Prainha de Três Lagoas em Foz será reaberta oficialmente nesta quinta-feira (15). Ponte da Integração Brasil-Paraguai recebe primeiro teste de iluminação. UDC encerra ciclo de aulas de Doutorados com a presença do Diretor Geral da Itaipu Binacional.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

  

 

Prainha de Três Lagoas em Foz será reaberta oficialmente nesta quinta-feira (15)Terminal Turístico é mais uma opção de lazer para moradores e turistas que visitam Foz do Iguaçu; Prefeitura realizou melhorias e irá manter serviços de limpeza e segurança no local.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu vai reabrir, oficialmente, o Terminal Turístico de Três Lagoas nesta quinta-feira (15) para uso dos banhistas. O espaço, que está fechado desde o final da temporada de verão, recebeu melhorias em toda a área, com corte de grama, pinturas de meio fio e reparos nos banheiros e quiosques.

O anúncio da reabertura foi feito pelo secretário de Esportes e Lazer, Antônio Sapia. Segundo ele, uma empresa de manutenção foi contratada pelo município para manter os serviços de limpeza e segurança no local. Também haverá guarda-vidas, controlador de acesso e operador de máquina para cortes de grama e pequenos reparos.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública vai intensificar as rondas com viaturas da Guarda Municipal e empregar agentes patrimoniais para a segurança das instalações. O Corpo de Bombeiros também deve atuar na segurança dos banhistas durante a Operação Verão, que ocorre nas prainhas da região Oeste e no litoral do Estado.

De acordo com Antônio Sapia, a maior dificuldade do município está em conter o vandalismo no local. Ele pede o apoio dos moradores para que cuidem do bem público. “Sabemos que a grande maioria dos frequentadores são pessoas de bem. Famílias e amigos que aproveitam o espaço de lazer, especialmente nestes dias de temperaturas tão altas, mas infelizmente algumas pessoas depredam banheiros, quiosques, jogam lixo no local. Pedimos que todos colaborem para manter a prainha sempre limpa e bem cuidada”, disse.

 

  

 

Ponte da Integração Brasil-Paraguai recebe primeiro teste de iluminação. 

Esta etapa inclui apenas a instalação parcial de todas as luminárias que serão instaladas na nova ligação viária entre os dois países na região de Foz do Iguaçu.

A Ponte da Integração Paraguai-Brasil já impressiona na paisagem noturna da Tríplice Fronteira. Esta semana começaram os testes do sistema de iluminação que permite apreciar a estrada da passagem de fronteira à noite.

Esta etapa inclui apenas a instalação parcial de todas as luminárias que serão instaladas na nova ligação viária entre os dois países na região de Foz do Iguaçu.

A Ponte da Integração, empreendimento financiado pela Itaipu Binacional, está prestes a ser inaugurada. Quanto aos detalhes do sistema de iluminação, até o momento foram colocados 56 postes ao longo do tabuleiro.

Cada coluna possui dois níveis de instalação da luminária; a superior para iluminação da via (veicular) e a inferior para a calçada de pedestres. Tudo com tecnologia LED.

Além dessas obras, também foi realizado o tensionamento dos tirantes, como ajuste final da tensão desses componentes, conforme explica o engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação de Itaipu, Margem Direita.

De acordo com ele, os trabalhos de asfaltamento da estrada por onde irão circular brevemente as viaturas já foram concluídos.

Quanto ao andamento geral das obras, Benítez sustentou que estão em boa fase nesta última etapa prevista. Ele mencionou que já foi iniciada a instalação das grades de segurança e também foi realizado o teste de carga, teste de vital importância que determina o bom funcionamento da estrutura.

A Ponte da Integração, obra realizada pelos governos do Paraguai e do Brasil, marca a segunda ponte internacional entre os dois países, após 57 anos da qualificação da Ponte da Amizade.

A obra executada pela Binacional é do tipo misto (concreto e metal) estaiada, tem 760 metros de extensão, com pilares principais de 180 metros de altura e um vão central (espaço entre os dois pilares por onde passa o leito do rio). navegação do rio) de 470 metros de largura e mais de 60 metros de altura sobre cheias máximas de água.

 

 

                                                      “Valei-me Santo Expedito”!

 

  

 

Após diplomação, Lula cai no samba com Kakay

O advogado cedeu sua casa, em área nobre de Brasília, após um pedido do presidente eleito. A lista de convidados ficou por conta da futura primeira-dama, Janja.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi comemorar sua diplomação na casa do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay (foto), ao lado presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes, ao som de muito samba.

Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin chegaram à confraternização, realizada na residência de Kakay, localizada numa área nobre de Brasília, logo após o fim da cerimônia de diplomação, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (12), no TSE.

Kakay cedeu sua casa à pedido de Lula e a lista de convidados ficou por conta da futura primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja.

Além de Moraes, marcaram presença os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandovski Dias Toffoli; o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o futuro ministro da Defesa, José Múcio e o atual governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa.

 

  

 

UDC encerra ciclo de aulas de Doutorados com a presença do Diretor Geral da Itaipu Binacional.

A Reitoria do Centro Universitário UDC recebeu o Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional Almirante Anatalicio Risden Junior, que ministrou uma palestra aos alunos das turmas de Doutorado Interinstitucional da UDC com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, de Direito e Administração de Empresas.

O encontro marcou o encerramento do ciclo de aulas das duas turmas. Vale lembrar que essas turmas ocorrem como um espelho das turmas de São Paulo e são uma exclusividade da UDC.

Ou seja, só existe uma turma do Doutorado Interinstitucional UDC/MACKENZIE em Direito, em São Paulo e uma turma do Doutorado em Foz do Iguaçu, da mesma forma que só existe uma turma de Doutorado Interinstitucional em Administração de Empresas em São Paulo e uma na UDC, em nossa região.

O DGB de Itaipu apresentou dados de sua gestão na binacional, além de exemplos de sua vivência ao longo de sua vasta carreira como gestor em diversas áreas. “Hoje o que me traz satisfação é levar às outras pessoas as minhas experiências de vida, experiências profissionais. Espero que eu tenha transmitido aos alunos, que estão em nível de Doutorado e que vão fazer a diferença lá na frente. Que eu tenha acrescentado algum ponto para a vida e para a parte profissional deles”. Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional Almirante Anatalicio Risden Junior.

“É sempre uma honra receber o Almirante. Sempre uma aula em que aprendo algo novo. Um belo estímulo aos nossos doutorandos”. Reitora Professora Rosicler Hauagge do Prado.

“O desenvolvimento acelerado de nossa região ficou evidente com a gestão do Almirante Risden Junior. É um excelente tempo de troca para nossos alunos de Doutorado”. Vice-reitor Dr. Acir Amilto do Prado.

O Pró-reitor Prof. Dr. Fábio Prado falou da importância do momento. “Encerramos o ciclo das aulas de um auge acadêmico da nossa instituição, nas duas turmas de Doutorado junto com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foram muitos anos de planejamento para chegar até esse ponto, que não termina, ainda faltam as teses”.

E salientou a força do DGB para o mundo acadêmico. “O Almirante é acadêmico, ele fez o Doutorado, sabe o processo de fazer a graduação, mestrado com a dissertação, o doutorado com a tese. Ele sabe todas as etapas, a escalada de uma vida acadêmica, uma pessoa muito importante para nossa região, esse é um momento feliz junto com a Mackenzie”.

 

 

A Coruja será depenada pelo Ladrão no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.