Depenando a Coruja
Por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
MDB convida lideranças para as eleições de 2024O presidente do MDB do Paraná, deputado Anibelli Neto, confirmou, que o partido está conversando com diversas lideranças para protagonizar as eleições municipais de 2024, principalmente nas 10 grandes cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Toledo, Guarapuava e Paranaguá.
“A proposta é lançar candidato próprio nas principais cidades. Temos prioridade nas que podem ter segundo turno. Na semana passada, fizemos convenção em São José dos Pinhais e assim como Foz do Iguaçu, poderá ter segundo turno”, disse Anibelli Neto.
Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais devem se juntar a Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel – as cidades acima de 200 mil eleitores que a regra eleitoral diz que o candidato a prefeito deve ter 50% mais um voto para ser declarado vencedor.
Convites
Anibelli Neto só confirma convite ao ex-prefeito Sâmis da Silva (PSDB), mas a imprensa aponta ainda o ex-deputado Luiz Carlos Martins (PP), o deputado Gustavo Fruet (PDT) e o secretário estadual de Planejamento, Guto Silva (PP). “Sâmis foi um bom prefeito (1999-2002) de Foz do Iguaçu, trabalhou bastante na eleição passada e tem muita vontade de voltar à prefeitura. Na política precisa ter vontade. Ele ainda não assinou a ficha, mas tem boa vontade de voltar para o MDB”, disse.
“O momento vai depender da estratégia, nossa e dele, convergirem, mas o prazo é março do ano que vem, pode ou não se filiar, mas também pode fazer parte das nossas alianças”, completou o deputado.
Sâmis da Silva foi prefeito pelo MDB e seu pai, o ex-prefeito Dobrandino da Silva é presidente de honra do partido no estado. Sâmis confirmou o convite de Anibelli Neto e a disposição de voltar ao partido, mas também defende a construção de “uma aliança” para disputar a prefeitura e que essa coligação definirá o nome na disputa.
Crescimento
O presidente estadual do MDB disse que o novo diretório está construindo um partido novo e vive um momento político muito promissor. “O MDB do Paraná está num momento diferente. Estamos na base dos governos federal e estadual e não tem mais aquela truculência, estamos tratando todo mundo igual. Temos 29 prefeitos, 33 vice-prefeitos e 390 vereadores e podemos triplicar a representação nesses cargos”, disse.
Anibelli adiantou que tem boas articulações em Cascavel, Maringá, Londrina e Paranaguá. “Mas ainda está muito cedo, mas temos prazo e estamos articulando. O novo MDB está de portas abertas para retorno de lideranças que um dia fizeram parte do MDB. Os filhos que um dia saíram, são bem vindos de volta a nossa casa”, disse.
Apoio a Ratinho Júnior
O vice-presidente do MDB, Renato Adur, diz que o partido vai formar diretórios, definitivos ou provisórios, em todo o Paraná “O partido vai lançar candidatos a prefeito ou a vice em todos os municípios, com exceção de Curitiba, onde estuda um possível apoio. Ao mesmo tempo, a sigla trabalha para ter 700 vereadores, numa média de dois por município”.
“Com a filiação constante de novas lideranças, o MDB prepara-se para ser o grande partido do Paraná e dar, assim, uma estrutura forte para o governador Ratinho Junior na disputa a presidente em 2026”, completa.
O entusiasmo do MDB é procedente. Em 2024, Curitiba, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu terão prefeitos novos. Em Toledo, o prefeito Beto Lunitti (MDB) é favorito à reeleição. Pesquisa AtlasIntel divulgada no sábado, 26, mostra que a ministra Simone Tebet (Planejamento), principal liderança nacional do partido, tem a melhor avaliação entre os ministros de Lula. Sua imagem positiva tem 44%, à frente de Fernando Haddad (43%), Marina Silva (39%) e Flávio Dino (37%). Haddad e Dino são do PT e Marina, da Rede.
JANTAR ÁRABE EM FOZ Este editor em um belo jantar com o presidente estadual do PSB deputado federal Luciano Ducci, Dr° Michele Caputo Neto Conselheiro da Itaipu e nosso anfitrião Arif Osman presidente da executiva municipal do Novo PSB/Foz.
“Valei-me Santo Expedito”!
Grupo Muffato inaugura 3° Max Atacadista de Foz, em ponto tradicional
Novo atacarejo da rede terá restaurante e autocaixa, além de outras facilidades
Nesta terça-feira (05), o Grupo Muffato inaugura sua oitava loja em Foz do Iguaçu e a terceira unidade sob a bandeira de atacarejo Max Atacadista.
A partir das 8h da manhã, a diretoria recebe autoridades, clientes e convidados no Max JK (av. Juscelino Kubistchek, 2404) para o corte da fita e um café da manhã com produtos de fornecedores parceiros, seguido de tour pela loja, degustações e muitas ofertas de inauguração.
Ederson Muffato, diretor do Grupo, ressalta a satisfação em ocupar novamente um prédio que faz parte da história da rede. O fundador, Tito Muffato (in memoriam), já foi sócio de um empreendimento neste endereço, em 1989. Além disso, o novo Max, fica na esquina da av. JK com a rua Davi Muffato, nome do avô dos atuais diretores. “É uma forma de celebrar nossos laços com Foz do Iguaçu, aonde chegamos em 1976, e reafirmar nossas raízes”, pontua.
Com área de vendas de aproximadamente 6 mil metros quadrados e 400 vagas de estacionamento, a proposta é oferecer um atacarejo completo, com ampla galeria de lojas, dois pisos de estacionamento, cafeteria e delicioso Buffet Grill, um dos diferenciais do Grupo Muffato em Foz, que estará disponível pela primeira vez no formato atacarejo. O restaurante no modelo self service, terá amplo balcão de saladas, diversidade em pratos quentes e carnes selecionadas com diferentes preparos.
