Orçamento Participativo, contou com grande presença de moradores. Projeto pretende proibir comercialização de escapamento veicular irregular. Nova ponte Brasil-Paraguai está com 70% das obras concluídas, diz DER-PR.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

 

 

Orçamento Participativo, contou com grande presença de moradores

A segunda edição do Orçamento Participativo de 2021, realizada na noite de quinta-feira (23) na Escola Írio Manganelli, região Leste da cidade, foi marcada pela intensa participação da comunidade escolar.

Famílias de alunos, professores e funcionários de escolas e CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) participaram da ação para pedir melhorias nas instituições de ensino.

A mobilização de idosos também foi grande. Eles reivindicaram a reforma do Centro de Convivência do Idoso, no Jardim São Paulo. Ao todo, 573 pessoas participaram da votação no evento.

Acesse e saiba mais: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-48762

 

 

 

 

Projeto pretende proibir comercialização de escapamento veicular irregular

Coibir perturbação do sossego em Foz do Iguaçu é o que propõe um projeto de lei (PL) em tramitação na Câmara de Vereadores. Isso porque, a ideia pretende proibir comercialização de escapamento veicular com ruído acima do permitido.

Além de infração, o barulho em excesso provocado por escapamento irregular, especialmente em motocicleta, pode causar sérios problemas auditivos e transtornos em ambientes específicos, como hospitais e escolas.

A matéria destaca os níveis de ruídos permitidos pela resolução 02/1993 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama): veículo com até 80 cilindradas, até 75 decibéis; de 81 até 175 cilindradas, 77 decibéis; e mais de 175 cilindradas, 80 decibéis. “Nossa proposta é de que aquilo que estiver fora das especificações, não será permitido comercializar no município”, diz o autor do PL nº 137/2021, vereador Jairo Cardoso (DEM).

 

 

 

                                                            “Valei-me Santo Expedito”! 

 

 

 

#TRINCHEIRA

                                                  Olha esse antes e depoisNo último sábado, a pista da BR-277 foi liberada para o tráfego de veículos. A abertura marca os ajustes finais da obra de construção da trincheira, que vai garantir trafegabilidade e segurança aos usuários da rodovia. (PMSTI)

 

                                                                 APP SAÚDE CIDADÃ

  

Nova ponte Brasil-Paraguai está com 70% das obras concluídas, diz DER-PR

Foz do Iguaçu – A obra da Ponte da Integração Brasil – Paraguai, em Foz do Iguaçu, já atingiu 70% de execução este mês. Essa informação e mais detalhes estão disponíveis no boletim informativo da obra, publicado mensalmente no portal do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) e encaminhado por e-mail para quem se inscrever.

Na margem brasileira foi posicionada a terceira aduela metálica no vão central da ponte, de um total de 37. As aduelas estão sendo movimentadas utilizando um conjunto de treliças denominado “dispositivo de lançamento”, projetado e construído exclusivamente para este fim.

Também foi finalizada a instalação dos tubos fôrma no mastro principal, que deve atingir 188 metros de altura até o final do mês, e trabalhada na pré-montagem de outras duas aduelas metálicas no canteiro de obras.

Na margem paraguaia foram tensionados os estais na primeira laje do tabuleiro da ponte. Também avançaram os trabalhos na câmara de estais do mastro principal, que deve atingir 163 metros de altura ainda este mês, e foram iniciadas as pré-montagens de duas aduelas metálicas no canteiro de obras do país vizinho.

Até agora foram investidos cerca de R$ 162 milhões na obra, que é resultado de parceria entre o Governo do Paraná, Itaipu Binacional e o governo federal, cabendo ao DER/PR administrar sua execução.

Estrutura

A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. Sua estrutura será maior que a primeira ponte de ligação ao Paraguai, a Ponte Internacional da Amizade, e se localiza a cerca de 10 quilômetros de distância desta.

Na rodovia de acesso entre a ponte e a BR-277, começaram os serviços na interseção em desnível com a Avenida General Meira, acesso ao Porto Iguaçu, e continuam avançando os trabalhos nas interseções em desnível na BR-469 e no acesso à Ponte Tancredo Neves, fronteira com a Argentina.

 

 

 

#REFIS2021

Atenção, itaipuense!

São os últimos dias para a adesão do Refis 2021 (Programa de Recuperação Fiscal), que tem a finalidade de promover a regularização de créditos tributários e créditos não tributários vencidos até 31 de dezembro de 2020, beneficiando o contribuinte com o desconto de juros e multa.Faça o agendamento com o departamento de Receita e Cadastro Técnico Urbano, pelo telefone: 3541-1184 ou pelo WhatsApp: 3541-8601. 

Seja legal com o município!

 

 

 

 

16ª CAVALGADA DE SANTO EXPEDITO, SERA EM 21 DE NOVEMBRO A Coruja será depenada em Foz.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.