Audiência com Lingua de Sogra ou de Trapo, será amanhã. Justiça inicia 2ª fase de audiências de testemunhas da Operação Pecúlio. População espera renovação na Câmara com os novos eleitos. Feira do Livro supera expectativa de público e vendas. Em dez dias, o evento literário promoveu lançamentos de livros e apresentações artísticas para a comunidade. Vereador eleito agradecendo aos votos. PARTICIPE DO #CATARATASDAY2016, PARA HOMENAGEAR AS CATARATAS E A BIODIVERSIDADE.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

 

 

Audiência com Lingua de Sogra ou de Trapo, será amanhã (8).

O mequetrefe asqueroso tem por habito falar pelos cotovelos, de que este editor foge de audiências, com este idoso.

 LT

Então vou registrar que na semana passada, liguei para o fone celular do Oficial de Justiça Ewerton com o qual combinei horário para que eu desse ciência a uma intimação de audiência com o vulgo Lingua, um tal Helio Lucas, qual não vou perder uma das poucas oportunidades de olhar a cara do energúmeno.

 

Vou aproveitar para mostrar minha imagem de como estou bem, embora não faltasse vontade de me ver mendigando na prefeitura após a manobra baixa, sorrateira e politiqueira armada pelo Paulo “Pato” Donald seu guri de ferro Ruberlei e o ex-cassado Edilio Dall’Agnol que será novamente. Cão com sarna

Sempre digo que meu nome não é osso para andar na boca de cachorro, mas como um certo cão sarnento não deixa de citá-lo, também vou aproveitar para mostrar minha nova caminhonete.

Sabado conversei com Carlos Budel, uma pessoa muito querida.

 

.

 

Justiça inicia 2ª fase de audiências de testemunhas da Operação Pecúlio

Devem ser ouvidas 75 pessoas entre segunda-feira (5) e 16 de setembro. Nesta fase, serão ouvidas testemunhas de defesa dos réus da investigação.

O juiz federal Pedro Carvalho Aguirre Filho começa a ouvir depoimentos de testemunhas de defesa de réus da Operação Pecúlio, que investiga um esquema de corrupção na Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, a partir de segunda-feira (5).

Devem ser ouvidas 75 pessoas nesta segunda fase de depoimentos da ação penal. Os depoimentos seguem até 16 de setembro.

primeira fase de depoimentos foi realizada entre 15 e 23 de agosto. Foram ouvidas cerca de 250 pessoas, parte testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público Federal (MPF) e parte testemunhas de defesa de oito réus. Na ocasião duas pessoas foram dispensadas porque ouviram o depoimento que cada uma prestou, o que é proibido.

Em função da quantidade de pessoas que acompanham as audiências, as sessões desta segunda fase continuarão a ser realizadas no auditório da Polícia Federal, também a partir das 13h.

 

Na segunda-feira estão previstos os depoimentos de testemunhas dos ex-secretários de Saúde de Foz, Charlles Bortolo e Gilber da Trindade Ribeiro, e da ex-diretora de Saúde Marili Terezinha Telles.

Na terça-feira (6), devem ser ouvidas testemunhas de Luiz Carlos Alves, Melquizedeque da Silva Ferreira Correa de Souza, Valter Martin Schoroeder e Cristiano Fure da França.

Desde que foi deflagrada a Operação Pecúlio, onze pessoas – empresários, servidores, ex-secretários e ex-diretores – permanecem presas, entre elas o prefeito afastado Reni Pereira (PSB), apontado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal como o líder do suposto esquema para o desvio de recursos públicos por meio de fraudes em licitações para obras e serviços de saúde no município.

Dos 85 réus na ação penal, 78 tiveram o pedido de absolvição sumária negado pela Justiça Federal. Outros sete que integravam o grupo inicial de 85 réus tiveram os processos separados.

