Foz virou a pagina e a cidade esta sendo pavimentada. Saúde amplia horário de funcionamento da UBS do Maracanã. Moradores revoltados com o descaso da avenida Olimpio Rafain. Juiz aplica MP da liberdade econômica para liberar o Uber em Foz do Iguaçu. Comissão trabalha para formular políticas públicas para a produção cultural do Paraná. Confira as obras que serão feitas em Foz devido aos acordos com os réus da Operação Pecúlio.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

Saúde amplia horário de funcionamento da UBS do Maracanã

Unidade passa a atender a comunidade das 07h às 18h30 com mais profissionais de saúde.

A Unidade Básica de Saúde da Vila Maracanã passa a atender a população até as 18h30 a partir de terça-feira (23). A ampliação representa uma importante conquista para a população e foi possível devido a contratação de mais profissionais de saúde.

“A ampliação de atendimento da Vila Maracanã representa o esforço e o comprometimento da gestão com a comunidade e com a promoção da melhor assistência possível aos moradores através do fortalecimento da atenção básica”, enfatizou o Secretário de Saúde Nilton Bobato.

Nos últimos meses, foram mais de 50 novos profissionais contratados pelo município e nas próximas semanas, mais de 140 reforçarão a rede pública de saúde.

Com o novo horário, a UBS passou a contar com reforço de mais um médico, um auxiliar de enfermagem e uma recepcionista, totalizando nove profissionais no espaço. A unidade oferece serviços de consulta médica e odontológica, puericultura, pré-natal, preventivo, vacinação e acolhimento.

Inaugurada em 2015, o equipamento de saúde funcionava durante meio-período. Até agora, a unidade realizava em média 300 atendimentos nas áreas de clínica geral, odontologia, pediatria e ginecologia. Com a extensão do horário, a Secretaria de Saúde espera dobrar os números e atender com mais qualidade os usuários.

Avanço

A ampliação nos horários de outras unidades de saúde, como a do Cidade Nova e do Padre Monti – que estão funcionando até às 22h –  bem como a inauguração de outras unidades de saúde, a exemplo da UBS do São Roque, também vão contribuir para dar vazão às demandas e reduzir os fluxos na rede de urgência e emergência, um dos principais gargalos do sistema.

A transformação na rede deve-se a um conjunto de medidas adotadas pela gestão como o fim das horas extras e plantões que vão gerar uma economia de mais de R$1 milhão de reais no orçamento. Recursos que estão sendo destinados para contratar mais concursados, melhorar as condições de trabalho e humanizar o atendimento à população. (AMN)

 

 

Juiz aplica MP da liberdade econômica para liberar o Uber em Foz do Iguaçu

O Juiz de Direito Rogerio de Vidal Cunha, substituto da 2ª Vara da Fazenda Pública, concedeu liminar em mandado de segurança impetrado por motorista de aplicativo com base na Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (MP 881/2019).

O magistrado entendeu que por se tratar de norma de cunho nacional a medida provisória da liberdade econômica seria aplicável ao Município de Foz do Iguaçu.

O mandado de segurança havia postulado a suspensão de vários artigos da Lei 4.641/18 de Foz do Iguaçu que regularam a atividade de motorista de aplicativo da cidade.

O magistrado entendeu que, mesmo que a MP da liberdade econômica seja posterior à lei municipal serial aplicável pois, segundo afirmou “a rigor, a regulamentação da medida provisória não cria qualquer princípio, mas somente enuncia princípios que já eram implícitos na Constituição da República que deveriam ser aplicados pelo legislador e administração sempre que estivesse diante do conflito entre a atividade regulatória e a liberdade econômica”, diz a sentença.

