Guarda Municipal de Foz do Iguaçu completa 30 anos de trabalho e compromisso. Recurso com a venda do antigo Portal da Foz vai para nova Prefeitura, diz Chico Brasileiro. STI completa 42 anos com humanização e desenvolvimento.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

Guarda Municipal de Foz do Iguaçu completa 30 anos de trabalho e compromissoConcurso público em andamento vai reforçar o efetivo da corporação, que já realizou cerca de 350 mil atendimentos.

A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu completa 30 anos de atuação neste domingo, dia 5 de maio, como referência na segurança pública e no atendimento à população.

Ao longo dos 30 anos de história, a corporação atendeu cerca de 350 mil ocorrências, prestando um serviço essencial para toda a comunidade iguaçuense.

O prefeito Chico Brasileiro destacou a importância das ações da organização para toda a população.

“Quero ressaltar o papel da Guarda Municipal na segurança pública de Foz do Iguaçu, onde tem alcançado excelentes resultados tanto na prevenção quanto no apoio a outros órgãos de segurança em ações articuladas, buscando fazer de Foz uma cidade mais tranquila e segura”, disse.

“São 30 anos de uma história recheada de muitas conquistas, muitas vitórias, mas também muito trabalho. A Guarda Municipal é uma instituição reconhecida pela comunidade de Foz do Iguaçu porque sempre está presente em diversas áreas de atuação”, destacou o Secretário Municipal de Segurança Pública, Tenente Coronel Marcos Antônio Jahnke.

Os servidores da corporação atuam nos grupos de trânsito, Grupo Tático, Patrulha Maria da Penha, Defesa Civil, Corregedoria, Gabinete de Gestão Integrada, Ouvidoria, equipes regionais e quadro administrativo.

Reforço do efetivo

Um concurso público lançado pela Prefeitura de Foz em março deste ano vai reforçar o efetivo da Guarda Municipal. O objetivo é contratar 50 novos Guardas Municipais de 3ª Classe e formar cadastro reserva.

“A perspectiva é chamar mais profissionais, nos próximos anos, para fazer com que a Guarda Municipal esteja cada vez mais presente nas comunidades, comércios e próximos das residências levando segurança de fato para os nossos cidadãos”, informou o prefeito Chico Brasileiro.

As próximas etapas do concurso incluem teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica para obtenção de porte de armas e investigação social. O resultado final deve ser publicado em 28 de junho.

Modernização

A instituição, fundada em 1994, também está passando por um processo de modernização. Este ano, foi realizada a implantação do Sistema Nacional de Operações – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD), um programa do Ministério da Justiça para integração dos serviços das forças de segurança e redução do tempo-resposta a atendimentos públicos emergenciais.

Outra novidade é o processo licitatório em andamento para a aquisição de novas viaturas. Os veículos serão modelos SUV, zero quilômetro e elétrico. Os automóveis devem contar também com plotagem padrão, sinalizador visual, sistema para rádio móvel com GPS integrado, facilitando a coordenação de patrulhas e resposta a ocorrências.

As novas tecnologias têm sido aliadas para o contínuo avanço da organização. “Estamos em um momento de realizações, de novas conquistas e que também ressaltam a importância do trabalho da Guarda Municipal, que é reconhecida como uma das melhores de todo o Brasil”, acrescentou Jahnke.

 

 

 

                                                             “Valei-me Santo Expedito”!

   

 

Recurso com a venda do antigo Portal da Foz vai para nova Prefeitura, diz Chico Brasileiro

O terreno, de 126 mil metros quadrados, pertence ao Município e será leiloado assim que começarem as obras do novo porto seco

A área onde seria instalado o Portal da Foz às margens da BR-277, no limite de Foz do Iguaçu com Santa Terezinha de Itaipu, será leiloada e os recursos serão aplicados na construção do novo centro cívico, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD) nesta quinta-feira, 2.

O terreno, de 126 mil metros quadrados, pertence ao Município e será leiloado assim que começarem as obras do novo porto seco em área de 550 mil metros quadrados ao lado do local.

“Aquele terreno é do Município e, a partir do momento que o Porto Seco começa a ser implantado, a Prefeitura vai leiloar aquele terreno para transformá-lo no investimento do Centro Novo Centro Cívico, na nova prefeitura de Foz do Iguaçu”, disse Chico Brasileiro, ao participar da apresentação do projeto do novo porto seco.

Na avaliação de Chico Brasileiro, o início da operação do novo porto seco previsto para a segunda metade do ano que vem, vai permitir o desenvolvimento social e econômico da região onde está atualmente.

