Depenando a Coruja
por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Deputado Delegado Recalcatti esteve em visita ao Meio Ambiente
O parlamentar foi recebido pela Secretária de Meio Ambiente Angela Meira, qual mostrou ao deputado o programa de funcionamento do Sistema Integrado de Coleta Seletiva.
Diante ao projeto alguns pedidos serão realizados ao governo do estado para fortalecer o programa, qual muito ajudara os agentes ambientais a sociedade e o planeta em um todo.
O deputado demonstrou muito interesse pelo projeto de arborização de nossa cidade.
Alti Engenharia vem cumprindo cronograma da entrega do projeto do VELOFOZ
Na segunda (17), engenheiros da empresa vencedora da licitação para os projetos do Complexo Esportivo de Pista de Arrancada das Cataratas-VELOFOZ, estiveram em Foz para fazer a entrega do Projeto Estrutural ao Arquiteto Urbanista Junior Petrucci, que é o fiscal do mesmo.
Em próxima etapa esta previsto o Projeto de Bombeiros, que deverá vir até dia 26 de junho. Com este cronograma já teremos empresa licitada para execução da obra mês de agosto, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.
É a administração municipal investindo no esporte e no turismo para gerar empregos e renda.
Gabriel Smaniotto leva Foz do Iguaçu como destaque no Fantástico
O cantor que ficou conhecido em todo o Brasil por não ter publico no show, foi convidado para cantar ao lado de Marília Mendonça em uma das maiores festas de rodeio do pais.
https://globoplay.globo.com/v/7698306/programa/
Na bagagem levou a FARTAL pra ser destaque no Fantástico da poderosa G1-Rede Globo. Lembrando que Gabriel Smaniotto também foi convidado para abrir o show de Fernando & Sorocaba durante o evento do aniversario de Foz.
Fica a dica a Fundação Cultural do porque dar mais atenção para artistas locais.
Segunda edição do Orçamento Participativo de Foz do Iguaçu será nesta terça-feira, 18
População do Morumbi poderá participar do evento com a Prefeitura a partir das 18h30 na Escola Írio Manganelli
A Prefeitura de Foz do Iguaçu promove, nesta terça-feira (18), a segunda edição do Orçamento Participativo. O evento, aberto à população, será a partir das 18h30 na Escola Municipal Írio Manganelli, na região do Bairro Morumbi.
A reunião, organizada pela Secretaria Extraordinária de Direitos humanos e Relações com a Comunidade, terá presença do prefeito Chico Brasileiro e do secretário de Saúde, Nilton Bobato e demais secretários.
Os moradores da região Leste de Foz do iguaçu estão convidados a participar do debate e opinar sobre como e onde os recursos púbicos devem ser investidos.
“Nossa expectativa para a região Leste é a melhor possível. Fizemos reuniões com as lideranças e pedimos o apoio para que elas possam convidar o máximo de pessoas, porque o Orçamento Participativo visa justamente essa proximidade do governo com a comunidade” disse a secretária extraordinária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jerônymo Lima.
“O intuito é fazer com que as pessoas exerçam de fato a sua cidadania, e que nós possamos reforçar o compromisso do governo com a democracia. Com respeito pelas pessoas que pagam seus impostos e querem ver os seus recursos investidos nos seus bairros”, completou.
Durante a reunião com os moradores, o prefeito Chico Brasileiro apresentará os investimentos feitos na região Leste e o orçamento destinado para o próximo ano.
Na sequência, os moradores serão divididos em salas para que cada grupo aponte as demandas em conformidade com o orçamento disponível. Ao final do debate, as deliberações aprovadas constarão em ata e serão incorporadas na elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que será enviado à Câmara Municipal de Vereadores.
Melhorias
A região Leste da cidade recebeu melhorias em todas as áreas. Ainda em 2017 o município inaugurou o primeiro Polo de Atendimento Integral – CMEI Rubem Alves (Jardim São Paulo) e em breve vai inaugurar o CMEI do São Roque.
Também estão em andamento a reforma da Escola João XXIII (Morumbi 1), a reforma da quadra da Emílio de Menezes (Morumbi II) e a construção de calçadas e estacionamento na Antônio Gonçalves Dias (Campos do Iguaçu). Todas as unidades de ensino receberam quadro branco, mobiliário e novos equipamentos e quatro CMEIS já receberam parquinhos infantis.
Pavimentação
Obras de drenagem e pavimentação estão em andamento no Distrito Industrial e Jardim Europa e a segunda etapa das obras de drenagem e combate a alagamentos no São Luiz devem iniciar em breve, com a abertura da licitação, no dia 4 de julho.