“Os princípios elencados no art. 2º e os deveres do art. 4º da MP 881/19 são simples emanações legislativas do que já consta na vontade do inciso IV do caput do art. 1º e o parágrafo único do art. 170 e no caput do art. 174.”, acrescenta.   (Gazeta Diario)

 

N O T A P Ú B L I C A

 

CONSIDERANDO a decisão histórica proferida pelo respeitável e venerado Juízo da Segunda (2ª) Vara da Fazenda Pública da Comarca de Foz do Iguaçu do Estado do Paraná (Excelentíssimo Senhor Juiz Rogério de Vidal Cunha); bem como, A ASSOCIAÇÃO DE MOTORISTAS DE TRANSPORTE REMUNERADO PRIVADO INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS DE FOZ DO IGUAÇU (AMAFI), pessoa jurídica de direito privado (associação sem fins lucrativos), registrado(a) sob o CNPJ 31.297.274/0001-18, com domicilio localizado(a) na Avenida José Maria de Brito, 1.707, Jardim Central, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, CEP 85.864-320, na forma do artigo 5º, inciso IX, da Constituição da República Federativa do Brasil, e na forma dos artigos 3º, 4º e 5º, do Estatuto da Associação de Motoristas de Transporte Remunerado Privado Individual de Passageiros de Foz do Iguaçu, MANIFESTA;

  1. SATISFAÇÃO que os direitos e garantias constitucionais dos motoristas de aplicativo estão sendo asseguradas, ainda que com a busca da tutela jurisdicional para tanto.

A ASSOCIAÇÃO DE MOTORISTAS DE TRANSPORTE REMUNERADO PRIVADO INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS DE FOZ DO IGUAÇU (AMAFI), INFORMA que sempre buscará formas de proteger e perseguir os interesses jurídicos e econômicos da classe dos motoristas de transporte remunerado privado individual de passageiros de Foz do Iguaçu, sem medir esforços para tanto.

Foz do Iguaçu (PR), 23 de julho de 2019.

GERONIMO JOSÉ DOS SANTOS CENTURION

Presidente da Associação de Motoristas de Transporte Remunerado Privado Individual de Passageiros de Foz do Iguaçu-PR

 

 

PS: O Bel. Fernandinho do Foztrans não se cansa de colocar o prefeito Chico Brasileiro em saia justa com a população e em desconforto com a Justiça.

Ano que vem tem eleições Chico, será que consegue consertar estas M…s?

 

 

                                                           “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

Comissão trabalha para formular políticas públicas para a produção cultural do Paraná.

Estabelecer uma ponte entre o Poder Legislativo paranaense e a classe artística e da produção cultural, incluindo gestores e autoridades, para avançar na formulação das políticas públicas voltadas para a cultura, arqueologia, artes e preservação do patrimônio. Este tem sido o foco do trabalho da Comissão de Cultura, da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Delegado Recalcatti (PSD), que encaminhou recentemente à mesa diretora da Casa o relatório semestral de atividades.

O documento condensa as ações legislativas e políticas da Comissão de Cultura. Na primeira parte, registra que foram analisados e votados seis projetos de Lei. A maioria cria datas comemorativas e inclui festividades no calendário Turístico e Cultural do Paraná. As ações políticas aconteceram em várias frentes, como a realização de uma audiência pública, reuniões com autoridades e acompanhamento do trabalho dos gestores municipais de cultura.

SECRETÁRIO – A primeira reunião da Comissão, em 19 de março, foi destinada a uma importante conferência entre os deputados e o secretário de Comunicação Social e de Cultura, Hudson José. Ele explanou sobre planos, orientações e propostas, em que destacou a descentralização das ações da atual Superintendência de Cultura e dos recursos do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE). Segundo ele, a interiorização será “uma marca deste governo”.

Para o deputado Delegado Recalcatti, esta é uma postura que deve ser estimulada. “Levar a cultura para o interior é uma das metas da Comissão de Cultura. Não adianta as ações culturais serem só realizadas em Curitiba e Região Metropolitana. Muita gente do interior nos procura e nos passa essa situação. Vamos trabalhar para levar mais cultura ao interior. Devemos realizar uma reunião em Maringá para debater como essa interiorização deverá acontecer”, explicou.

Na reunião com o secretário, também ficou acertada a realização de uma Audiência Pública que aconteceu no dia 24 de abril, no Plenarinho da Assembleia, e contou com uma plateia quantitativa e qualitativamente significativa. Manifestações reivindicatórias, proposições legislativas e ações parlamentares foram expostas, anotadas e distribuídas para os devidos encaminhamentos. “O evento obteve grande repercussão e marcou o início dos nossos trabalhos junto à comunidade”, disse Recalcacatti.

