Depenando a Coruja
Por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Com discurso pela cultura da paz, Presidente do TJ-PR é o mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu
Homenagem é reconhecimento pelo programa Moradia Legal, que regularizou mais de mil moradias no município
O Legislativo Iguaçuense entregou, em Sessão Solene nesta quinta-feira (03/11), o Título de Cidadão Honorário ao Desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná no biênio 2021/222, em atendimento ao Decreto Legislativo nº 13/2022.
A honraria foi proposta pelo Vereador Kalito Stoeckl (PSD), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município de Foz do Iguaçu, com o programa Moradia Legal, que tratou a regularização fundiária de diversas famílias da cidade.
Com um discurso pela cultura da paz e do ser humano no centro das decisões do Poder Judiciário, o presidente do TJ-PR se tornou o mais novo cidadão honorário da Terra das Cataratas.
Conduzida pelo Presidente da Câmara de Foz, vereador Ney Patrício (PSD), a cerimônia foi abrilhantada pela banda do 34º BIMEC, sob a regência do Tenente Nivaldo Queiroz. O proponente da honraria, vereador Kalito (PSD), destacou: “O que a gente tem de destacar é o impacto positivo que suas ações no Tribunal de Justiça fizeram para pelo menos mil famílias em Foz.
São famílias que aguardavam a regularização fundiária, o título e graças a esse trabalho foram regularizados. Eu trago mil abraços, mil agradecimentos das famílias que foram impactadas. Foz agradece de coração”.
Em Foz do Iguaçu o desembargador José Laurindo ajudou a regularizar mais de mil moradias no bairro Morumbi III, o que contribuiu com o município e foi um passo fundamental na garantia de dignidade dessa parcela da população.
O Promotor Luís Marcelo Mafra falou em nome do Ministério Público. “É muito fácil falar do desembargador José Laurindo. Foram centenas, senão milhares de famílias contempladas pelo programa do Tribunal. Se vossa excelência já era Iguaçuense de coração, agora o é por adoção legal”.
O Juiz Alexandre Calderari também fez uso da palavra: “como é bom uma cidade que está sendo vista com atenção. Quando ouvi falar do projeto da moradia, fiquei imaginando todas as dificuldades que iriam surgir. E uns meses depois já vimos as famílias beneficiadas”.
A 1ª secretária da Casa de Leis, vereadora Yasmin Hachem (MDB), fez a leitura do pergaminho que concedeu o Título de Cidadão Honorário de Foz, em atendimento ao decreto legislativo 13/2022. O chefe do cerimonial do Poder Executivo, André Guedes, fez a leitura da Comenda Grã-Cruz Ordem das Cataratas (em atendimento ao decreto nº 30.745/2022), honraria concedida pelo Executivo ao desembargador, na mesma oportunidade. Marcaram também presença na solenidade, os vereadores: Rogério Quadros (PTB), Edivaldo Alcântara (PTB), Anice Gazzaoui (PL), Jairo Cardoso (União), Cabo Cassol (Podemos), Alex Meyer (PP) e Galhardo (Republicanos).
Pronunciamento Prefeito Chico Brasileiro
“O TJ vem contribuindo muito para sociedade Iguaçuense. O Dr. José Laurindo, com sua simplicidade, está fazendo atos que vem engrandecendo Foz do Iguaçu. Quando o Poder Judiciário coloca toda sua instituição a serviço do povo, da cidadania, do bem-estar social, temos de reconhecer. O tribunal está presente em cada casa regularizada, cada sonho que se concretizou, de famílias que há mais de 40 anos tem posse, mas não tinham a regularização do imóvel”.
Pronunciamento do mais novo cidadão honorário de Foz
“É um momento de muita emoção, fico muito agradecido. Essa homenagem que compartilho com todos aqueles que atuam, principalmente, no poder judiciário, partilho também com servidores e todos os colaboradores que lá atuam. Priorizamos a gestão colaborativa, para buscar a solução de conflitos. Recebo com humildade a homenagem, que através da filosofia do Ubuntu, penso que juntos somos mais fortes. Colocamos sempre o ser humano como centro da justiça. E, a partir daí estabelecemos mais proximidade do judiciário com a comunidade. Estamos passando por um grande momento de conflituosidade, após a pandemia, tivemos guerra, polarização política, precisamos reconstruir a boa convivência através do diálogo. Estamos intolerantes, isso gera conflito e violência. É necessário que os homens públicos venham a construir uma cultura de paz”.