A área rural do município também já foi contemplada, além de 40 ruas do Portal, 10 ruas do Jardim São Paulo, 20 ruas do Morumbi e 10 ruas do Libra.
Saúde
Na saúde, o governo municipal transformou o Pronto Atendimento do Morumbi em UPA 24 Hs e ainda este mês deve inaugurar a UBS do São Roque.
Também estão sendo feitas reformas nas unidades de saúde do Campos do Iguaçu, Jardim São Paulo 1 e Jardim São Paulo 2. O horário de atendimento na UBS do Portal também foi ampliado até as 18h30.
Meio Ambiente
O programa de Coleta Seletiva atende mais de 48 mil habitantes de 25 bairros nas regiões do Morumbi e Portal. A Secretaria de Meio Ambiente também já investiu no plantio de mudas de árvores em diversos bairros e na instalação de 68 kits de lixeiras nas principais avenidas do Morumbi.
Esporte
Os investimentos nas áreas de lazer e esporte ocorreram em toda a região Leste e contemplam instalações de academias da primeira e terceira idade, parquinhos de fibra, construção de vestiários e nova iluminação em campos de futebol, além de reformas em quadras.
Programação
A primeira edição do Orçamento Participativo ocorreu no dia 30 de maio, no Porto Meira. As próximas edições serão na Escola Padre Luiggi Salvucci (Norte), Centro de Convivência Leonel Brizola (Nordeste) e Paróquia São João Batista (Oeste).
As datas das reuniões futuras serão divulgadas pela Secretaria de Direitos Humanos.
Meio-Dia Paraná mostra como estão as ciclovias de Foz do Iguaçu
Reclamações para a RPC/Tv e sobre Ciclofaixas não sei o porque, uma vez que o Foztrans usando da onda do momento que e o contingenciamento de gastos, fez a faixa ao tamanho proporcional aos pneus de Bikes.
Esta em um sentido de ida e outro de volta, então não voltem pela mesma faixinha que irão se acidentar.
https://globoplay.globo.com/v/7698643/programa/
Só procurem não encher muito os pneus, para não ficar fora da marcação vermelha.
“Valei-me Santo Expedito”!
Festival das Cataratas bate recorde e reúne quase 9 mil participantesE mais uma vez o Festival das Cataratas superou as expectativas e fechou a sua 14ª edição com os melhores resultados de sua história nesta sexta-feira (14). Nos três dias, 8785 pessoas circularam pelos eventos paralelos e complementares no Rafain Palace Hotel & Convention, movimentando a economia local e gerando bons negócios.
Muitos dos participantes fizeram parte das 52 caravanas de agentes de viagem, 44 nacionais e 8 internacionais. Na Feira de Turismo e Negócios, em 187 estandes mais de mil marcas foram expostas, mostrando o que há de melhor em produtos e serviços turísticos (ou áreas correlatas) nacionais e internacionais. Para dar visibilidade a tudo isso, 250 jornalistas de turismo foram registrados no evento.
O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu confirmou mais uma vez o status de maior fórum científico do turismo nacional, com a presença de 1780 inscritos, entre professores e estudantes, representando 41 instituições de ensino de 18 estados brasileiros. Nesta edição, foram submetidos 285 trabalhos, com destaque para a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que foi a instituição responsável pelo maior número de aprovações.
Durante o Meeting de Turismo Rodoviário – O Sul é meu destino, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, apresentou uma iniciativa inédita para atração de turistas de todo o país. Trata-se da campanha “Vem pra Foz que o Pedágio é por nossa conta”. A medida vale para operadoras, agências de viagens e empresas de transporte turístico que comercializarem pacotes turísticos exclusivamente por ônibus, já a partir do mês de agosto. Mais de 20 hotéis e pousadas já aderiram à iniciativa. As agências de viagens, operadoras de turismo e empresas de transporte turístico de todo o país que comercializarem pacotes turísticos exclusivamente por ônibus, com hospedagem mínima de três diárias no hotel participante, terão o valor do pedágio pago pelo estabelecimento.
Os representantes das diversas entidades presentes aproveitaram a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para entregar uma carta pedindo apoio federal para a modernização do turismo rodoviário no país. As reivindicações são: estabelecer o fim do circuito fechado e a possibilidade de multiembarque no circuito turístico, o que permitirá a flexibilização das viagens de grupos de passageiros, de modo a dinamizar e ampliar o fluxo de turistas entre os destinos e a liberação do processo de venda de viagens turísticas por meio de plataformas tecnológicas, de forma a acompanhar a inovação mercadológica dos processos de negócios.
