Depenando a Coruja
Por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Conselho Tutelar recebeu Moção de Aplausos na Câmara de Foz
Conselheiros em mandato, os que já passaram pelo órgão e servidores compareceram na Câmara de Vereadores de Foz na sexta (8), onde receberam a homenagem proposta pelo vereador Jairo Cardoso que é ex-membro do Conselho II na região norte.
Este editor teve o prazer de estar presente como convidado, tendo em vista de ter estado por duas edições no Conselho I nos anos de 2001/04 e 2010/14, de onde fui afastado por uma maracutaia do Pato Donald. Após injustiça reparada, estou retornando depois de 8 anos.
Parabéns a Jairo Cardoso, conselheiros e colaboradores do órgão!
Assembleia Legislativa do Paraná aprova projeto de combate a furtos de cabos e fios
Os deputados aprovaram em redação final na sessão plenária desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Paraná, a proposta que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate a Furtos e Roubos de Cabos, Fios Metálicos, Geradores, Baterias, Transformadores e Placas Metálicas. Agora, o projeto de lei 452/2021 segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo.
O texto estabelece normas de funcionamento para as empresas que atuam na comercialização e reciclagem de material metálico em geral, ferrosos ou não ferrosos, denominado genericamente de sucata, cabendo atenção especial à prevenção e ao combate aos receptores de produtos obtidos de forma ilícita.
A proposição também determina que os ferros-velhos e assemelhados descritos no Art. 1º, desta Lei deverão preencher um cadastro, a ser encaminhado quadrimestralmente, ou sempre que solicitado, à Secretaria de Segurança Pública do Estado. Esses estabelecimentos, segundo projeto, também serão obrigados a emitir nota fiscal ou Termo de Responsabilidade Pessoal de entrada de mercadoria a cada operação de compra.
Ainda segundo a matéria, competirá ao Estado formular diretrizes que propiciem o aumento da efetiva fiscalização das empresas que comercializam as sucatas; exigir dos comerciantes de metais e baterias, classificados como sucatas, informação sobre a origem do produto que está sendo comprado ou vendido, entre outras ações.
O projeto também autoriza o Poder Executivo a firmar convênios com os municípios, empresas públicas e privadas, permissionárias, concessionárias e autorizadas de serviço público.
Conselho Regional de Medicina do Paraná, absolve médico iguaçuenseA Câmara de Ética e Julgamento III, julgou IMPROCEDENTE por unanimidade de votos a denuncia formulada contra o profissional médico Doutor Luiz José de Brito, dando a presente por encerrada.Drº Brito a Justiça sempre irá prevalecer, cedo ou tarde se manifestará. Parabéns!…
“Valei-me Santo Expedito”!
Policial Penal mata Guarda Municipal tesoureiro do PT em Foz
A intolerância política causou uma tragédia neste sábado, 9, em Foz do Iguaçu. Armado e aos gritos, o agente penitenciário federal, Jorge José da Rocha Guaranho, invadiu a festa de aniversário do guarda municipal Marcelo Arruda, e o matou com três tiros.
Arruda comemorava seus 50 anos, com pouco mais de 40 pessoas, em uma festa de aniversário temática do PT e do Lula na sede da Aresfi (atrás da antiga Cobal) em Foz do Iguaçu. Tudo ia bem até que Guaranho invadiu a festa gritando Bolsonaro, mito e xingamentos, sacou uma arma afirmando que mataria a todos na festa.
A mulher do algoz com um filho no carro gritava e pedia para sair do evento. Depois de uma rápida discussão, Guaranho saiu do evento e prometeu voltar para “uma chacina”. Quem estava na festa não deu muita atenção ao episódio, mas Marcelo Arruda com quase 30 anos de atuação na Guarda Municipal afirmou aos amigos: “vai que esse maluco volta, por via das dúvidas vou pegar minha arma no carro”.
Não deu outra, o bolsonarista voltou e executou o guarda municipal com três tiros. Mesmo ferido, Arruda conseguiu balear o agente penitenciário evitando a chacina anunciada pouco antes na festa.
Intolerância – O episódio mostra o clima de intolerância política que vem uma escalada crescente no país desde 2018, quando um professor foi morto em Salvador (BA) após ter declarado que votou no PT nas eleições presidenciais.
Marcelo Arruda era tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, foi candidato a vice-prefeito nas eleições de 2020 e diretor do sindicato municipal de servidores. Deixa a mulher e quatro filhos (uma filha de seis anos e um bebê de um ano). Ferido, seu algo foi internado em hospital da cidade.
“Uma situação de intolerância e falta de respeito. Eu e o Marcelo Arruda sempre pensamos de forma diferente e isso nos fez aprofundar nossa amizade com horas de conversa e debate sobre o entender o pensamento alheio, lamentável esta situação”, reagiu o publicitário Thiago Kodama nas redes sociais.
“Quando digo que as pessoas estão doentes e que a falta de respeito e diálogo é uma tragédia, alguns acham que é exagero. As pessoas estão se atacando por causa da política e agora sabemos que elas também jogam bombas e matam. Hoje eu perdi um dos meus melhores amigos”, disse o petista André Alliana.
Faltam pouco mais de 50 metros para a união do vão central da Ponte da Integração
Faltam apenas 53 metros para a conexão das duas margens da Ponte Internacional da Integração, entre o Brasil e o Paraguai, pelas cidades de Foz do Iguaçu e Presidente Franco, completando os 760 metros de extensão da passarela.
A informação foi repassada pelo assessor especial da Diretoria de Coordenação da margem paraguaia de Itaipu, Pánfilo Benítez. Ele mencionou que atualmente os trabalhos estão focados no lançamento do segmento 15 (que começou esta semana) no lado paraguaio da obra, e no segmento 17 do lado brasileiro. A obra já alcançou mais de 86% de conclusão.
Benítez informou ainda, que a união dos dois lados da passarela ocorreria antes do mês de setembro e a finalização da obra no último trimestre deste ano.
O diretor de Coordenação explicou que as aduelas são peças mistas pré-fabricadas (metal e betão) que vão moldar a futura via da ponte. A colocação destas estruturas começou em outubro de 2021, iniciando o chamado avanço livre na zona central da nova passagem fronteiriça. No total, devem ser colocadas 37 aduelas metálicas, 18 em cada margem do Rio Paraná e uma no centro, que unirá as duas extremidades).
Cada peça, pré-fabricada no canteiro de obras, tem peso de 95 toneladas e tamanho de 11,90 metros de comprimento e 19,90 de largura. A aduela de ligação terá 5,40 metros de comprimento e 19,90 metros de largura. Eles são integrados à superestrutura por meio de soldas especiais e apoiados pelos cabos de sustentação; além de ser complementado com concreto.
CHUPA PATO!…
E aquela bela senhora, qual foi abandonada pelo canalha mequetrefe que assumiu publicamente uma amante, esta dando show na cidade com um belo jardim para passeios no centro da cidade.
A Coruja será depenada em Foz.