GESTORES – A Comissão de Cultura tem acompanhado o trabalho dos gestores municipais em especial, por meio dos Fóruns de Gestores Municipais de Cultura da RMC e também do G7, que reúne secretários e presidentes de Fundações Culturais dos sete maiores municípios do interior. O relatório cita ainda a participação nas atividades da Superintendência de Cultura, como a 8ª Audiência Pública sobre o Plano Estadual da Cultura.

Esse evento encerrou em Curitiba o ciclo de debates que percorreu o interior do Paraná nos últimos meses, capitaneado pela superintendente de Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Como presidente da Comissão, apresentei ainda uma Emenda Aditiva à Lei de Diretrizes Orçamentárias solicitando aumento dos recursos para projetos e programas da área”, destacou o presidente da Comissão.

Além de Delegado Recalcatti, fazem parte da Comissão de Cultura os deputados Tadeu Veneri, vice-presidente, Galo, Boca Aberta Jr, Rodrigo Estacho, Goura e Mabel Canto. “É no sentido de ampliar e aprofundar as estratégias de aproximação desta Comissão com a classe artística e da produção cultural que vamos continuar trabalhando e nos empenhando”, afirmou Delegado Recalcatti. (Assessoria)

 

 

Confira as obras que serão feitas em Foz devido aos acordos com os réus da Operação Pecúlio

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, recebeu na sexta-feira (19), R$ 800 mil em maquinários que serão utilizados nos trabalhos de recuperação da malha viária da cidade. Os equipamentos são resultados de um acordo do Ministério Público Federal (MPF) com os réus da Operação Pecúlio, como forma de reparação do dano causado à coletividade.

Os maquinários repassados foram: 01 trator de esteira D150, 02 caminhões caçambas, 01 caminhão espargidor e 01 motoniveladora de 200 HP (patrola).

Ao todo, as indenizações dos empresários ao município chegam a R$ 5.431.644,21.

Veja no Ler mais quais obras serão efetuadas com essa reparação.

Parte do valor foi pago em espécie, R$ 800,8 mil foi em maquinários e o restante do valor será efetuado mediante a fornecimento de insumos (pedras, pó de pedras, paver etc) e para as seguintes reformas e ampliações:

-) do Centro de Especialidades Médicas (CEM);

-) da farmácia do CEM;

-) da Unidade Pronto Atendimento João Samek (UPA);

-) das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Porto Belo, Carimã, Curitibano, Campos do Iguaçu, Morumbi III entre outras.

As ordens de serviços de obras do CEM e da  farmácia já foram assinadas e os trabalhos começam nos próximos dias.

O acordo conduzido pelo MPF, possibilitará que o Município faça uma grande economia de recursos públicos. De acordo com o cronograma, os mais de 8 serviços deverão ser concluídos em até 18 meses e serão fiscalizados tanto pelo MPF quanto pela equipe técnica da prefeitura. (Não VIU?)

 

 

Foz virou a pagina e a cidade esta sendo pavimentada.

A prefeitura está investindo mais de R$ 2 milhões em obras de infraestrutura na região do bairro de Três Lagoas, que contemplam o Vale do Sol, Colombelli e o Lagoa Dourada.

São ações em drenagem, pavimentação e construção de áreas de lazer.

 

 

 

Acesse o site: www.jornaloautodromo.com.br

Saiba tudo sobre o esporte motor e noticias da região.

 

 

 

O abraço especial ao amigo Delegado MARCIO VINICIUS AMARO”, na cidade de Londrina, qual sempre esta ligado nas noticias deste site.

 

 

Moradores revoltados com o descaso da avenida Olimpio Rafain

Não consigo entender o porque, ninguém cita o nome da empresa e nem do deputado federal dono da mesma, qual causa tanto transtorno aos munícipes da cidade. Em especial sendo o portal de entrada da cidade.

Já passou da hora de dar nome aos bois que deveriam fazer a obra, prefeito Chico Brasileiro, procurador Osli Machado, secretário de planejamento Elsidio Cavalcante e secretário de obras Luiz Cezar Furlan.

                                                O povo irá ficar VERMELHO de raiva…

                                      https://globoplay.globo.com/v/7786260/programa/

                                                 A Coruja vai ser depenada em Foz.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.