Depenando a Coruja
por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Prefeitura de Foz abre licitação para exploração do serviço Mototáxi
Prefeito Chico Brasileiro autoriza publicação de chamamento público para exploração do serviço público Mototáxi, onde o município vem dar oportunidade para mais de 500 permissionários em transporte remunerado individual de passageiros.
Em 2020 venceram 328 cadastros e até 2023 teremos vários outros, quais poderão participar desta nova licitação, que passou por mudanças a pedido do SINTRAMOTOS por seu presidente Aramis Rodrigues ficando então a validade da nova permissão para 10 anos, prorrogável por igual período.
Informações aos interessados no link do Edital, Foztrans e Sintramotos.
Alexandre Sousa (Xande), deixa pasta de governo de Karla Galende
Comunico a todos que, por questões familiares e por necessidade de me dedicar aos negócios da família, a partir de hoje estarei me desligando da função de Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Santa Terezinha de Itaipu porque se tornou difícil conciliar as duas atividades.
Uma despedida nunca é fácil, mas vamos lá. Gostaria de registrar meu agradecimento a Prefeita Karla pelo convite e voto de confiança para coordenar uma Secretaria tão importante para o desenvolvimento do município, especialmente numa época tão complicada. Igualmente, apesar de poucos dias, quero expressar o meu apreço a todos os colegas e dizer o quanto foi maravilhoso trabalhar esses dias com vocês, o que com certeza, contribuiu ainda mais para o meu crescimento profissional e pessoal. Assim, agradeço cada minuto de trabalho ao lado de todos vocês.
Enfatizo que esta despedida não significa meu afastamento dos ideais que venho defendendo e buscando para Santa Terezinha de Itaipu. Vou continuar nessa caminhada ao lado da prefeita Karla e do vice Vanio colaborando com os projetos que visam o desenvolvimento do nosso Município e o melhor para a nossa população.
Um abraço, contem sempre com o Xande!
Começam as obras de abertura da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu
Começaram na tarde desta quinta-feira (11) as obras da Perimetral Leste, via de aproximadamente 15 quilômetros que vai interligar as aduanas da Ponte da Integração Brasil-Paraguai e da Argentina, com a BR-277, próximo à saída de Foz do Iguaçu. A estrutura, com investimento aproximado de R$ 140 milhões, deve ficar concluída na primeira metade de 2022. Consórcio responsável abriu novas vagas para trabalhadores da região.
A Perimetral Leste, assim como a segunda ponte com o Paraguai, são reivindicações históricas da população de Foz do Iguaçu e dos profissionais que atuam no transporte de produtos e mercadorias pela região. As estruturas, com investimento de R$ 463 milhões da Itaipu, vão resolver um problema logístico, com impactos positivos no turismo, diz o diretor-geral brasileiro da usina, general Joaquim Silva e Luna.
O projeto preliminar da Perimetral, que vai tirar o fluxo de veículos com cargas do centro de Foz do Iguaçu, prevê trevos na BR-469 (Rodovia das Cataratas) e na BR-277, além de rotatória alongada próximo ao presídio e duas travessias em desnível, nas avenidas Felipe Wandscheer e República Argentina.
https://youtu.be/-nqsmlW3AU0
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é o órgão responsável pela supervisão do empreendimento, gerenciado pelo governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). (GDia)
Esta foi uma luta incansável de muitos anos do deputado federal Fernando Giacobo-PL
Prefeitura de Foz do Iguaçu prepara Ação Integrada de Fiscalização (Aifu) para cumprimento do lockdown no fim de semana
A partir das 18h de sábado (13) fica determinado toque de recolher no município. Atividades religiosas e comerciais ficarão suspensas.
A partir das 18h de sábado (13) às 5h de segunda-feira (15), está estipulado toque de recolher em Foz do Iguaçu, conforme decreto municipal nº 29.015. Para garantir uma fiscalização mais rígida durante o fim de semana, será montada uma Ação Integrada de Fiscalização (Aifu), entre órgãos da Prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Defesa Civil.
Os servidores da Prefeitura contarão com o apoio de mais duas equipes, compostas por cerca de 20 pessoas. O diretor de Fiscalização, Nilton Zambotto, afirma que os trabalhos serão feitos em todas as regiões da cidade.
Estarão suspensas todas as atividades religiosas e comerciais, incluindo mercados e supermercados. O transporte coletivo irá operar exclusivamente para trabalhadores na área da saúde.
Estão fora da restrição de funcionamento do delivery de alimentos prontos para consumo e gás de cozinha, que poderão ser feitos das 10h às 20h, sendo proibida a retirada no balcão.
Também podem funcionar farmácias; urgência e emergência médica humana e animal; serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; serviços funerários; serviço de fiscalização pelos órgãos fiscalizadores municipais, estaduais e federais; provedores de acesso às redes de comunicações, telecomunicação e internet; imprensa; segurança pública e privada, incluídas vigilância; e coleta seletiva.