História de vida
Ele é nascido em Curitiba em 1960 e se formou Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Paraná, na turma de 1982. Após concurso, ele ingressou na magistratura, quando foi nomeado em 1989 juiz substituto da comarca de Telêmaco Borba. Em 1990 ele foi nomeado juiz de direito e judiciou nas comarcas de Ortigueira, Arapongas, Piraquara e Curitiba. Ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, ele foi promovido em 17 de maio de 2010.
José Laurindo é doutor em relações sociais pela Universidade Federal do Paraná, concluiu estágio em pós doutorado na Universidade de Roma. Na carreira acadêmica, ele é professor da Escola de Magistratura do Paraná, onde também atua como supervisor pedagógica. Ele também leciona no Curso de Mestrado da Universidade Paranaense (Unipar). O desembargador também é autor de livros e diversos artigos jurídicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Ele também é parecerista de artigos acadêmicos, palestrante e conferencista no Brasil e no Exterior.
Reni Pereira (PSB), já estaria articulando direção geral de Itaipu
Se vc acha que o resultado das eleições foi ruim para a Foz, comece a rezar que poderá piorar, pois uma Corujinha da capital nos informou que nosso ex-prefeito afastado do mandato pela Justiça após diversas denúncias o envolvendo em um grande esquema de corrupção da Operação Pecúlio, estaria já mobilizando alguns compartas com a intenção de ser novo DGB.
Com sua habilidade em grandes porcentagen$ de motivo$ de contentamento de amigos, certamente se dará bem no (des) governo dos PTralhas como Diretor Geral Brasileiro de Itaipu.
Imagine a briga de Reni e Requião, por tão polpuda TETONA, hein?
PS: Mesmo com afastamento do cargo de prefeito, prisão domiciliar, denúncias cabeludas de corrupção e de chefiar organização criminosa, Reni Clóvis de Souza Pereira segue como servidor de carreira da Receita Estadual, onde não teve abertura de nenhum PAD– Procedimento Administrativo Disciplinar pelas acusações de corrupção, mesmo do órgão que deveria fiscalizar e coibir isso, assim como do PSB- Partido Socialista Brasileiro vice do presidente eleito Lula.
Só falta começarem a dizer, que é por ser compadre de Ratinho Jr não existe processo.
Alunos do Foz Fazendo Arte participam de graduação de capoeira
130 crianças que participam da oficina nos residenciais Angatuba 1 e 2 participaram da cerimônia no último sábado, 29
O último sábado (29), foi especial para 130 crianças que frequentam as aulas de capoeira do Projeto Foz Fazendo Arte em diversas regiões da cidade. Elas participaram da primeira graduação na modalidade. A cerimônia foi realizada no Ginásio Costa Cavalcante.
As oficinas são ministradas nos residenciais Angatuba 1 e 2 (Três Lagoas), Associação de Moradores do Cohapar III e Centro de Convivência Darci Zanatta.
A arte-educadora do projeto em Três Lagoas, Keila Schmidt, conta que os pequenos ficaram emocionados com a titulação, após se dedicarem aos treinos semanais e ao aprendizado de um novo esporte.
“Começamos há pouco tempo e já obtivemos ótimos resultados. Eles estavam ansiosos para conquistarem a graduação e mostrar aos familiares o que aprenderam. São crianças que encontraram no esporte uma nova oportunidade”.
Resultados do Foz Fazendo Arte
O evento foi prestigiado pelo secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia, e o diretor-presidente da Fundação Cultural, responsável pela gestão do Foz Fazendo Arte, Juca Rodrigues.