“A transferência do porto seco tem a importância de liberar uma área muito rica e estratégica de Foz do Iguaçu, que é para transformarmos aquela região onde é hoje, numa região de desenvolvimento”, destacou o prefeito.

A área fica às margens da BR-277, entre as avenidas Paraná e Costa e Silva. “A prefeitura nova será construída ali, a Justiça Federal está construindo o seu prédio ali”.

“A tendência daquele espaço é que seja de órgãos públicos e também de investimentos privados para que aquela região possa ser realmente uma área de grande desenvolvimento de Foz do Iguaçu”. É uma região que hoje é de difícil investimento pelo fluxo de caminhões pesados entrando e saindo do porto seco, afirma Chico Brasileiro.

“À medida que já se organiza a saída do porto seco, a Prefeitura já está planejando a abertura das ruas e avenidas interrompidas, para que tenhamos um novo corredor viário ali naquela região”.

Dois caminhos

Chico Brasileiro disse que o Município está estudando dois caminhos para licitar a área que tem as obras iniciadas do antigo Portal da Foz. “O município é obrigado a fazer um processo de leilão ou a nova lei de permuta, mas mesmo assim num processo de chamamento público, para que uma empresa ofereça a maior área construída da Prefeitura, para uso social”.

“A intenção é fazer isso provavelmente neste mês de maio, no máximo agora em junho faremos isso e tomará que os interessados possam participar e que essa área seja leiloada com o objetivo de trazer recursos para que possamos investir na nova prefeitura. O novo foco de Foz do Iguaçu é a construção do Paço Municipal”, ressaltou o prefeito.

O centro cívico será construído em um terreno de 57 mil metros quadrados doado pela Secretaria de Patrimônio da União ao município no final do ano passado, localizado entre a sede da Polícia Federal e o atual porto seco.

Venda da área da obra inacabada do antigo Portal da Foz vai permitir a construção do novo centro cívico municipal

O local terá 28 mil metros quadrados e vai abrigar, além de toda estrutura da Prefeitura, a Câmara de Vereadores. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 60 milhões.

Mobilidade urbana

A intenção, segundo o prefeito, é integrar o centro cívico e a região, com a transferência do porto seco, dentro de um amplo plano de mobilidade urbana.

“Hoje sofremos muito porque o corredor dos caminhões é o corredor da Avenida Paraná, que é uma avenida central de Foz do Iguaçu. A prefeitura hoje gasta em torno de R$ 1 milhão só em manutenção desta via por ano. E sem fazer uma estrutura adequada”.

“À medida que o porto seco sai e vai pra BR-277, vamos deixar planejado o investimento para que este corredor seja um corredor turístico e não um corredor de caminhões, facilitando muito a mobilidade urbana. Vai trazer um novo centro de investimentos naquela região, com novos prédios comerciais, ou seja, valorizando muito os imóveis e tudo isso é desenvolvimento e crescimento da nossa cidade”, concluiu. (GDia)

 

 

 

 

STI completa 42 anos com humanização e desenvolvimento

No dia 3 de maio, Santa Terezinha de Itaipu completa 42 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, e as conquistas do município ao longo de sua história, uma ampla programação de atrações foi especialmente planejada pela administração municipal. A população itaipuense e visitantes de outras cidades vão poder aproveitar as atrações, que vão de eventos esportivos, religiosos, lazer e socialização e ainda prestação de serviços.

Os festejos começam já no mês de abril. Nos dias 27 e 28 (sábado e domingo), a partir das 19h30, com o III Torneio Internacional de Bocha em Duplas – Troféu Celso Picolli. As partidas vão ser na Cancha de Bocha Municipal.

No dia 30 de abril, terça-feira, será realizado Culto de Ação de Graças aos 42 anos do município, no Centro Integrado de Apoio à Melhor Idade (CIAMI), a partir das 19h30. “Vamos reunir as igrejas evangélicas do município, pastores e seus membros, para juntos agradecermos a Deus pelas bênçãos derramadas em nossa cidade. Será um momento de união, adoração e compartilhar da palavra de Deus”, convida o presidente do Conselho de Pastores de Santa Terezinha de Itaipu (COPASTI), Pastor Júlio Cesar Dias Batista.

Maio repleto de atividades

 

Já em maio, no dia 2 (quinta-feira), em sessão solene, no Centro Integrado de Apoio à Melhor Idade (CIAMI), será entregue título de Cidadão Honorário ao deputado federal e ex-governador do Paraná Beto Richa. A cerimônia começa às 19h30. Já no dia 3, data de aniversário de emancipação do município, está programada a tradicional celebração da Missa Ação de Graças, na Igreja Matriz Santa Teresinha do Menino Jesus, a partir das 19h30.

