Depenando a Coruja
por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Dona Carol Dedonatti, a protetora de animais começou mal hein?
Tá causando rebuliço por que chegou com o discurso de NOVA POLÍTICA, mas ANTES de assumir já tá mostrando que de nova só tem a figura, por que a causa é antiga (proteção animal), o “jeitinho“ de nomear amigos é o mesmo (sim tá causando prejuízo pro erário dona Carol), a forma de lidar com a repercussão é a mesma!!!
NAO É CULPA DELA SE A CÂMARA QUIS NOMEAR SEU ASPONE ANTES DELA ASSUMIR, NÉ, NAO?
Afinal de contas, outros já fizeram… MAS VC NAO ERA A NOVA POLÍTICA? Ou o discurso só vale pros outros? (Resistência24hs)
Os cachorrinhos e gatinhos amanheceram com vergonha em Foz.
Sindicato anuncia paralisação de ônibus em Foz do Iguaçu (PR)
O Sitrofi (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário) anunciou uma paralisação de ônibus em Foz do Iguaçu, no Paraná, para esta terça-feira, 15 de dezembro de 2020.
A categoria informou à imprensa local que os motoristas vão cruzar os braços a partir das 8h. No horário, os veículos do transporte coletivo começariam a chegar ao TTU (Terminal de Transporte Urbano).
A categoria protesta contra o atraso no pagamento dos salários, do vale-alimentação, do 13° salário e pele a volta dos cobradores nas linhas mais movimentadas. O sindicato também é contra a intervenção no transporte coletivo.
VÍDEO: Prefeitura de Foz de Iguaçu (PR) decreta intervenção no sistema de transporte coletivo
Ao Portal da Cidade, o presidente do sindicato, Dilto Vitorassi, afirmou que não há garantia de que os serviços sejam retomados nos horários de maior procura, como meio-dia e final da tarde. Uma assembleia no próprio TTU no final da manhã vai decidir sobre esse ponto especificamente.
CRÉDITO PARA CUSTEAR TRANSPORTE COLETIVO
Em nota, a Prefeitura informou que enviou à Câmara um pedido de crédito para custear o déficit do sistema no período da intervenção, incluindo o 13º salário dos trabalhadores.
Confira a nota, na íntegra:
Tendo em vista o anúncio de paralisação do transporte coletivo pelo sindicato da categoria, previsto para esta terça-feira (15), o Governo Municipal de Foz do Iguaçu informa que desde o início da intervenção, no dia 2 de dezembro, o município já colocou em circulação 5 novos ônibus, contratou 7 novos motoristas e ampliou 15 horários de linhas.
O acompanhamento das linhas, com relação à ocupação dos ônibus, também é feito diariamente, a fim de ajustar a quantidade de veículos conforme a demanda de cada região.
Além de melhorar a qualidade do transporte para os usuários, o município está garantindo o pagamento dos salários dos trabalhadores e já colocou em dia 100% do vale alimentação deste mês para a empresa Cidade Verde e 70% para os trabalhadores da empresa Transbalan, com o compromisso de garantir os demais 30% até sexta-feira, 18 de dezembro.
O Governo Municipal enviará hoje à tarde para a Câmara de Vereadores um projeto de lei para aprovação de um crédito que irá custear o déficit do sistema no período da intervenção, incluindo o 13º salário dos trabalhadores. O prefeito Chico Brasileiro também assegurou que cinco novos ônibus serão colocados em circulação nos próximos dias.
A intervenção foi decretada por até 180 dias devido ao descumprimento do Consórcio Sorriso de suas obrigações tributárias, previdenciárias, trabalhistas, além da deficiência na qualidade da prestação do serviço. (Diário do Transporte)
“Valei-me Santo Expedito”!
Integralidade a policiais pode ser promulgada neste ano
Por unanimidade dos votos da Assembleia Legislativa, foi aprovado nesta terça-feira, 15, em segunda votação o substitutivo geral à Proposta de Emenda à Constituição 2/2020 criando uma alternativa aos servidores civis da segurança pública para que possam se aposentar com direito à paridade e integralidade. A redação final da proposta será submetida a uma votação simbólica nesta quarta-feira, 16, e estará apta a ser promulgada pelo Legislativo paranaense.
“Esta foi uma grande vitória porque cria as condições para que o servidor civil da segurança tenha a opção de garantir um tratamento isonômico com os servidores da Polícia Militar, que são regidos por legislação federal”, afirmou o deputado Delegado Recalcatti (PSD), membro da Comissão Especial e autor da única emenda aprovada no parecer final, emitido pelo deputado Tiago Amaral (PSB).