Pecúlio

A primeira fase da Operação Pecúlio foi deflagrada no dia 19 de abril e já conta com quatro etapas. Na última, o alvo foi o prefeito Reni Pereira, que cumpre prisão domiciliar desde o dia 14 de julho. Por conta do foro privilegiado, a ação envolvendo Reni corre no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS).

Na conclusão do inquérito, o delegado federal Fabio Tamura reforçou que as irregularidades eram “capitaneadas” pelo prefeito e que “as pessoas cujas condutas foram investigadas agiam de forma associada, compondo uma complexa organização criminosa, estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagens de natureza econômica e pessoal, mediante a prática de graves infrações penais”.

Ainda segundo o apurado pela PF, o esquema instalado na prefeitura se ramificava por diversas secretarias “por meio de nomeações de integrantes do grupo criminoso em cargos de comando”.

As investigações tiveram início em 2014. E, um levantamento prévio feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) aponta que os prejuízos com os desvios de verbas públicas passam de R$ 4 milhões. Valor equivalente deve ser ressarcido por quatro empreiteiros que fizeram acordos de delação premiada com o MPF. O dinheiro deve ser devolvido no prazo máximo de três anos e destinado ao Hospital Municipal de Foz do Iguaçu.

Os réus respondem, entre outros, pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa, fraude em licitações e coação. No total, sete fizeram acordo de delação premiada e respondem em liberdade.                                                              (G1.com) 

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/foz-do-iguacu/v/reus-da-peculio-sao-ouvidos-pela-justica-federal/5431644/

Ainda digo que ira faltar cadeia nesta cidade;

 

 

 

 

 Santo Expedito                                                              “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

 

 

População espera renovação na Câmara com os novos eleitos

Os eleitores de Foz buscaram a renovação do quadro legislativo com 8 novos vereadores, quais representam 80% dos votos validos. camara-de-foz

Diante disso vemos que o clamor popular trouxe novos representantes, esperando ainda uma Câmara de Vereadores sem os atuais vícios e com responsabilidade e respeito pelo dinheiro público.

 

Podemos esperar a candidatura de Nanci Rafain do grupo do Paulo “Pato Donald”, qual nada tenho contra a mesma ou sua trajetória política, mas tenho que alertar aos 08 novos Edis que ela não é nova e sim REELEITA na continuidade de um legislativo vicioso, que não responde as expectativas dos eleitores destes novos.

 

O Poder Legislativo recebeu 2/3 dos vereadores em primeiro mandato, quais tem por dever e respeito a seus eleitores fazer a renovação com uma mesa diretora e sua presidência com vereadores comprometidos com a cidade, o povo e o erário.

Não se tornem fraudes eleitorais, para os que lhes deram o voto;

 

 

 

 

PARTICIPE DO #CATARATASDAY2016, PARA HOMENAGEAR AS CATARATAS E A BIODIVERSIDADE .

 

São duas ações: postagem de fotos e vídeos nas redes sociais e, para quem mora em Foz do Iguaçu e região, selfies nas Cataratas, no dia 11. Sempre com a hashtag #CataratasDay2016

cataratas

O Dia das Cataratas está chegando. No dia 11 de novembro, compartilhe com seus amigos e familiares, nas mídias sociais, fotos e vídeos da experiência de visitar as Cataratas do Iguaçu, utilizando sempre a hashtag CataratasDay2016. Esta é uma das ações promovidas pelo Brasil e Argentina para marcar a data em que, há cinco anos, as Cataratas do Iguaçu foram consagradas como uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza.

Outra ação é para quem mora em Foz do Iguaçu e região ou vai visitar as Cataratas no dia 11. Todos podem participar da postagem de selfies, em locais preparados para isso no Parque Nacional do Iguaçu. O Cataratas Day, que já está na terceira edição, tem como tema, este ano, “Celebre a Biodiversidade”, para valorizar a riqueza natural do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil e na Argentina.

“É um ecossistema riquíssimo que cerca e protege as Cataratas”, explicou Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social de Itaipu e coordenador do comitê brasileiro Vote Cataratas, que atuou no lado brasileiro pela eleição do atrativo no concurso promovido pela fundação suíça New Seven Wonders. Do lado argentino, a campanha foi desenvolvida pelo comitê Voto Cataratas.

