Novo PSB de Foz não será usado como moeda de troca na política. Minirreforma eleitoral morre antes das novas eleições do novo ano. Será que a 6ª Promotoria e o Observatório social estão vendo isso? São Francisco de Assis é comemorado em 04 de outubro.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

Novo PSB de Foz não será usado como moeda de troca na política

Certo vereador tentou se arvorar no PSB/Foz se dizendo candidato a prefeito em 2024 com a sigla como vice, sendo apenas FAKE uma vez que a sigla terá candidatura própria com o empresário e dirigente de futebol iguaçuense Arif Osman.

A poucos dias o presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro, deputado federal Luciano Ducci esteve na cidade e deu autonomia a diretoria executiva para montar chapa de vereadores e candidatura própria.

As conversas e fotos que andam aparecendo na cidade como a do ex-prefeito do regime militar Tercio Albuquerque e outros, são apenas de visitas de cortesia a nossa estadual, tendo em vista que estes nem filiados ao PSB são, havendo muitos outros nomes na cidade a serem avaliados, sem a velha política de entrar por último no ônibus e ir querendo sentar na janela.

Tivemos um partido com sua imagem manchada por pessoas envolvidas em denúncias de corrupção e outros, porém o Novo PSB/Foz vem mudar isto e resgatar boa imagem para se colocar à disposição de nossa cidade.

O partido não será usado para barganhas por velhas raposas da política.

 

 

 

Será que a 6ª Promotoria e o Observatório social estão vendo isso?

Se já não houvesse falta de Procuradores no Município com acúmulos enormes de processos, o nosso prefeito cedeu servidor para o legislativo em busca de agradar o presidente João Morales, ao que não se sabe qual tipo de benefício a não ser o de mero apaniguado, já que são poderes autônomos e independentes.

                                                               PORTARIA N° 77.376

O Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela alínea “g”, inciso II, do art. 86 da Lei Orgânica do Município;

CONSIDERANDO o solicitado no Ofício nº 1349/2023-GP, de 28 de setembro de 2023, da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu;

CONSIDERANDO o disposto no Memorando Interno nº 54131, de 28 de setembro de 2023, emitido pela Diretoria de Administração, subordinada à Secretaria Municipal da Administração e, ainda, os despachos exarados pelo Procurador Geral do Município e pelo Diretor de Gabinete, em 29 de setembro de 2023;

R E S O L V E:

Art. 1º Designar o servidor Vitor Hugo Nachtygal, matrícula nº 15472.01, ocupante do cargo de provimento efetivo de Procurador do Município Consultor, para exercer junto à Câmara Municipal de Foz do Iguaçu atividades relacionadas ao cargo de Consultor Jurídico.

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos pelo período de 4 meses a partir de 2 de outubro de 2023.

Gabinete do Prefeito Municipal de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, em 2 de outubro de 2023.

Francisco Lacerda Brasileiro

Prefeito Municipal

Eliane Dávilla Sávio

Secretária Municipal da Administração

 

 

PS: Só para lembrar que este sujeito deve sua eleição da presidência da OAB para a Dra. Elaine Anderle Ribeiro, que nos pediu em nome da Dra. Vanessa Picouto pra não melar a fraca campanha do manganão, pois foi eleito com apenas 1 voto de diferença.

Apenas uma matéria de certos acontecimentos, tiraríamos uns 19 votos.

 

 

 

CONVERSA COM SÂMIS DA SILVA

Em um bate papo com o ex-prefeito Celso Sâmis da Silva, qual está bastante ativo em movimentos políticos de Foz com intenções de regressos ao Palácio das Cataratas nas eleições de 2024.Muitas novidades vindas em prol da cidade com grandes projetos.

 

 

 

                                                           “Valei-me Santo Expedito”!

  

 

 

São Francisco de Assis é comemorado em 04 de outubro

Em Foz um sujeito resolveu mudar a fisionomia da imagem do Frei Franciscano, como se estivesse mexendo no banheiro de sua casa, sendo na época engolida por prefeito Filipino que não conhecia da fé Católica já que aquilo ali na verdade reflete a imagem do Corcunda de Notre Dame, pois o Frei morreu com 44 anos rra loiro e tinha olhos azuis.

       São Francisco de Assis (batizado como Giovanni di Pietro di Bernardone; Assis, 1181 ou 1182 — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico nascido na atual Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.

       Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação num tempo em que o mundo era visto como essencialmente mau, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos.

       Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença.

       Dante Alighieri disse que ele foi uma “luz que brilhou sobre o mundo”, e para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo desde Jesus, mas a despeito do enorme prestígio de que ele desfruta até os dias de hoje nos círculos cristãos, que fez sua vida e mensagem serem envoltas em copiosa  e darem origem a inumeráveis representações na arte, a pesquisa acadêmica moderna sugere que ainda há muito por elucidar quanto aos aspectos políticos de sua atuação, e que devem ser mais exploradas as conexões desses aspectos com o seu misticismo pessoal.

