Depenando a Coruja
por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Prefeito Chico Brasileiro, tem nova superintendente do Fozhabita
A advogada Elaine Ribeiro de Souza Anderle assume nesta terça (4/11) o comando da autarquia Fozhabita, onde devera dar continuidade ao bom trabalho que vinha desenvolvendo Eduardo Teixeira.
Drª Elaina Ribeiro foi chefe de gabinete de Chico Brasileiro enquanto deputado estadual, tendo também comandado seu gabinete de vereador em Foz e após renuncia para assumir o cargo de prefeito ela permaneceu com o deputado estadual reeleito Rubens Recalcatti em Curitiba.
A advogada também comandou por alguns anos a Agencia do Trabalhador no Estado do Paraná, vindo agora a assumir o Fozhabita em nossa cidade.
Drª Elaine Ribeiro possui imóveis em Foz e advogou ao SISMUFI.
Trevo do Catuaí, ainda trará problemas sérios ao prefeito
O péssimo projeto do trevo em beneficio ao Catuaí Paladinho, além de ter sido reduzido em raio de 2 mts e não ter tido mudanças na rede elétrica, como previa o da revitalização da Av das Cataratas, agora se tornou um CORTA CAMINHO.
Alguns mautoristas deixam de ir até o trevo de acesso a Argentina e ao terminarem o redondo do Fernando, sobem na Ciclovia rumando em direção ao Lupanar Crystal ou mesmo ao bairro existente nas proximidades.
Na noite de sábado (1/12) o comerciante proprietário do Barbarela e outro cidadão caminhavam pela Ciclovia quando um Cobalt branco, realizou este corte de caminho quase os atropelando.
Alguém ligou ao Diretor de Transito do Foztrans, e como é morador de Santa Terezinha nada resolveu, lembrando que CCs devem residir no município. Não é verdade Drº Marcos Cristiano Andrade?
Mas fato é que a dupla Fernando & Priscila solicitaram a Secretaria de Planejamento, novo projeto pra alargar o local e a água da chuva escoar para o centro da avenida, não para o lado do Shop Catuai.
Fato é que continuara um funil com desenhos inintendíveis no asfalto e tirando a preferencial do corredor turístico da Av das Cataratas, que poderia ter sido resolvido com um semáforo, ainda com as centenas de caminhões vindos da Argentina, turistas em férias de final de ano e abertura do Blue Park em 15 de dezembro, este fara do local um verdadeiro inferno sem contar com risco eminente de acidente com vitimas e possíveis óbitos no local, qual seria o corredor de acesso às Cataratas.
Foz é a terra onde o poste mija no cão. Como tem Forasteiros, heim?
Diretor de esportes João Morales, na área da Pista de Arrancada
Em trabalho conjunto entre secretaria de obras, de esportes e de planejamento, o Complexo Exportivo de Pista de Arrancada das Cataratas– VELOFOZ, vai tirando a péssima imagem da entrada de Foz.
A obra se dará por seção de área pelo prefeito Chico Brasileiro, emendas do deputado federal Fernando Giacobo, deputado estadual Rubens Recalcatti e vereadores, que não mediram esforços para construção de mais este marco que fomentará o turismo na tríplice fronteira e região.
O diretor de esportes João Morales, esteve acompanhando a obra.
Por aclamação, Rubens Gatti é reeleito presidente da FPrA
Rubens Gatti foi reeleito presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA). A eleição foi realizada hoje (sexta-feira), na sede da entidade em Curitiba. Dos 31 clubes com direito a voto, 15 compareceram e por escolha do plenário, decidiram que Gatti seria reeleito por aclamação para o quadriênio 2018/2022. A posse da nova diretoria será marcada para janeiro, podendo ser até o dia 30 de janeiro.A nova diretoria ficará assim: Rubens Maurílio Gatti (Rolândia), presidente; Valmor Weiss (Curitiba), vice-presidente; e Bento Tino Cesca (Foz do Iguaçu), segundo vice-presidente. O Conselho Fiscal será composto por Roberto César Cirino (Francisco Beltrão), Delcio Bertasso (Apucarana) e Nelson Fernandes (Londrina). Os dois suplementes do Conselho Fiscal serão Rui Amauri Gatti (Rolândia) e Fernando Duarte (Londrina).
Já reeleito, Rubens Gatti agradeceu a confiança dos clubes em sua gestão, afirmando que toda a diretoria e sua equipe se desdobrarão para enfrentar os desafios que virão nos próximos quatro anos, torcendo para que a economia do País tenha uma recuperação rápida para que o automobilismo volte a receber investimento de patrocinadores.
Parabéns ao presidente Rubens Gatti e sua equipe pelo bom trabalho!
