Deputado Delegado Recalcatti morre aos 72 anos por infarto. Guarda Municipal tem benefícios diferenciados de outros do mesmo concurso. Secretário de Turismo Paulo Angeli, fala sobre Duty Free Shop. Band transmitirá todas as qualificações na TV aberta a São Paulo. Nova lei de trânsito entra em vigor nesta segunda-feira.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

 

 

Deputado Delegado Recalcatti morre aos 72 anos por infarto

Servidor público de carreira aposentado e eleito deputado em seu segundo mandato, tinha como foco a segurança pública e a cultura.

Pessoa séria e de enorme coração, Recalcatti colecionou bons amigos por onde passou, estando sempre acompanhado por uma equipe competente.

Um Catarinense nascido na cidade de Videira (Ibian) em 23 de outubro de 1948. Filho de família numerosa, de oito irmãos de sangue e quatro adotados, mudou-se ainda criança com os pais, Jacob e Maria, para Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná. Em plena época de colonização da região, seu pai atuou como Delegado na cidade e participou da Revolução dos Colonos, de 1957.

Foi casado com Leonice Recalcatti (in memoriam), é pai de Filipe e Heloisa.

Sua primeira formação foi em Estudos Sociais e, posteriormente, cursou Direito.

Ingressou na Polícia Civil em 1979 como investigador, este editor o conheceu em 1993, quando prestava serviço no 2º Distrito Policial acompanhando a formação de Delegado a partir de 1994.

Foi um bom Delegado por décadas, se destacando nos departamentos e delegacias pelos quais passou, como União da Vitória e Araucária, e em várias Delegacias de Curitiba. Entre elas, as de Furtos e Roubos, de Homicídios e Proteção a Vida. Conduziu diversas investigações de grande repercussão na sociedade paranaense, destacando-se como policial de linha de frente e muito ativo nas lides do ofício.

Recalcatti é coautor do livro “Sequestro – Modus Operandi e Estudos de Casos” (Editora Nova Letra/2004), que assinou com a advogada e escritora Noely Manfredini, falecida em 2012.

Em maio de 2017, aos 68 anos de idade, assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa – vaga que conquistou como suplente do Partido Social Democrático (PSD), nas eleições de outubro de 2014, com 40.358 votos – em substituição a Chico Brasileiro, então eleito prefeito de Foz do Iguaçu.

Foi reeleito deputado estadual, em 7 de outubro de 2018, com 35.348 votos.

Atualmente era membro titular das Comissões de Segurança Pública e de Defesa do Consumidor, além de suplente na Comissão de Saúde Pública.

Foi, em 2018, relator da CPI da Indústria do Atestado Médico.

Tornou-se presidente do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz e foi indicado, no final de 2017, para a vaga destinada à Assembleia Legislativa no Conselho Penitenciário Estadual (Copen).

Deputado Delegado Recalcatti, era como gostava de ser chamado fazendo alusão a ser autoridade por duas vezes, em flagrante sátira junto aos amigos mais próximos.

Um exemplo como pessoa, parlamentar e servidor público, que agora foi se juntar a sua amada Leonice no descanso eterno.

PS: Encerra suas tarefas na terra, bem em nossa Foz do Iguaçu com a Pista de Arrancada das Cataratas – VELOFOZ.

CONFIRMADO dia 12/04 as 11h00 – Assinatura de Ordem de Serviço – Pista de Arrancada – Prainha de Três Lagoas pelo prefeito Chico Brasileiro. Participação de no máximo de 10 pessoas.

 

 

 

                                                          “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

 

Secretário de Turismo Paulo Angeli, fala sobre Duty Free Shop

Fui convidado como Secretário de Turismo e Projetos Estratégicos para a pré-inauguração da maior loja Duty Free Shop no país, a Cellshop Duty Free que foi oficialmente inaugurada dia 08 de abril no Shopping Catuaí Palladium.

A loja oferece uma nova experiência em compras aos moradores e visitantes de Foz do Iguaçu, com um enorme mix de produtos organizados em 9 departamentos que disponibilizam perfumes, bebidas, alimentos, beleza e acessórios, grifes de vestuários, brinquedos e muito mais.

São 2.400 m2, impressionantes, de espaço em um ambiente moderno ofertando produtos de marcas famosas do mundo todo.

As compras na loja irão valer muito a pena para moradores e turistas, pois terão uma cota de U$ 300,00 por pessoa física a cada 30 dias. Os consumidores terão a oportunidade de adquirir produtos nacionais e importados livres de impostos dentro desse valor. As compras que ultrapassarem a cota poderão ser legalizadas dentro da própria loja. Não podia ser diferente com a Cellshop, pois é uma loja já com referência de qualidade e bom atendimento no Paraguai, que agora vem ao Brasil para oferecer a melhor experiência de compras da fronteira.

Parabéns ao empresário Jorbel pela inciativa, garra, coragem e principalmente por acreditar em nossa cidade.

Em breve muitas outras novidades também chegarão para trazer ânimo à população e para reaquecer uma das principais economias de nossa cidade, o turismo. Aguardem!

 

 

 

 

Band transmitirá todas as qualificações na TV aberta a São Paulo

A Band vai transmitir todos as classificatórias da temporada 2021 da Fórmula 1 em TV aberta para São Paulo, depois do sucesso da etapa de abertura do Grande Prêmio do Bahrein.