       Sua vida é reconstituída a partir de biografias escritas pouco após sua morte mas, segundo alguns estudiosos, essas fontes primitivas ainda estão à espera de edições críticas mais profundas e completas, pois apresentam contradições factuais e tendem a fazer uma apologia de seu caráter e obras; assim, deveriam ser analisadas sob uma óptica mais científica e mais isenta de apreciações emocionais do que tem ocorrido até agora, a fim de que sua verdadeira estatura como figura histórica e social, e não apenas religiosa, se esclareça. De qualquer forma, sua posição como um dos grandes santos da Cristandade se firmou enquanto ele ainda era vivo, e permanece inabalada.

       Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

       Era filho do comerciante italiano Pietro di Bernadone dei Moriconi e sua esposa Pica Bourlemont, cuja família tinha raízes francesas. Os pais de Francisco faziam parte da burguesia da cidade de Assis, e graças a negócios bem sucedidos na ProvençaFrança, conquistaram riqueza e bem estar. Na ausência do pai, em viagem à França, sua mãe o batizou com o nome de Giovanni (João, em português, a partir do profeta São João Batista) na igreja construída em homenagem ao padroeiro da cidade, o mártir Rufino.

       A origem de seu nome Francesco (Francisco) é incerta. Para uns, depois de uma viagem à França, onde o menino teria ficado cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai teria começado a chamá-lo de “francesco”, que significa “francês” em italiano. Para outros, seu pai teria feito uma homenagem ao país natal de sua esposa, embora não haja provas de sua naturalidade francesa. Também foi sugerido que o nome foi dado por seu gosto pela língua francesa, que perdurou por toda a vida de Francisco e era em sua época a linguagem por excelência da literatura cavaleiresca e da expressão amorosa.

       O menino cresceu e se tornou um jovem popular entre seus amigos, por sua indisciplina e extravagâncias, por sua paixão pelas aventuras, pelas roupas da moda e pela bebida, e por sua liberalidade com o dinheiro, mas mostrava uma índole bondosa. Era nessa época fascinado pelas histórias de cavalaria, e desejava ganhar fama como um herói. Assim, em 1202 alistou-se como soldado na guerra que Assis desenvolvia contra Peruggia, mas foi capturado e permaneceu preso, à espera de um resgate, por cerca de um ano. Ao ser libertado caiu doente, com episódios de febre que duraram quase todo o ano de 1204. Ali se apresentaram as duas afecções que o acompanharam por toda a sua vida: problemas de visão e no aparelho digestivo.

       Depois de recuperado tentou novamente a carreira das armas, engajou-se em 1205 no exército papal que lutava contra Frederico II, incentivado por um sonho que tivera. Nele apareceu-lhe alguém chamando-o pelo nome e levando-o a um rico palácio, onde vivia uma linda donzela, e que estava cheio de armas resplandecentes e outros apetrechos de guerra. Indagando de quem eram essas armas esplêndidas e o palácio magnífico, foi-lhe respondido que tudo aquilo era seu e de seus soldados.

       Animado com a perspectiva de glória, pôs-se a caminho, mas no trajeto teve outro sonho, ou uma visão, onde ouviu, segundo a versão da Legenda trium sociorum, uma voz a dizer: “Quem te pode ser de mais proveito? O senhor ou o servo?” Como Francisco respondesse: “O senhor”, ouviu novamente a voz: “Então por que deixas o senhor pelo servo e o príncipe pelo vassalo?”. Confundido, Francisco disse: “Que queres que eu faça?”, e a voz replicou: “Volta para tua terra, e te será dito o que haverás de fazer. Pois deves entender de outro modo a visão que tiveste”.

       Era filho do comerciante italiano Pietro di Bernadone dei Moriconi e sua esposa Pica Bourlemont, cuja família tinha raízes francesas. Os pais de Francisco faziam parte da burguesia da cidade de Assis, e graças a negócios bem sucedidos na ProvençaFrança, conquistaram riqueza e bem estar. Na ausência do pai, em viagem à França, sua mãe o batizou com o nome de Giovanni (João, em português, a partir do profeta São João Batista) na igreja construída em homenagem ao padroeiro da cidade, o mártir Rufino.

       A origem de seu nome Francesco (Francisco) é incerta. Para uns, depois de uma viagem à França, onde o menino teria ficado cativado pela vida francesa, sua música, sua poesia e seu povo, seu pai teria começado a chamá-lo de “francesco”, que significa “francês” em italiano. Para outros, seu pai teria feito uma homenagem ao país natal de sua esposa, embora não haja provas de sua naturalidade francesa. Também foi sugerido que o nome foi dado por seu gosto pela língua francesa, que perdurou por toda a vida de Francisco e era em sua época a linguagem por excelência da literatura cavaleiresca e da expressão amorosa.

