Brasileiros farão manifestação pela abertura da ponte na quarta. Morre o ex-presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Dr. Edival Ribeiro. Presidente do Paraguai considera o Brasil um perigo a saúde deles. Popeye e as memórias do Rio Paraná. Assista a entrevista! Usina de Itaipu reabre vertedouro para aumentar nível do rio e ajudar países vizinhos. Café na Passarela orientará sobre prevenção ao Covid-19.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

 

 

Brasileiros farão manifestação pela abertura da ponte na quarta

Comerciantes, mototaxitas, motoristas e guias de turismo, assim como proprietários e funcionários de lojas da Vila Portes e Jupira irão realizar um manifesto naquela região em prol da abertura da Ponte da Amizade.

Neste final de semana o presidente Mario Abdul Benitez, o Marito voltou a afirmar hoje (18), que não pretende abrir as fronteiras e escolas tão cedo.

Esta aí, mas uma ação descabida do Paraguai que muito depende do nosso Brasil.

 

 

 

 

PS: Silvio Moro Bom de lembrar quando as ambulâncias paraguaias cruzam com pacientes e vao bater nas portas das upas e hospital municipal, e ver quem eh a ameaça a saúde de quem.
O Paraguai eh a própria ameaça aos seus cidadãos…

 

 

 

 

Presidente do Paraguai considera o Brasil um perigo a saúde deles

Vemos que ele afirma que não abrirá a ponte.

Seria viável uma manifestação envolvendo Mototaxi, Táxi, Turismo, Perueiros e Comerciantes da Ponte (Vila Portes Jupira), com pedido de abertura da ponte.

A negativa deste Xiru, deveria fazer com que se impedisse a passagem e caminhões para aquele país por está ponte, já que o Brasil e um perigo a eles, então que não entre mais insumos, alimentos e outros.

Que fiquem sem os caminhões levar as coisas pra panelas deles. Aí queria ver, pois está fácil tudo indo do Brasil pra as mesas deles.  🔪💀

Lotavam as nossas UPAs e hospital por falta de saúde no Py, agora querem se achar.

 

 

 

 

Popeye e as memórias do Rio Paraná. Assista a entrevista!

As memória sde Moacir Zimermann fluem no ritmo das águas de um rio. Mais conhecido em Foz do Iguaçu como Popeye, o marinheiro e pescador aposentado de 65 anos cresceu à beira do Rio Paraná e tem histórias de cor para contar sobre cheias e secas desse gigante das águas.

Popeye nasceu em São Jorge do Oeste (PR) e aos 2 anos de idade chegou a Foz do Iguaçu. Fez cursos na Marinha, tornou-se marinheiro fluvial e piloto de barcos, destaca o H2Foz.

Foi aí que ganhou de turistas estrangeiros o apelido do personagem de quadrinhos criado em 1929 nas tirinhas de quadrinhos Thimble Theatre (Teatro em Miniatura), o Marinheiro Popeye.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=Xd1hg0NbniQ&feature=emb_logo

Na época, 1989, Moacir trabalhava de piloto de barco no Macuco Safari. A caracterização do personagem e a vida envolta nas águas lhe renderam até participação em filmes e gravações. (H2Foz)

Popai é marido da Tiana e pai de meu companheiro de pesca Alexandre Zimermann.

 

 

 

 

Usina de Itaipu reabre vertedouro para aumentar nível do rio e ajudar países vizinhos

Nível do Rio Paraná muito baixo prejudicava a navegação na hidrovia que liga regiões produtoras de soja do Paraguai e Argentina aos portos de Buenos Aires e Uruguai.

Depois de quase um ano fechado, a Itaipu voltou a abrir seu vertedouro. Desde os primeiros 40 minutos da madrugada desta segunda-feira, 18, a usina começou a liberar água para ajudar a aumentar o nível do Rio Paraná a jusante.

A medida vai possibilitar o escoamento da safra de grãos do Paraguai e da Argentina até o Porto de Paranaguá.

A longa estiagem prejudica a navegação no Rio Paraná, dificultando o transporte de grãos da Argentina e do Paraguai para os portos de Buenos Aires e do Uruguai. Sem essa operação de Itaipu, os países vizinhos teriam enormes prejuízos.

 

“Essa ajuda é para evitar um colapso na economia dos países vizinhos numa época de tantas dificuldades”, diz o general Joaquim Silva e Luna, diretor-geral brasileiro de Itaipu.

 

O vertimento inicial previsto deve durar 12 dias. Não haverá prejuízo para a produção da usina, já que a demanda solicitada à Itaipu continua baixa.

 

A Itaipu e a Defesa Civil alertam a população sobre o aumento da vazão. Nos últimos tempos, o rio, próximo à Ponte da Amizade, havia virado um roteiro de visitação para registros de fotos por causa da seca histórica.