O Grupo Bandeirantes anunciou em fevereiro o acordo para a exibição exclusiva do Campeonato Mundial de Fórmula 1 até o final de 2022. O contrato previa a cobertura das 23 provas do calendário do circuito na TV aberta, enquanto os treinos classificatórios iriam ao ar no canal pago BandSports, que trará ainda as disputas da Fórmula 2 e da Fórmula 3.

Mas depois do sucesso da primeira etapa, onde a Band alcançou o pico de 6,4 pontos de audiência e uma média de 5,2 pontos, os treinos classificatórios do sábado também serão exibidos em TV aberta para o estado de São Paulo. A informação foi postada no ‘Instagram’ pelo jornalista especializado em F1 Reginaldo Leme, que comenta a F1 na Band ao lado de Felipe Giaffone. A narração é de Sergio Mauricio.

Na próxima semana, a cobertura da Band começa na sexta-feira (16) com o primeiro e segundo treino livre para o Grande Prêmio da Emília-Romanha, segunda etapa da temporada 2021 da F1, no canal pago BandSports.

No sábado, 17 de abril, o último treino livre será transmitido pelo BandSports, enquanto a classificação, que começas às 10h, horário de Brasília, terá transmissão na TV aberta para São Paulo.

O Grande Prêmio da Emília-Romanha acontece no domingo (18), com a largada às 10h, horário de Brasília. (f1mania.net)

 

 

 

 

Nova lei de trânsito entra em vigor nesta segunda-feira

As alterações promovidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) entram em vigor a partir desta segunda-feira (12). As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção.

A partir de agora, os motoristas devem ficar atentos aos novos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao número de pontos que podem gerar a suspensão de dirigir e à punição de quem causar uma morte ao conduzir o veículo após ter ingerido bebida alcoólica ou ter usado drogas.

Os exames de aptidão física e mental para renovação da CNH não serão mais realizados a cada cinco anos. Agora, a validade será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

Sobre a pontuação, a lei agora estabelece uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses conforme haja infrações gravíssimas ou não. Atualmente, a suspensão ocorre com 20 pontos, independentemente do tipo de infração.

Dessa forma, o condutor será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima; e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima no período de 12 meses.

Os condutores que exercem atividades remuneradas terão seu documento suspenso com 40 pontos, independentemente da natureza das infrações. Essa regra atinge motoristas de ônibus ou caminhões, taxistas, motoristas de aplicativo ou moto-taxistas. Se esses condutores participarem de curso preventivo de reciclagem ao atingir 30 pontos, em 12 meses, toda a pontuação será zerada.

As novas regras proíbem que condutores condenados por homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em alternativas.

 

Cadeirinhas

O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a 10 anos que não tenham atingido 1,45 metro de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.

 

Recall

Nos casos de chamamentos pelas montadoras para correção de defeitos em veículos (recall), o automóvel somente será licenciado após a comprovação de que houve atendimento das campanhas de reparo.

Motociclistas

Para os motociclistas, a nova lei restringe a circulação de crianças na garupa das motos. Antes, a legislação permitia que crianças maiores de sete anos podiam ir na garupa. Agora, a idade mínima para levar uma criança na moto é 10 anos.

Andar com o farol da motocicleta apagado passará a ser considerada infração média, sujeita a multa de R$ 130,16. Antes, isso era considerado como infração gravíssima, sujeita a multa e apreensão da CNH e até suspensão do direito de pilotar.

Pilotar motocicleta sem viseira ou óculos de proteção ou com a viseira levantada passa ser uma infração média, com multa de R$ 130,16. Antes, era considerada infração gravíssima andar sem viseira e infração leve pilotar com viseira levantada ou danificada.

 

 

 

 

 

 

 

 

Guarda Municipal tem benefícios diferenciados de outros do mesmo concurso

Vamos ver se dá para entender: Na PMFI tem um posto de Guarda Municipal para segurança do gabinete do prefeito, porem nos últimos 03 anos o sujeito que esta no local não participa de escalas rotativas por ser apaniguado de alguém, onde deveria estar como os demais GMs arriscando a vida, seja na rua ou em postos de contágio de covid.

Na semana passada ao não ver o sujeito perguntei ao GM Marcelo Yarid, onde andavas o GAJO, ao que de pronto me informou que estava de férias e sobre o substituto alegou que não havia efetivo para esta substituição. Isto somente comprova que não trata-se de um posto tão essencial, até mesmo por que ele tem por habito chamar viaturas quando quer prejudicar outros, pois não consegue atuar sozinho na função de servidor da segurança deixando claro que sua função pode ser desenvolvida por Agentes Patrimoniais, quais desenvolvem seu serviço com competência e eficácia no Palácio das Cataratas.

Agora vamos ver se o secretário de segurança, diretor operacional da GM e escalante, irão colocar o sujeito para cumprir escalas como os demais GMs quando voltar das férias, como os demais que fizeram o mesmo concurso e vivem em risco ou darão regalias a um único GM para enfrentarem denuncia a ser encaminhada ao Ministério Publico do estado PGR/MPF/RT.

Podem dizer que não da nada, mas que irão se incomodar e gastar com advogados, isso irão. Ainda alcançara o prefeito Chico Brasileiro e o secretario de administração Nilton Bobato.

 

                                                      A Coruja será depenada em Foz.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.