       O menino cresceu e se tornou um jovem popular entre seus amigos, por sua indisciplina e extravagâncias, por sua paixão pelas aventuras, pelas roupas da moda e pela bebida, e por sua liberalidade com o dinheiro, mas mostrava uma índole bondosa. Era nessa época fascinado pelas histórias de cavalaria, e desejava ganhar fama como um herói. Assim, em 1202 alistou-se como soldado na guerra que Assis desenvolvia contra Peruggia, mas foi capturado e permaneceu preso, à espera de um resgate, por cerca de um ano. Ao ser libertado caiu doente, com episódios de febre que duraram quase todo o ano de 1204. Ali se apresentaram as duas afecções que o acompanharam por toda a sua vida: problemas de visão e no aparelho digestivo.

       Depois de recuperado tentou novamente a carreira das armas, engajou-se em 1205 no exército papal que lutava contra Frederico II, incentivado por um sonho que tivera. Nele apareceu-lhe alguém chamando-o pelo nome e levando-o a um rico palácio, onde vivia uma linda donzela, e que estava cheio de armas resplandecentes e outros apetrechos de guerra. Indagando de quem eram essas armas esplêndidas e o palácio magnífico, foi-lhe respondido que tudo aquilo era seu e de seus soldados.

       Animado com a perspectiva de glória, pôs-se a caminho, mas no trajeto teve outro sonho, ou uma visão, onde ouviu, segundo a versão da Legenda trium sociorum, uma voz a dizer: “Quem te pode ser de mais proveito? O senhor ou o servo?” Como Francisco respondesse: “O senhor”, ouviu novamente a voz: “Então por que deixas o senhor pelo servo e o príncipe pelo vassalo?”. Confundido, Francisco disse: “Que queres que eu faça?”, e a voz replicou: “Volta para tua terra, e te será dito o que haverás de fazer. Pois deves entender de outro modo a visão que tiveste”.


                                                           Sua aparência

       Segundo a descrição deixada por Tomás de Celano, a aparência física de Francisco era extremamente agradável, e sua face refletia a inocência de sua vida, a pureza de seu coração e o ardor do fogo divino que o consumia. Era de estatura um pouco abaixo da média, cabeça proporcionada e redonda, com a face alongada e nariz reto e fino, pescoço esguio, testa plana e curta, olhos negros e límpidos, cabelos castanhos, orelhas pequenas.

       Sua voz era forte, doce, clara e sonora; os dentes eram unidos, alinhados e brancos, os lábios pequenos e delgados, a barba era preta e um tanto rala; seus ombros eram direitos, os braços curtos, as mãos delicadas com dedos longos, as pernas delgadas, pés pequenos, pele fina e sempre muito magro. Sua visão de si mesmo era, porém, oposta: descrevia-se como “um franguinho preto”, e o retrato pintado no Fioretti segue a mesma linha, mostrando-o como um homem miúdo de aspecto muito desprezível e vil, e que por este motivo nunca conseguia muitas esmolas entre gentes que não o conheciam.

Ou seja, em Foz é o poste que mija no cachorro. Uma zona.

 

 

Minirreforma eleitoral morre antes das novas eleições do novo ano.

                 Senado adia votação, e regras não valerão para eleições municipais de 2024

Textos foram aprovados na Câmara, mas precisariam de aval do Senado e sanção de Lula até esta sexta para valerem no ano que vem. Mudanças incluíam transporte público gratuito e fim de candidaturas coletivas.

Senado decidiu adiar a votação da minirreforma eleitoral – e, com isso, as regras previstas nos textos não estarão em vigor nas próximas eleições municipais, em outubro de 2024.

A decisão foi anunciada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), apontado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como futuro relator da proposta. Oficialmente, porém, a designação ainda não ocorreu.

“A minirreforma eleitoral não será votada pelo Senado nesta semana, o que inviabiliza sua aplicação para as eleições de 2024. O Senado preferiu se dedicar com mais profundidade ao Código Eleitoral, já sob minha relatoria, e fazer uma reforma eleitoral mais ampla e consistente”, escreveu em uma rede social.

As eleições de 2024 acontecerão no dia 6 de outubro, primeiro domingo do mês. A Constituição prevê que as regras não podem ser alteradas a menos de um ano da votação.

Ou seja: a minirreforma só valeria em 2024 se fosse aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até esta sexta (6), o que não vai acontecer.

Em setembro, Pacheco já havia indicado que não havia disposição dos senadores para aprovar com “pressa” as mudanças aprovadas pela Câmara nas regras eleitorais.

Entre as principais mudanças que a minirreforma pretendia implementar estavam:

  • compartilhamento de campanhas entre partidos diferentes
  • proibição de candidaturas coletivas
  • obrigatoriedade de transporte público gratuito nas eleições
  • flexibilização do uso de recursos públicos pelos partidos
  • cotas para candidaturas de negros e mulheres
  • cotas para vagas de mulheres e negros no Legislativo
  • menos tempo de inelegibilidade para políticos condenados

Para especialistas e para críticos da minirreforma dentro do Congresso, as regras poderiam prejudicar a diversidade de candidaturas e amenizar punições para partidos e candidatos.

 

 

PS: Com este adiamento não poderá ter validade para as eleições de 2024, jogando uma bela Pá de Cal em novas esperanças do CONDENADO e INELEGIVEL PauloPATODonald.

A Coruja de uns e outros será depenada com outra condenação de mais 8 anos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.