitoral.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.