“Valei-me Santo Expedito”!
Propostas de Recalcatti fazem parte de documento do Congresso de Delegados de Polícia.
Delegados da Polícia Civil e da Polícia Federal, reunidos no I Congresso Jurídico da Associação de Delegados da Polícia Judiciária (ADPJ), divulgaram no domingo (02) a “Carta de Touros” em que enumeram 22 medidas que representam “o legítimo anseio” da classe e “a justa expectativa da população brasileira”. Dois projetos legislativos de autoria do deputado Delegado Recalcatti (PSD), que tramitam na Assembleia Legislativa, foram incluídos no documento. O Congresso aconteceu de sexta-feira a domingo, em Touros, no Rio Grande do Norte.
“Os debates e palestras foram significativos sobre temas atuais que afetam diretamente o trabalho dos delegados de Polícia e, por consequência, o serviço das investigações judiciárias”, definiu Delegado Recalcatti. De acordo com a “Carta de Touros”, os debates levaram em conta “as modernas concepções teóricas e práticas sobre o Sistema de Segurança Pública e de Justiça Criminal e o Papel das Polícias Judiciárias”.
Dentre as 22 medidas, foram incluídas duas propostas apresentadas no ano passado pelo deputado Delegado Recalcatti: a vedação de transferências de delegados de Polícia por pressão política (inamovibilidade) e a escolha do Delegado Geral de Polícia por eleição de lista tríplice. “Estas são medidas que já avançaram em alguns estados do Brasil e precisamos implantar no Paraná também”, afirmou Delegado Recalcatti.
De acordo com o documento, a inamovibilidade assegura que a remoção “somente pode ocorrer através de ato fundamentado de órgão colegiado superior por interesse público, que indique concretamente as circunstâncias fáticas justificadoras, não sendo suficientes ilações, meras referências a dispositivos legais, utilização de termos genéricos ou motivados por ingerência política”.
“A medida é necessária para evitar que investigações sejam interrompidas ou prejudicadas com transferências de delegados, muitas vezes, sem grandes justificativas”, disse o parlamentar. A inamovibilidade no Paraná está prevista na Proposta de Emenda à Constituições (PEC 04/2017). Já a eleição de lista tríplice por delegados para a escolha do Delegado Geral tramita na Assembleia Legislativa pelo Projeto de Lei 02/2017. Na “Carta de Touros”, os profissionais exigem que a medida seja impositiva.
NOVO DELEGADO GERAL
Em discurso nesta segunda-feira (03), na Assembleia Legislativa, o deputado Delegado Recalcatti fez um relato de sua participação no Congresso no Rio Grande do Norte e também parabenizou as indicações do delegado Silvio Rockembach para ocupar o cargo de Delegado Geral da Polícia Civil do Paraná e do Coronel Péricles de Mato que assumirá o Comando Geral da Polícia Militar. Os nomes foram anunciados na sexta-feira passada pelo futuro secretário de Segurança Pública, General Luiz Felipe Carbonell.
Deputado Recalcatti, continuará dando suporte à Prefeitura de Foz.
Giacobo participa de reunião de trabalho com entidades iguaçuenses
O desenvolvimento de Foz do Iguaçu a partir do atendimento de suas principais demandas é a principal proposta de uma série de encontros entre entidades representativas da sociedade e os deputados federais e o estadual eleitos em outubro.
O passo inicial foi dado com uma reunião de trabalho organizada pela ACIFI, Codefoz e Comtur com o deputado federal reeleito Fernando Giacobo. Ele veio à cidade na última sexta-feira (30), oportunidade em que recebeu do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Mario Camargo, as pautas prioritárias de Foz elencadas conjuntamente pelas entidades.
Camargo destacou que a boa votação obtida na Terra das Cataratas “o credencia a trabalhar em prol do que a sociedade almeja. Vejo que o deputado está comprometido com projetos de Foz e nos trouxe boas notícias em relação à segunda ponte e à perimetral, que dependem de ações da prefeitura que até o final do ano se consegue executar”.
Segundo Camargo, o foco a partir de agora é a duplicação da Rodovia das Cataratas. Para ele, com o aumento dos atrativos naquele corredor turístico, sua duplicação é vital. “Vamos trabalhar com nossos representantes. Temos uma comissão dentro Codefoz para acompanhar os compromissos que eles firmaram conosco. Nossos deputados deixaram seus gabinetes a nossa disposição, e isso é uma grande conquista”, enfatizou.