 

Há mais de um mês, os governos brasileiro, paraguaio e argentino vêm negociando maior produção da usina de Itaipu, que havia sido reduzida em função do desaquecimento da economia.  (cabezanews)

 

 

 

 

Café na Passarela orientará sobre prevenção ao Covid-19

Além do tradicional kit de café será entregue aos pedestres kit de higiene e proteção


A Ecocataratas realizará nesta quarta-feira (20) mais uma edição do Café na Passarela, em alusão ao movimento Maio Amarelo que tem em 2020 o tema “Perceba o risco. Proteja a vida”. Este ano, a ação além de orientar sobre a importância de realizar a travessia da rodovia de forma segura, também irá conscientizar os pedestres e ciclistas sobre a importância do uso das máscaras individuais e higienização constante das mãos no combate à pandemia do Covid-19.

Além da concessionária, a ação contará com a participação da Policia Rodoviária Federal (PRF) e “a orientação é para aqueles que podem que fiquem em casa, mas a pessoa que precisa sair para que ela se proteja”, destaca Marcelo Belão, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecocataratas.

O Café na Passarela será realizado a partir das 07 horas, nos dispositivos localizados na BR-277 Km 345, em Guarapuava e no Km 584, em Cascavel e irá entregar aos participantes, além do tradicional kit de café da manhã, um kit de higiene contendo máscara, luvas descartáveis e álcool em gel 70%.

Para saber mais informações sobre a concessionária acesse o site www.ecocataratas.com.br, por meio do Twitter: @ecocataratas ou no Instagram: @ecocataratas_ acompanhe as nossas redes sociais e fique bem informado. Para entrar em contato com a concessionária ligue para o 0800 450 277.

Serviço:
Café na Passarela
Data
20 de maio (quarta-feira) às 07 horas
Locais: BR-277 Km 345, em Guarapuava e Km 584, em Cascavel (Trevo Cataratas)

 

 

 

                                                             “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

 

Morre o ex-presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Delegado Edival Antonio Ribeiro

Com atuação destacada como delegado e homem público, ele faleceu aos 79 anos.

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu lamenta o falecimento de Edival Antônio Ribeiro, ocorrido na noite da última quinta-feira, 14 de maio, no Hospital Costa Cavalcanti. Aos 79 anos, ele faleceu de causas naturais. Dr Edival, como era conhecido, foi Presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu de 01/01/1993 até 31/12/1994. Entre 1995 a 1996 ele foi o primeiro secretário da Mesa Diretora do Legislativo. Exerceu o mandato de vereador no período de 1993 a 1996. Na gestão do Ex-Prefeito Dobrandino da Silva, ele foi Chefe de Gabinete e Secretário de Segurança Pública na gestão do ex-prefeito Sâmis da Silva.

Dr Edival tornou-se conhecido no município também pela atuação como delegado, função na qual se aposentou, após 39 anos de serviços prestados. Chegou em Foz do Iguaçu como delegado Adjunto da Polícia Civil em 1983. Na Polícia, ele também atuou em municípios, como Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e outras cidades do Paraná. Dr Edival retornou para atuar na cidade de Foz do Iguaçu na década de 1990, quando também nas eleições de 1992 elegeu-se vereador do município.

O presidente da Câmara, Beni Rodrigues (PTB), disse que o Paraná perdeu um grande líder da segurança pública, personalidade honrada e querida por todos. “É com muita tristeza que recebemos essa notícia. Quero aqui deixar os meus pêsames a toda a família do glorioso e querido Dr Edival. Foi ex-vereador nessa casa de leis, presidente da Câmara e exerceu tanto a vida política quanto a profissão de delegado com muita dedicação, sabedoria e muita competência. Ganhou a amizade e admiração de todos. Pessoa honrada e trabalhadora. Que Deus conforte o coração de cada um dos familiares”, declarou Beni.

O 1º secretário da mesa diretora, vereador Elizeu Liberato (PL), também prestou condolências: “Lamentamos com pesar o falecimento do Dr. Edival, que foi Delegado Chefe da 6a SDP da Polícia Civil de Foz, vereador e Presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu e também Chefe de Gabinete da Prefeitura, atuando sempre com dedicação, diálogo e respeito com todos, contribuindo e realizando excelente trabalho em nossa cidade. Que Deus possa confortar os corações dos familiares e amigos nesse momento tão difícil pela perda de um ente querido”.

O ex-prefeito Dobrandino Gustavo da Silva declarou: “Eu lamento profundamente essa perda. O Dr Edival foi uma pessoa muita correta e ajudou muito a cidade. Uma liderança excelente, muito sério, bom delegado, pessoa admirável. Fico sentido pois ele prestou relevantes serviços para a comunidade e deixou um grande legado nessa cidade. Quero me solidarizar com a família nesse momento de tristeza”.

Grupo de Estudos dos Delegados de Polícia da Sexta Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu – PR foi batizado com seu nome: Delegado Edival Antônio Ribeiro, em homenagem aos serviços prestados pelo ex-Delegado Chefe da 6ª SDP. O velório e sepultamento acontecem na cidade de São Mateus do Sul (Paraná).

 

 

 

 

Acesse o site: www.jornaloautodromo.com.br

Saiba tudo sobre o esporte motor e noticias da região.

 

 

 

 

                E aVACA LOKAque se prepare, pois vem í mais umPAD seu na PMFI.

                                                    A Coruja vai ser depenada em Foz.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.