Este ano, a meta é atingir, pelas mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus, Youtube, Flickr, Tumblr) e também pela mídia convencional mais de 100 milhões de pessoas, ante 77 milhões na edição do ano passado. A previsão é que haverá 10 mil postagens sobre o evento, enquanto no ano passado foram quase 6.500. Quanto aos selfies, a campanha pretende chegar a 5 mil, ante 2.800 em 2015.

Para os selfies, haverá cartazes especiais, sempre com a hashtag #CataratasDay2016. No dia 11, o Parque Nacional do Iguaçu não cobrará ingresso dos moradores de Foz do Iguaçu e região que forem fazer selfies nas Cataratas. E, para facilitar ainda mais, haverá ônibus gratuitos para levar os moradores ao parque. Serão 50 ônibus à disposição, como informou Gilmar Piolla, com dois horários de saída (8h e 14h), de seis locais da cidade: Terminal de Transporte Urbano (TTU), Gramadão da Vila A, Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu, Praça da Bíblia, Parque do Remador e em frente à Uniamérica, na Avenida das Cataratas.

No lado argentino, segundo Marcelo Almada, coordenador local do comitê Voto Cataratas, haverá uma programação diferente, com eleição da Rainha das Cataratas, desfile de modelos e apresentação de grupos musicais. Os turistas terão descontos especiais nos hotéis e estabelecimentos gastronômicos. Para Almada, o Cataratas Day é “uma oportunidade única de divulgar o destino que a Argentina compartilha com o Brasil”.

O #Cataratas Day “é uma forma de manter sempre viva a conquista das Cataratas na mente das pessoas, além de reafirmar a importância de se preservar o patrimônio natural”, disse Gilmar Piolla. Segundo ele, esse foi um dos compromissos assumidos com a Fundação New Seven Wonders mesmo antes de se ter o resultado da eleição.

Em 2015, o evento mobilizou mais de 70 milhões de pessoas nas redes sociais e nas mídias convencionais. Foram feitas 2.800 selfies, em um total de 6.245 postagens com a hashtag do evento, além de 176 matérias em jornais e emissoras de tevê.                        (PMFI-AMN)

 

.

.

Chico_Dep

                                                                  “E o Autódromo de Foz?”…

 

 

 

 

 

Feira do Livro supera expectativa de público e vendas. Em dez dias, o evento literário promoveu lançamentos de livros e apresentações artísticas para a comunidade.

marcio-queiroz-convergencia-de-ideias-e-objetivos-resultou-em-grande-evento-foto-adriana-cardosoA 12ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu foi encerrada domingo, 6, superando as expectativas de público e venda de publicações. Durante dez dias, foram 35 lançamentos de livros e debates sobre as obras e 50 apresentações culturais gratuitas, abrangendo teatro, circo, contação de histórias, música e culturas populares. Este ano, a feira literária destacou os escritores e artistas iguçuenses, com a programação voltada para os talentos da cidade. 

Nos 23 estandes instalados na feira, a população pôde adquirir livros comercializados a baixo custo e receber informações sobre cursos e atividades mantidas por universidades, escolas técnicas e entidades sociais. Um diferencial desta edição da Feira do Livro foi o grande número de turistas que visitaram o evento, realizado no Shopping Catuaí Palladium, espaço integrado ao corredor turístico da região trinacional.

O presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Perci Lima, destaca os resultados da Feira do Livro. “Estamos muito satisfeitos por ter realizado a feira, nosso principal evento cultural. Com pouco dinheiro, fizemos uma programação que agradou ao público e trouxe resultados para livreiros e expositores”, assinala. “Demonstramos ser possível realizar uma feira literária com escritores e artistas locais, valorizando os talentos e a identidade da cidade”, avalia.  