Pelo texto original do governo estadual, o direito à paridade e integralidade seria concedido caso o servidor optasse por trabalhar cinco anos a mais abrindo mão do recebimento do abono permanência. Delegado Recalcatti propôs a substituição desse prazo por “mais cinco anos de contribuição”. “Dessa forma, o que passa a contar é o tempo de contribuição, incluindo o período de contribuição anterior ao ingresso no serviço público”, explicou.
Delegado Recalcatti esclareceu ainda que o acréscimo dos cinco anos de contribuição se trata de uma alternativa para o servidor público da segurança pública, que, se for o seu desejo, poderá se aposentar pelas regras aprovadas no ano passado durante a Reforma Estadual da Previdência. Os termos da PEC começaram a ser discutidos ainda em 2019, ainda quando tramitava a proposta da Reforma.
Na época, Delegado Recalcatti apresentou uma Emenda para assegurar a paridade e integralidade aos servidores da segurança. Durante a votação, porém, a proposta foi rejeitada. De tanto insistir, o tema passou a ser discutido diretamente com o então vice-líder do governo, deputado Tiago Amaral.
Foram realizadas diversas reuniões com Delegado Recalcatti, assessores jurídicos, diretores da Paranaprevidência, membros da Casa Civil e o delegado geral da Polícia Civil, Silvio Rockembach. Depois de muitas tratativas e envolvimento de outros parlamentares, a PEC foi finalmente apresentada pelo governo em maio deste ano.
A PEC aprovada alterou dispositivos da Emenda Constitucional 45, de 4 de dezembro de 2019, que reformulou as regras da previdência social do Estado. O texto estabelece que os profissionais que ingressarem na carreira entre 31 de dezembro de 2003 e 4 de dezembro de 2019 terão o direito a receber o valor integral da remuneração do cargo efetivo em que se der a aposentadoria caso optem por contribuir por mais cinco anos no exercício da atividade profissional sem o recebimento de abono de permanência.
Prêmio Gestor Público – Santa Terezinha de Itaipu é premiada em programas de apoio e incentivo ao produtor rural
A honraria, motivo de orgulho para a o município, acontece pelo oitavo ano consecutivo
Santa Terezinha de Itaipu foi reconhecida mais uma vez entre os municípios do Paraná, pelo trabalho de excelência que vem realizando, com destaque aos projetos de inovação.
Na tarde de hoje (10), o prefeito Cláudio Eberhard foi premiado nos programas de apoio e incentivo ao produtor rural, com o Certificado de Reconhecimento emitido na 8ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná 2020, transmitido ao vivo, em sessão virtual do plenário da Câmara de Vereadores de Curitiba, via canal Youtube.
Neste ano, a comissão julgadora premiou 43 projetos que trouxeram inovação na gestão pública e que melhoraram a qualidade de vida dos paranaenses, como é o caso de Santa Terezinha de Itaipu, que desenvolveu por meio da secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, quatro programas de apoio ao produtor rural, incentivando dessa maneira a permanência do homem no campo. São eles: Programa de Atendimento aos Pequenos Produtores Rurais (Promer-solo), Programa de Distribuição de Insumos Agrícolas a Pequenos Produtores Rurais (Produza), Programa de Incentivo a Piscicultura (Pró-peixe) e o Programa de Apoio à Pequenos Pecuaristas e Melhoramento Genético (Progen).
A honraria, é motivo de orgulho para o prefeito Cláudio Eberhard, que no oitavo ano consecutivo recebe em nome de Santa Terezinha, o reconhecimento pela gestão municipal, pautada na qualidade de vida dos itaipuenses.
O Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal que visa incentivar e premiar as boas práticas da gestão pública.
Para Laerzio Chiesorin Junior, coordenador geral do prêmio, 2020 foi um ano desafiador para os prefeitos que mesmo assim conseguiram inovar e empreender não olhando para os riscos do momento.
O desafio para os gestores municipais no próximo ano é colocar em prática políticas públicas que promovam a dignidade humana e o bem social das famílias. O tema da 9ª edição do prêmio gestor 2021 será “Assistência Social”.
Tem certo deputado, que esta prestes a fazer com os iguaçuenses o que fez com seu partido em Foz. O povo já esta vermelho de raiva.
A Coruja será depenada em Foz.