Serão mais de 14 mil itens em diversas categorias, incluindo frios porcionados, bazar e padaria com produtos frescos. O novo Max de Foz também vai oferecer autocaixa, atendimento personalizado no balcão do açougue, além da praticidade dos cortes especiais da Muffato Foods.
O Max Atacadista JK já está gerando aproximadamente 350 empregos – entre vagas diretas e indiretas – e mobilizando todo o ecossistema do setor alimentar na região. Segundo o diretor Ederson Muffato, “nesta loja queremos aprofundar o conceito de atacarejo completo, agregando ainda mais conforto e praticidade, com a instalação dos autocaixas, restaurante e a galeria de lojas no conceito Muffato Malls”.
Muffato Malls: O Max Atacadista contará com uma galeria contendo 14 espaços comerciais. Entre os serviços oferecidos, haverá lotérica, casa de câmbio, lojas de roupas e acessórios, farmácia, produtos naturais e suplementos, empresa de purificadores de água, além de quiosques de produtos diversos, incluindo assistência para celulares, sorvetes e brinquedos. O Muffato Malls, faz sucesso por trazer ganhos para clientes e parceiros, sejam empreendedores de marcas locais ou franquias. Contato e-mail: imobiliario@grupomuffato.com.br. Acompanhe também pelo site muffatomalls.com.br ou em @muffatomalls, no Instagram.
Outras facilidades: A rede Max oferece diferentes canais de comunicação. Os encartes de ofertas podem ser recebidos via Whatsapp ou acessados pelo site. As novidades são publicadas também nas redes sociais (Facebook e Instagram @maxatacadista). Empresas podem baixar o aplicativo exclusivo do Max na Google Play ou na App Store para cotações ou utilizar serviços de televendas (0800 727 9767), que oferece condições especiais.
Crediffato: Comprando no cartão Crediffato, o cliente paga preço de atacado em qualquer quantidade de produtos, ganha prazo de até 40 dias para pagar e pode optar pelo parcelamento em 3 vezes. O cartão é feito gratuitamente, no Max, com anuidade apenas no mês que o cliente utilizar.
Funcionamento: Segunda a Sábado das 07h às 22h. Domingos e Feriados das 08h às 20h.
Gerente: Anderson Batista Rodrigues
Inauguração: Dia 05 de setembro, 8h, avenida Juscelino Kubitschek, 2404.
Sobre o Max
O Max Atacadista é a bandeira de atacarejo do Grupo Muffato, que permite ao consumidor comprar mais produtos pagando menos, por meio da oferta do preço de atacado direto ao consumidor.
Sobre Grupo Muffato
O Grupo Muffato está entre as maiores redes varejistas do país. Opera com as bandeiras Super Muffato, no varejo e Max Atacadista, no atacarejo, além de outros serviços e negócios. A rede atua em 38 cidades do Paraná e interior de São Paulo e emprega aproximadamente 19 mil colaboradores diretos.
Contato para mais informações:
Livia de Oliveira – Assessoria de imprensa Grupo Muffato (43) 99135-3438 – assessoriadeimprensa@muffato.com.br.
Parecer da Câmara de Foz reprova contas do ex-prefeito Reni Pereira
O presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, João Morales (União Brasil), convocou sessões extraordinárias para julgamento das contas do ex-prefeito Reni Pereira relativas ao ano de 2016. Um parecer da Comissão Mista da Casa de Leis deliberou pela reprovação das contas.
O documento foi lido na sessão extraordinária da sexta-feira, 1º de setembro, com início às 12h. A votação do decreto reprovando as contas deverá entrar na pauta de uma sessão futura, que obedecendo ao prazo regimental de ampla defesa, só poderá ser agendada no mínimo 15 dias depois.
Previamente, as contas foram julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado em razão de uma série de fatores, dentre eles, relatório do Conselho Municipal de Saúde concluindo pela irregularidade das prestações de contas apresentadas; parecer do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB apontando que em relação à remuneração do magistério não foi aplicado o mínimo de 60% das receitas do fundo; os gastos com a educação não atenderam ao percentual de 25% previsto na Constituição Federal; e extrapolação de gastos com pessoal (folha de pagamento) do Poder Executivo.
Após defesa e recursos de revisão no TCE, houve provimento parcial, mas a decisão pela rejeição das contas foi mantida pelo Tribunal. Os documentos vieram para análise e julgamento da Câmara Municipal sendo encaminhados para a Comissão Mista. Notificado, o ex-prefeito apresentou defesa, porém as alegações não sanaram as irregularidades apontadas.
Após análise jurídica, a Comissão emitiu o parecer final pela reprovação das contas no período de 1º de janeiro a 13 de julho de 2016. No mesmo processo estão as contas da ex-vice-prefeita Ivone Barofaldi, que assumiu a prefeitura após afastamento de Reni Pereira. No parecer, a Comissão Mista declara como aprovadas, com ressalvas, as contas de Ivone Barofaldi relativas ao período de 14 de julho a 31 de dezembro de 2016.
Com base no parecer, a Comissão Mista elaborou os projetos de decreto legislativo a serem votados pelo plenário da Câmara a partir da segunda quinzena deste mês.
Na história de ex-prefeitos de Foz, mais sujo que Reni Pereira na Justiça é só mesmo o Paulo “PATO” Donald, que está inelegível até 2029.A Coruja de uns e outros será depenada em Foz muito breve.