Depenando a Coruja
Por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Termina a piracema na bacia hidrográfica do rio Paraná
Terminou nesta segunda-feira (28 de fevereiro) o período de piracema 2021/2022, que estava em vigor desde 1º de novembro do ano passado.
A piracema é regulamentada por meio da Instrução Normativa nº 25/09 que rege a pesca no período de proteção à reprodução natural dos peixes, na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná.
Ratinho Junior volta de férias com lista de exonerações
O governador Ratinho Junior (PSD) retorna no dia 04 de março do período de descanso com uma lista de exonerações de primeiro, segundo e até terceiro escalões, contam assessores próximos. Por conta disto, as especulações já tomaram conta dos bastidores do Centro Cívico de Curitiba.
De acordo com fontes do Cabeza News, com os cortes, Ratinho espera “adiantar o expediente” dos pré-candidatos as eleições de outubro próximo. “O governador também quer acelerar a janela partidária que está se abrindo, especialmente de aliados que poderão se manifestar abertamente nos próximos meses”, contou um aspone com livre trânsito no Palácio Iguaçu.
“Valei-me Santo Expedito”!
Conheça de onde são as empresas que podem assumir o transporte coletivo de Foz
Empresas de Salvador, na Bahia, São Paulo, interior e capital, e de Curitiba visitaram Foz do Iguaçu e demonstraram interesse na pesquisa de preços da prefeitura para a contratação emergencial de operação do transporte coletivo da cidade. A abertura dos envelopes foram às 16h de sexta-feira (25) no Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans.
O secretário municipal da Transparência e Governança, José Elias Castro Gomes, afirmou que foram enviados convites para mais de 60 empresas de diferentes regiões do país. “Tivemos quatro visitas de grandes empresas do Brasil, uma de Salvador, duas de São Paulo e uma de Curitiba”.
A comissão de licitação também recebeu seis pedidos de esclarecimentos por telefone e uma consulta foi formalizada. “Estamos contando com a participação de várias empresas, especialmente de mais interessadas”, ressaltou o secretário, que coordenou o processo administrativo que resultou na caducidade do contrato do atual consórcio que opera o sistema.
Foz do Iguaçu será sede do governo estadual por três dias no início de maio
Projetos estratégicos do Estado e das cidades paranaenses fazem parte do encontro que vai reunir autoridades estaduais e prefeitos do Paraná.
Foz do Iguaçu será sede do Governo do Estado entre 4 e 6 de maio no evento que vai reunir o governador Ratinho Júnior, secretários estaduais, deputados estaduais e federais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o Paraná.
“Todas as prefeituras, secretarias, câmaras municipais, o Sebrae e o Governo do Estado, Copel, Sanepar, autarquias virão para Foz do Iguaçu. Um encontro que deve reunir cinco mil pessoas, uma parceria entre o Estado e Itaipu Binacional e a Associação dos Municípios do Paraná”, adiantou neste sábado (26), o prefeito Chico Brasileiro no programa Foz em Ação da Rádio Cultura.
Na sexta-feira (24), Chico Brasileiro recebeu o presidente a AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, e o diretor-executivo da associação, Lucas Echeverria. Weiller confirmou o evento da AMP, Sebrae e Governo Paraná. “Eu destaquei o retorno dos eventos sociais, de negócios, esportivos e corporativos. Foz do Iguaçu está com uma expectativa muito grande e tenho certeza que estamos voltando ao nosso patamar antes da pandemia e fazendo a roda da economia girar”, disse o prefeito.
Em função da pandemia, o encontro estadual não teve suas edições em 2020 e 2021. O Governo 5.0 objetiva, entre outras ações, ampliar o diálogo com as prefeituras, descentralizar as iniciativas do Estado, apresentar suas realizações e discutir ações em benefício dos municípios.
Hub logístico
Nesta edição, a Nova Ferroeste – que terá um ramal entre Foz do Iguaçu e Cascavel – terá seu projeto detalhado aos prefeitos, assim como as obras e programas de infraestrutura de acordo com a vocação de cada região do estado. “Foz do Iguaçu está no centro dessa proposta do governador, a cada dia mais clara, de transformar o Paraná num hub logístico do Mercosul”, afirmou Brasileiro.
O encontro Governo 5.0 reúne prefeitos, secretários estaduais, vereadores, representantes da Itaipu e outros poderes,de empresas públicas e instituições privadas. O evento é realizado em parceria pelo governo estadual, AMP e Assembleia Legislativa e abre espaço para a discussão de mudanças na administração pública, de projetos construídos em conjunto e também para reforçar o conceito que orienta a prática inovadora nos serviços públicos, para que o Estado seja mais eficiente na entrega de resultados à população.
O Governo 5.0 tem como intuito final levar tecnologia para atender os paranaenses e dar agilidade ao poder público. Chico Brasileiro disse ainda que encontros desse caráter mostra que o Paraná aposta no progresso e nas questões estratégicas do desenvolvimento regional. “O Brasil já passou a ter esse modelo como exemplo, já mostramos o nosso potencial para integrar todas as forças das políticas públicas em programas e programas em comum. Foz é exemplo desse processo”. (Assessoria)
Romanelli confirma saída do PSB em caso de federação com PT
“Eu não permaneço no PSB com uma federação”, disse o deputado.
O deputado Luiz Claudio Romanelli reafirmou nesta quarta-feira, 2, que deixará o PSB caso a legenda formalize uma federação partidária com o PT e outras legendas. “Eu não permaneço no PSB com uma federação”, disse pouco antes de presidir a sessão da Assembleia Legislativa.
Romanelli comentou que a janela partidária que se abre nesta quinta-feira, 3, e que permitirá que políticos com mandato troquem de legenda, promoverá um realinhando das forças políticas no País. Para ele, as trocas de legenda devem seguir entendimentos locais, mas haverá muita influência dos alinhamentos nacionais.
Sobre as federações
Para o deputado, além de questões programáticas, a criação das federações, que irão impor uma verticalização das decisões das cúpulas nacionais, é um novo estímulo a movimentação política. “Num País com dimensões continentais há realidades muitos distintas”, explicou ao falar sobre a dificuldade de agrupar partidos numa federação.
Romanelli disse que os deputados estaduais filiados ao PSB estão aguardando a definição das negociações nacionais, mas já se posicionaram contrários à federação. O deputado afirmou que o grupo já havia construído um alinhamento para as eleições de 2022, que será mantido, de apoio à reeleição do governador Ratinho Junior.
Vem aí, a 16ª Cavalgada Ecológica & Romaria de Santo Expedito A Coruja de um deputado empreiteiro, será depenada neste ano eleitoral.