Condutor do encontro com o parlamentar, o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Faisal Ismail, anunciou que as reuniões com os representantes políticos da cidade serão periódicas. “A reunião de trabalho de hoje foi bastante produtiva, focada nas demandas do Codefoz, Comtur, ACIFI e outras entidades. Ela mantém um alinhamento com o deputado e faz com que tenhamos uma linha de trabalho entre sociedade organizada e poder público. Nossa proposta é continuar com essas reuniões para obter as soluções para as demandas da cidade”, informou.
Faisal Ismail ressaltou a confirmação da construção da segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, bem como da Perimetral Leste. O presidente da ACIFI reforçou que o próximo desafio será viabilizar a duplicação da BR-469: “Nossa ideia é somar forçar com os deputados, com o governador Ratinho Junior e com outras autoridades que têm um olhar carinhoso por nossa cidade, para conseguirmos duplicar a Rodovia das Cataratas”.
Essa bandeira também foi defendida pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo, Carlos Silva. Ele agradeceu o empenho do deputado Giacobo para a efetivação da segunda ponte e da perimetral, mas salientou a necessidade do trabalho conjunto em busca da duplicação da principal via do corredor turístico iguaçuense.
Silva ainda reivindicou ao parlamentar uma atuação “junto ao novo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, para que destine mais verba à divulgação do turismo interno, com ênfase nos atrativos do Paraná e principalmente de Foz do Iguaçu. Nosso desenvolvimento social e econômico passa necessariamente pelo turismo”.
Obras confirmadas
Fernando Giacobo afirmou que a ponte entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco está garantida. “A licitação foi homologada, existe o ganhador, que é o consórcio Construbase Cidade Paulitec. Na semana que vem deve ser assinado o contrato entre o DNIT e a empresa vencedora da licitação para fiscalizar a obra da ponte”, informou.
Sobre o Contorno Leste, o deputado lembrou que a via terá cerca de 14 km e ligará o acesso à Argentina até a BR-277. Anunciou que a licitação está em fase de apreciação documental do consórcio vencedor e que o passo seguinte será a assinatura do contrato.
“Agora depende da prefeitura assinar convênio com o DNIT para que a Itaipu possa repassar o dinheiro das obras, já aprovado pelo conselho da binacional. À prefeitura caberá pagar as obras da segunda ponte. Em relação à perimetral, licitará a empresa fiscalizadora das obras do contorno e repassar os recursos da binacional.”
Por outro lado, no que diz respeito à duplicação da BR-469, comprometeu-se em colocar a rubrica no orçamento do ano que vem e trabalhar junto com as entidades iguaçuenses para a realização da obra.
O prefeito Chico Brasileiro enfatizou a importância do alinhamento de forças em prol dos projetos para a cidade. “Hoje, Foz tem representação política com três deputados para avançar em seus projetos estratégicos, assim como o papel preponderante da Itaipu em estar à frente para viabilizar a segunda ponte e a perimetral. Toda a sua diretoria está dedicada em prol do desenvolvimento de Foz”, enalteceu.
Estiveram presentes também o presidente da Câmara Municipal, Rogério Quadros; o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscolo; o secretário Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégico, Gilmar Piolla; o secretário de Planejamento, Elsídio Cavalcanti; o presidente do Sindhotéis, Neuso Rafain; membros diretoria da ACIFI, empresários e o deputado estadual eleito, Soldado Fruet. (ACIFI)
PS: Quando vc se lembrar da incansável luta do Paulo “PATO” Donald pela construção da “Perimetral Leste“, lembre-se que ele lutou muito por isso, em especial por que a mesma passará por inúmeros imóveis deste latifundiário urbano. Tudo por amor a Foz. Uhaaaaaaaaaa!!!…..
Edson Narizão (PTB) toma posse como vereador em Foz
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (04) o vereador suplente, José Edson de Oliveira, conhecido como Edson Narizão (PTB), assume uma cadeira no Legislativo Municipal.
O parlamentar foi candidato ao cargo de vereador durante as eleições de 2016, obtendo 1.481 votos.
Ele será empossado no início da sessão ordinária, prevista para às 9h. O suplente assume em substituição a Protetor Jorge (PTB) que teve o mandato declarado extinto pela presidência da Câmara após decisão judicial transitado em julgado com suspensão dos direitos políticos.
Só não mije fora do piniquinho Narizão, pois estaremos de olho.
Acesse o site: www.jornaloautodromo.com.brSaiba tudo sobre o esporte motor e noticias da região.
O abraço especial ao amigo Sargento “MARCOS DONIZETTI”, da gloriosa Policia Militar do Paraná, que esta sempre ligado nas noticias deste site.
O levantamento de salários abusivos em autarquia de Foz, estão sendo levantados e tem muita gente a devolver o dinheiro. Aguardem!!!… A Coruja vai ser depenada em Foz e no Brasil a partir de 2019.