Já reconhecido como um evento responsável ambientalmente, durante o evento o Festival, juntamente com os seus parceiros, realizou um plantio simbólico no Bosque do Rafain, além da assinatura de uma carta de intenções do Movimento Junho Verde, que tem como objetivo chamar a atenção de toda a cadeia turística para as causas ambientais. Por meio do movimento, foi realizada a limpeza e plantio de mudas para a restauração do Rio Mimbi. Além disso, vários estabelecimentos da cidade estão “colorindo” as suas fachadas de verde.
A programação do Festival contou ainda com diversos eventos paralelos como Rodada de Negócios, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão MICE Cataratas, Hackatour Cataratas, Salão do Vinho Argentino, Arena Gastronômica, além de capacitações, visitas técnicas e eventos sociais.
Avanços do setor
Antes mesmo da abertura oficial do Festival das Cataratas, o evento serviu como palco para a celebração de importantes medidas para o impulsionamento do turismo. Na quarta-feira (12) pela manhã, o ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, juntamente com o governador Ratinho Junior, lançou o Programa Investe Turismo no Paraná.
A iniciativa, em parceria com o Sebrae, Paraná Turismo e Embratur, prevê investimentos em Foz que é uma das rotas turísticas contempladas. No mesmo dia, ocorreram a entrega do Centro de Atendimento ao Turista CAT 1 e a realização do 1º Simpósio da Ordem do Caminho de Santiago no Brasil – Experiências no Turismo Religioso.
Durante a solenidade de abertura, o ministro destacou que o País vive um novo momento no turismo, citando ações que impulsionam o setor, como a isenção do visto para que turistas de quatro países (Estados Unidos, Austrália, Japão e Canadá) visitem o Brasil. O vice-governador do Paraná, Darci Piana, lembrou de obras importantes que estão sendo realizadas na cidade como a construção da segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai.
14º Festival das Cataratas
O Festival das Cataratas é uma realização da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da De Angeli e patrocínio da Fecomércio, CNC e Fundo Iguaçu.
A embaixadora do Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu e o idealizador e coordenador geral do Festival das Cataratas, Paulo Angeli.
Vereador Brayner requer providências sobre imóveis públicos em situação de abandono
O cuidado com patrimônios públicos é prioridade para o parlamentar
Analisando a situação de imóveis em desuso no município, o vereador Jeferson Brayner (PRB) solicitou do Prefeito Municipal informações sobre os imóveis do município que estão em desuso e também informações quanto ao planejamento para o uso desses locais. Essa situação acaba tornando esses espaços inválidos, deteriorados pela ação do tempo, o que acarreta custos desnecessários ao município, com reformas e melhorias para a recuperação.
Na ordem do dia da sessão de quinta-feira (13), o requerimento foi debatido entre os vereadores, ocasião em que Jeferson abordou o problema. “Vemos muito desses espaços que estão sendo vandalizados, invadidos por pessoas.
Muitas secretarias estão sem condições para trabalhar, como a Secretaria de Esportes, por exemplo, que se tivesse um lugar melhor para trabalhar, tenho certeza que daria muito mais frutos, evitando prejuízos aos cofres do município”, argumentou.
Outro requerimento, também apresentado por Jeferson Brayner, solicita informações sobre o imóvel na Avenida Garibaldi, esquina com a Rua Angelim Favassa, no bairro Cidade Nova II, onde funcionava o posto de saúde do Cidade Nova.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=kl-reEV5eDs
Segundo o vereador, o imóvel encontra-se fechado há vários meses, o que acarreta na depredação e invasão por usuários de drogas e moradores de rua. O pedido do parlamentar é essencial para a preservação desses patrimônios públicos. (CMFI)
Acesse o site: www.jornaloautodromo.com.br
Saiba tudo sobre o esporte motor e noticias da região.
O abraço especial ao amigo “FABIO VIANA”, Investigador de Polícia da cidade de Foz do Iguaçu, qual sempre esta ligado nas noticias deste site.
Prefeito Chico Brasileiro investe em estrutura da prefeitura para atender ao público
Uma das principais ações do prefeito Chico Brasileiro foi a reforma e ampliação da sede do Protocolo Geral, este tem como diretor geral o servidor de carreira Gilmar Boita esta sendo reconstruído para em um espaço maior com mobiliário novo poder atender aos contribuintes, onde o conforto a eles e até mesmo uma área de trabalho melhor para os servidores, certamente resultara com mais agilidade e presteza aos munícipes.
A Coruja vai ser depenada em Foz.