O superintendente do Shopping Catuaí Palladium, Francisco Cartaxo Junior, ressalta a importância da feira para a população. “Em nosso conceito, o shopping é um centro social, por isso ficamos felizes por poder contribuir para a realização deste evento literário e cultural tradicional para Foz do Iguaçu”, expõe. “Recebemos uma grande quantidade de pessoas durante a feira, inclusive, públicos que antes não frequentavam o espaço”, revela. 

Parceira e diversidade 

O diretor de cultura da Fundação Cultural e coordenador da 12ª Feira do Livro, Márcio Vitor Queiroz, destaca as parcerias somadas para a produção do evento.  “Este ano, solidificamos as parcerias com instituições públicas e privadas, universidades, editoras e livrarias para além do apoio à logística e dos investimentos econômicos. Tudo fluiu muito bem e essa convergência de ideias e objetivos resultou em um grande evento para a comunidade”, reflete. 

Queiroz também destaca a diversidade do público que prestigiou o evento e a variedade de atividades oferecidas gratuitamente para o população. “A integração entre turistas e moradores da cidade foi um diferencial desta edição da Feira do Livro”, informa. “A adesão da comunidade também permitiu a organização de uma agenda com muitos atrativos culturais, fomentando a literatura e as expressões artísticas locais”, complementa. 

Venda de livros 

Livros a partir de R$ 1, publicações novas e usadas, lançamentos, raridades, obras clássicas. Na 12ª Feira do Livro, os leitores puderam atualizar seus acervos escolhendo entre as milhares de obras vendidas a preços acessíveis. Proprietário da Livraria Sebo Cultural, o livreiro Carlos Rosotti faz um balanço positivo do evento e das vendas, ressaltando a parceria entre o Núcleo de Livrarias da Acifi, Fundação Cultural, Fundo Iguaçu e outras entidades. 

“A feira foi positiva e o resultado das vendas foi acima da expectativa, considerando as circunstâncias relacionadas à edição deste ano, que contou com menos recursos”, destaca Rosotti. “Ter realizado a feira significa que o ciclo não foi quebrado e o evento segue acontecendo todos os anos. Agora vamos trabalhar a próxima feira, definindo o conceito e pleiteando recursos no orçamento municipal específicos para o evento”, aponta.

População aprova a Feira do Livro 

Presente em lançamentos de livros, nas atrações artísticas ou em visitas aos estantes, a população aprovou a edição da festa literária. Devoradora de livros, Reinalda Fritzen explicou seu sentimento em relação à Feira do Livro. “Maravilhosa. O livro é uma fonte de sabedoria. Todos os livros têm algo a nos ensinar. Ao ler, você constrói a sua própria história”, revela. “O evento e ótimo, podemos aproveitar e ver a diversidade literária. Comprei diversos livros, sai de sacola cheia, disse Marizete Casarin.

“Adoro visitar a Feira do Livro e buscar edições infantis, aqui sempre encontramos tudo o que precisamos”, diz a leitora Eva Peng. “Visitei praticamente todas as edições da feira, pois sempre encontro variedades da literatura, diz Waleska Chichoski, conta a estudante de 19 anos. “É a primeira vez que venho à Feira do Livro. Gosto de literatura americana, filosofia alemã e brasileira. Aqui podemos encontrar de tudo”, explica Alexandre Kammer, estudante de 17 anos.    (Fundação Cultural)

.

.

Vereador eleito agradecendo aos votos;

No domingo por volta das 21h no jardim São Paulo, me deparei com o servidor público estadual do quadro da Polícia Civil Rogério Quadros, qual estava pela rua Monsenhor Guilherme conversando com diversos moradores e agradecendo por votos recebidos. rogerio-quadros

Já um outro candidato a vereador que não se elegeu e não pagou as contas, como é primeiro suplente irá ter problemas. Vai achar sarna pra se coçar.

 

 

 

                             E aquele vereador do GATO de LUZ, vai ser cassado ou não? gato_preto                           A Coruja de uns vereadorzinhos ainda será depenada em Foz.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.