A prefeita Karla Galende destaca os avanços alcançados pelo município, no decorrer dos seus 42 anos de emancipação. Período repleto de muita história e conquistas para população. “Santa Terezinha se tornou uma referência no Estado do Paraná. Isso nos orgulha muito, porque é resultado do trabalho realizado em todos os setores do município. Santa Terezinha de Itaipu é uma terra de gente feliz e acolhedora. Para nós é um grande orgulho poder fazer parte da construção da cidade”, comemora.

Mais esportes e lazer

Nos dias 18 e 19 (sábado e domingo), o esporte volta a movimentar a programação, com Festival Esportivo de Vôlei, nas categorias masculino e feminino. As partidas serão no dia 18, e começam às 19h30, no Complexo Esportivo Edy Ronni Nandi, no Parque dos Estados.

Já no domingo (19), um show de manobras do Bike Show BMX vai agitar o início da noite, na praça do Paço Municipal, a partir das 19 horas. As atividades esportivas terminam no dia 26 (domingo), com torneio de futevôlei, no Festival Esportivo. Os jogos começam às 19h30, no Complexo Esportivo Hugo Puhl.

Brincando na Praça

Além de todas as atrações esportivas programadas, também haverá espaço para aproveitar atividades com a família. No dia 26, das 14h às 18h, na Praça Silvino Dal Bó, muita alegria e descontração estão garantidos em mais uma edição do Brincando na Praça. Durante toda a tarde serão realizadas atividades recreativas, pintura facial, haverá também brinquedos infláveis e a entrega de pipoca e algodão doce para as crianças, entre outras atrações.

População ganha lazer e mobilidade urbana

A programação no mês de maio tem ainda a entrega de duas importantes obras destinadas à melhoria da qualidade de vida dos munícipes e visitantes. No dia 24 de maio, sexta-feira, a prefeita Karla Galende fará a entrega da segunda etapa da obra de urbanização do Centro Novo. O ato oficial será na praça do Paço Municipal, às 19 horas. A obra – fruto da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Paraná – vai garantir mobilidade urbana, tornando a região central ainda mais atrativa, organizada, segura, e com acessibilidade para todos.

No dia 29 de maio (quinta-feira), um sonho antigo dos moradores do Bairro Santa Mônica se torna realidade: a prefeita Karla Galende fará a entrega da praça de lazer do bairro. A inauguração será às 19 horas.

O novo espaço de lazer terá playground, academia externa, áreas de descanso, quadra de areia, quadra de basquete 3×3, paisagismo, iluminação, rampas e escadas com acessibilidade, equipamentos e mobiliários, numa área de 1.656,18 metros quadrados. O investimento soma aproximadamente R$ 612 mil, e integra o pacote de obras do projeto “Avança STI”, no valor total de R$ 11 milhões, com recursos 100% do município.

“Santa Terezinha segue a todo o vapor, com investimentos nos quatro cantos da cidade, com o compromisso de garantir cada vez mais a qualidade de vida da nossa população”, garante a prefeita Karla Galende.

SERVIÇO – PROGRAÇAMÃO

 

Torneio Internacional de Bocha em DuplasTroféu Celso Picolli

Datas: 27 e 28/4 (sábado e domingo)

Horário: 19h30

Local: Cancha de Bocha Municipal

Culto de Ação de Graças

Datas: 30/4 (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Centro Integrado de Apoio à Melhor Idade (CIAMI)

Sessão SoleneTítulo de Cidadão Honorário para o deputado federal Beto Richa

Datas: 2/5 (sexta-feira)

Horário: 19h30

Local: Centro Integrado de Apoio à Melhor Idade (CIAMI)

Festival EsportivoVôlei

Data: 18/5 (sábado)

Horário: 19h30

Local: Complexo Esportivo Edy Ronni Nandi

Bike BMX Show

Data: 19/5 (domingo)

Horário: 19h

Local: Praça do Paço Municipal

Entrega da obra de Reurbanização do Centro Novo – 2ª etapa

Data: 24/5 (sexta-feira)

Horário: 19h

Local: Praça do Paço Municipal

Festival Esportivo Futvôlei

Data: 25/5 (sábado)

Horário: 19h30

Local: Complexo Esportivo Hugo Puhl

Brincando na Praça

Data: 26/5 (domingo)

Horário: 14h às 18h

Local: Praça Silvino dal Bó

Inauguração da Praça de Lazer do Santa Mônica

Data: 29/5 (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Bairro Santa Mônica

 

 

 Gostaria muito que esta moda pegasse neste ano, ficando para sempre.

A Coruja de muitos pretensos candidatos, será depenada neste ano eleitoral.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.