Depenando a Coruja
por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Skyber foi patrocinadora do Gold Driver em Balneário Camboriú-SC
No sábado (26/6), aconteceu no Speedway Park o Desafio de Arrancada de Carros Super Esportivos reunindo participantes de toda América Latina.
A Skyber Proteção Veicular Inteligente, foi a patrocinadora oficial do evento que teve a duração de 03 dias no parque de eventos esportivos.
A Skyber tem como representante no Paraná o consultor de seguros e jornalista Oliveirinha, que esteve apresentando o projeto do VELOFOZ – Pista de Arrancada multiuso, sendo firmado uma edição de evento em Foz.
Foi muito gratificante ver Foz, estar sendo conhecida por mais esta obra.
Covid-19 em Foz: Secretaria de Saúde reorganiza sistema de atendimento primário para casos de Covid-19
A partir de segunda-feira (05), o sistema de atendimentos a casos de Covid-19 em Foz do Iguaçu passa por uma reorganização. Quatro das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estavam realizando atendimento exclusivo para casos sintomáticos respiratórios retomam os atendimentos normais. Dessas, apenas a UBS 24 horas Padre Ítalo, no Porto Meira, seguirá atendendo pacientes com sintomas da doença.
As unidades da Vila C Velha, Lagoa Dourada, Jardim São Paulo I e Vila Yolanda irão se integrar às demais UBSs da cidade na campanha de imunização contra o coronavírus, que entre julho e agosto deverá aplicar 52 mil vacinas de segunda dose.
Outra mudança anunciada pela Secretaria de Saúde é em relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Morumbi, que deixa de atender somente casos confirmados e volta a atender também os casos sintomáticos, assim como a UBS 24h do Porto Meira. Nas duas unidades será feita a coleta de exames para detecção do vírus.
Para o agendamento dos exames, a orientação é sempre procurar primeiro o Plantão Covid. O acesso ao serviço pode ser feito pelo telefone (45) 3521-1800 (Whatsapp e ligação) ou ligação gratuita pelo 0800 645 5655. O paciente passa por uma avaliação prévia antes de ser encaminhado para a realização da coleta.
“Os atendimentos continuam sendo realizados com excelência para pacientes sintomáticos, mas vamos também concentrar esforços para a campanha de vacinação e preparar as unidades para acelerarmos essa imunização”, disse a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.
Atendimento domiciliar
O atendimento domiciliar começa a partir desta quinta-feira (02) a atender pessoas a partir dos 45 anos, e não somente idosos. Com a diminuição de casos de pessoas acima de 60 anos infectadas, por conta do avanço da vacinação, a ampliação foi possibilitada.
“Esse programa tem sido fundamental para o tratamento da covid-19. Além de garantir o isolamento e tratamento eficaz em um ambiente de menor risco possível a esses pacientes com uma equipe multiprofissional, estamos protegendo a nossa capacidade hospitalar e de toda rede de saúde“, salientou o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sergio Fabriz.
O monitoramento nas casas para garantir que as pessoas cumpram o isolamento também continua. Já foram feitas 22 notificações para a Vigilância de pessoas positivadas e contactantes que descumpriram o isolamento. Nestes casos, elas podem receber multas de até dez unidades fiscais, o equivalente a R$ 916,10. No monitoramento também é feito o acompanhamento do estado de saúde desses pacientes.
Câmara cobra fiscalização pelas longas filas e aglomerações em frente às agências bancárias
As longas filas do lado de fora em agências bancárias de Foz têm chamado a atenção, especialmente devido ao período de pandemia enfrentado neste momento. Em vista disso, o vereador Ney Patrício (PSD), presidente da Câmara Municipal, fez um requerimento questionando a diretoria do Procon sobre a fiscalização das filas formadas no lado externo das instituições financeiras do município.
“O requerimento busca essas informações para gente pensar e cobrar uma atitude de maior respeito com o usuário. Não vemos a tomada de providência dessas instituições bancárias com relação a isso, o que é uma falta de respeito”, ponderou o vereador Ney Patrício (PSD).
A proposição do parlamentar ressalta, ainda, que a aglomeração é uma das principais formas de disseminação da covid-19 e, portanto, é fundamental que exista organização e orientação do atendimento. O requerimento foi aprovado e encaminhado para o órgão competente, que deverá prestar informações ao Legislativo. (https://bit.ly/3qJUPpL)
Feirinha popular em novo local nos domingos de Foz
Agora, além da já conhecida Feirinha da JK, moradores e visitantes de Foz do Iguaçu terão mais uma opção de lazer e gastronomia aos domingos. A Feirinha da Vila A passa a ser realizada também aos domingos. A primeira edição será realizada amanhã (4). Aproveite!
A ampliação do circuito de feiras, organizado pela Fundação Cultural, representa também a oportunidade de mais comerciantes apresentarem seus produtos e serviços.