“O Foz Fazendo Arte nasceu com esse intuito, para levar uma nova visão de mundo para as comunidades. O público que atendemos, de todas as idades, contam com profissionais competentes ensinando mais sobre arte e cultura. Eventos como esse só comprovam o bom caminho que estamos trilhando”, afirmou Juca.
No total, 320 pessoas participaram da graduação, entre crianças e adultos. As demais também participam de projetos sociais independentes, organizados pela Associação Capoeira Pedagógica (ACAPE) na sede da instituição e com alunos da Escola Alternativa.
“Valei-me Santo Expedito”!
Em clima de inverno e com diversas celebrações, Dia de Finados deve movimentar os cemitérios de Foz
Com clima atípico de inverno e diversas celebrações, o Dia de Finados deve movimentar os cinco cemitérios municipais de Foz do Iguaçu nesta quarta-feira (2). Os espaços públicos abrirão às 7h para receber o público, que poderá realizar suas homenagens aos entes queridos sepultados até às 19h.
Destaca o GDia que a principal recomendação é de que as pessoas utilizem álcool em gel e máscaras para evitar contaminações. Mesmo sem a obrigatoriedade dos itens de proteção, a intensa aglomeração de pessoas na data pode oferecer riscos, especialmente aos idosos e cidadãos com comorbidades. A previsão é de que pelos menos 25 mil pessoas visitem os cemitérios da fronteira amanhã.
Quem passar pelo Cemitério Ecumênico São João Batista, na região central; e Parque Iguaçu, no Jardim São Paulo; poderá aproveitar para checar a saúde. Serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e aplicação de vacinas estarão disponíveis de forma gratuita.
Para aqueles que ainda não compraram flores para enfeitar os túmulos, a orientação principal é de que evitem arranjos com pratos que possam acumular água, além de pétalas artificiais. O objetivo é impedir a procriação do mosquito Aedes aegypti, o principal transmissor do vírus da dengue.
Quem escolher arranjos artificiais não será impedido de realizar a homenagem, o material será removido posteriormente pela manutenção dos cemitérios para evitar problemas. Esta ação está prevista no decreto n° 21.422 de 27 de junho de 2012.
Missas
Neste dia 2 de novembro haverá missa no Cemitério do Jardim São Paulo às 8h, 9h, 15h, 16h30 e 17h. As celebrações serão realizadas pelas paróquias Nossa Senhora dos Navegantes e Anunciação do Senhor. No cemitério ecumênico São João Batista, no centro, a missa será realizada às 8h pela igreja matriz de mesmo nome.
Já no cemitério Parque Nacional a celebração será feita pela paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro poderá ser acompanhada a partir das 9h30. Também haverá missa às 15h e às 19h15 na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.
Para garantir a tranquilidade da população, equipes da Vigilância Sanitária, Secretaria da Fazenda, Guarda Municipal e Foztrans, estarão fazendo a fiscalização e segurança próximo aos cemitérios, assim como a orientação ao trabalho dos ambulantes que comercializarão flores e velas nos locais.
Feriado nacional
O Dia de Finados é feriado nacional, portando haverá alteração em alguns serviços públicos. Bancos, Correios e casas lotéricas estarão fechados nesta quarta-feira (2), retornando ao atendimento normal na quinta-feira (3).
As repartições públicas, Prefeitura Municipal, escolas e secretarias também não terão atendimento no dia 2. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospital Municipal continuarão atendendo de forma ininterrupta. Serviços de segurança também não sofrem alterações.
Os supermercados funcionarão normalmente, porém com horário reduzido, abrindo entre às 7h e às 20h. Lojas de rua estarão fechadas na quarta-feira, mas o atendimento volta ao normal na quinta-feira.
Os shoppings Catuai Palladium e Cataratas JL mantém o atendimento no feriado, porém em horário especial. As lojas de ambos os locais abrirão das 14h às 20h. A praça de alimentação do JL funcionará das 11h às 22, já a do Catuaí atenderá da 11h às 23h.
Os mesmos que agradeceram a Foz e ao Brasil pelas grandes obras.
A Coruja será depenada foi depenada pelo Ladrão no Brasil.