Ao todo, 45 novos feirantes, que se apresentaram na última convocação feita pela Fundação Cultural, irão ocupar o espaço, localizado na Rua Marapá, em frente ao Colégio Anglo Americano, das 8h às 13h.
“Valei-me Santo Expedito”!
Gugu Bueno em conversa com governador Ratinho Junior sobre a Ferroeste
Na manhã fria de quarta feira estive com o nosso Governador Ratinho Júnior tratando sobre a tramitação da PEC que vai possibilitar a concessão da nova Ferroeste, o andamento das obras do trevo Cataratas e o início da duplicação até o trevo de São João e de outras obras importantes para a nossa região.
Tem sido uma grande honra dar sustentação, como vice líder do governo e ao lado dos nossos colegas deputados, aos projetos desse Paraná inovador que busca transformar esse nosso estado em uma terra de oportunidade para todos.
Vamos em frente meus amigos. Com fé e coragem, fazendo uma nova política pautada na eficiência.
Chegou Foz 156
Veja como funcionará a janela partidária para troca de partidos em ano eleitoral
Não é só o cantor e compositor Gilberto Gil que está como nos versos da popular canção esperando na janela e cantarolando que o mês de março de 2022 “(…) tá me esperando na janela, ai,ai,ah,ah e não sei se vou me segurar!”.
As siglas já alinham estratégias para a montagem das chapas de deputados estaduais e federais na eleição de 2022. Parlamentares estão preocupados com a proibição das coligações e estudam a troca de partido. As coligações são uma forma de partidos unirem forças para alcançar objetivos eleitorais comuns. Geralmente, legendas maiores e com lideranças expressivas conseguem lançar candidatos fortes para cargos do Poder Executivo. Esses partidos também costumam eleger muitos candidatos para todos os cargos eletivos.
Entenda o que é janela partidária
O advogado Gilmar Cardoso esclarece que a chamada – janela partidária – é o prazo legal que ocorre a cada quatro anos, sempre no ano eleitoral, para que candidatos mudem de partido sem risco de perder o mandato parlamentar. Esse período acontece seis meses antes das eleições, que é o tempo de exigência da filiação partidária para concorrer ao pleito. A Janela Partidária é uma exceção ao Princípio da Fidelidade Partidária, descreve. Essa situação não se aplica aos eleitos pelo chamado sistema majoritário, que são os Prefeitos, Governadores, Senadores e Presidente da República cujas eleições não são calculadas pelo coeficiente partidário e votos obtidos pela legenda.
É importante destacar que perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que foi eleito para exercer um mandato popular e representativo e que se desfiliar, sem justa causa, do partido político pelo qual foi eleito, alerta.
Em síntese a Janela Partidária é, portanto, o período em que a legislação eleitoral possibilita ao mandatário de cargo eleito pelo sistema proporcional a trocar de partido sem necessidade de justificativa, avalia o advogado.
Pelas regras eleitorais, seis meses antes das eleições, ou seja, em março de 2022, os parlamentares poderão mudar de partido sem correr o risco de perderem o mandato.
O advogado Gilmar Cardoso alerta em resposta a várias consultas que tem recebido que as regras da janela partidária dos deputados — período em que eles podem trocar de partido sem perder o mandato, em ano eleitoral — não se estendem a vereadores, conforme definiu o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral). Segundo a corte, a janela dos vereadores obedece ao período de seus próprios mandatos, sem coincidir com a legislatura dos parlamentares federais, adverte.
Gilmar Cardoso reitera que o parlamentar estadual, federal ou municipal só poderá desfiliar de seu partido nas hipóteses legais de mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário; grave discriminação política pessoal; e mudança de partido efetuada durante o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente, esclarece.
Segundo o advogado essa regra foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei 13.165/2015) e se consolidou como uma saída oficial para a troca de legenda, após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, de acordo com a qual o mandato pertence ao partido, e não ao candidato eleito. Gilmar Cardoso explica que essa decisão do TSE estabeleceu a fidelidade partidária para os cargos obtidos nas eleições proporcionais que compreendem os deputados estaduais, federais e os vereadores.
Gilmar Cardoso destaca que esta norma também ficou estabelecida na Emenda Constitucional 91, aprovada pelo Congresso Nacional em 2016.
Por fim, o advogado reitera a todos os políticos que exercem mandato de deputado federal, estadual e vereador que fora do período da janela partidária, existem algumas situações que permitem a mudança de partido com base na saída por justa causa. São elas: criação de uma sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Portanto, mudanças de legenda que não se enquadrem nesses motivos podem levar à perda do mandato.
Mais recentemente, em 2018, o TSE decidiu que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. Ou seja, vereadores só podem migrar de partido na janela destinada às eleições municipais, e deputados federais e estaduais naquela janela que ocorre seis meses antes das eleições gerais, concluiu Gilmar Cardoso.
A Coruja será depenada em Foz.