Os postos de combustíveis no perímetro urbano poderão atender até às 20h, com as lojas de conveniência fechadas; e os da BR-277 poderão abrir 24h. Também entram nas exceções os atrativos turísticos, que poderão receber somente turistas, e meios de hospedagem e transporte turístico – todos com apenas 30% da capacidade de público.
*Transporte Privado*
O transporte privado de passageiros poderá atender somente aqueles que justifiquem o deslocamento. Conforme diz o decreto: para aquisição medicamentos, produtos médico-hospitalares e produtos veterinários; para comparecimento, próprio ou de outra pessoa, na condição de acompanhante, a consultas ou realização de exames médico-hospitalares nos casos de problemas de saúde inadiáveis; para realização de trabalho, se exercer função nas áreas de saúde, segurança, assistência social e meios de hospedagem; para retorno às suas residências.
*Fiscalização da semana*
Entre segunda-feira (8) e quinta-feira (11), as equipes da Secretaria da Fazenda e Vigilância Sanitária de Foz do Iguaçu realizaram 278 fiscalizações para garantir o cumprimento das medidas estabelecidas pelos decretos municipal e estadual que têm como objetivo reduzir a transmissão do coronavírus.
Foram aplicadas 24 multas e um comércio foi interditado. Ainda na quinta-feira (11), quatro pessoas foram autuadas por estarem em uma festa. Uma delas tentou fugir, mas foi presa em flagrante por policiais militares por não estar usando a tornozeleira eletrônica, em cumprimento a medidas judiciais. (AMN)
“Valei-me Santo Expedito”!
*Prefeito Chico Brasileiro entrega projeto para compra de vacinas à Câmara Municipal*
_Reunião para formalização do grupo de municípios que vão adquirir os imunizantes está prevista para o dia 22 de março_
O prefeito Chico Brasileiro, o vice-prefeito delegado Francisco Sampaio e a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo, entregaram à Câmara Municipal de Vereadores, na segunda-feira, 8, o projeto para Foz do Iguaçu integrar o consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para a compra de vacinas contra a Covid-19.
A Prefeitura de Foz agora aguarda o parecer da Câmara Municipal para oficializar a adesão ao consórcio, que será estabelecida em uma Assembleia Constituinte prevista para o dia 22 de março. Até o momento, 1.703 municípios – entre eles, 24 capitais- de todo o País demonstraram interesse em aderir ao grupo.
A exemplo do que aconteceu em São Paulo, que entre janeiro e fevereiro teve uma redução das mortes de idosos acima de 90 anos em 70%, números que especialistas atribuem como possibilidade de ser reflexo da vacinação, a intenção é acelerar o processo de imunização em Foz que, atualmente, fez a aplicação de 17.616 doses da vacina contra o coronavírus.
“As vacinas vão acelerar a retomada da economia, reduzir os custos com as internações e fazer com que a cidade possa voltar à normalidade mais rapidamente”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.
A entrega do projeto foi feita de forma digital à Câmara de Vereadores. Em ato simbólico, o documento físico foi entregue, no gabinete do prefeito, ao presidente da Câmara, Ney Patrício, e aos vereadores Adnan El Sayed e Maninho de Souza, que foram designados para acompanhar e fiscalizar o processo de compra de vacinas pelo município.
O presidente da Câmara explicou que serão convocadas sessões extraordinárias para acelerar a votação do projeto. “Vamos fazer o possível para que tramite de forma ágil, até porque temos que cumprir o prazo da Frente Nacional dos Prefeitos”, afirmou. “O povo está esperando a vacina. Aquela cadeia que tem para seguir em relação aos grupos prioritárias está trazendo muita angústia para a população, e nós temos que dar resposta a esse anseio o mais rápido possível”.
As definições sobre a marca e os quantitativos de vacina somente serão tomadas após a constituição formal do consórcio.
https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia-47540
PL propõe venda do potencial construtivo de imóveis públicos
Começou a tramitar nesta terça-feira, 09, a proposta do governo estadual que institui uma nova modalidade de financiamento para a preservação de imóveis tombados e construção de habitação popular. A pedido do presidente da Comissão de Cultura, da Assembleia Legislativa, deputado Delegado Recalcatti (PSD), foi colocado em pauta na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) o projeto de Lei 669/2020 que autoriza a alienação do potencial construtivo de propriedades do Estado do Paraná, suas autarquias e fundações públicas.
No caso específico da alienação do potencial construtivo de imóveis tombados, os recursos da arrecadação serão revertidos ao Fundo Estadual de Cultura para financiar projetos de conservação, preservação, ampliação e recuperação de outros imóveis tombados do patrimônio estadual. “No momento de grave crise financeira e com poucos recursos públicos, peço o apoio aos demais parlamentares para que aprove este projeto de Lei e possamos viabilizar projetos de preservação do patrimônio estadual”, afirmou Delegado Recalcatti.
O relator do projeto de Lei na CCJ, deputado Paulo Litro (PSDB), deu parecer favorável. O deputado Tadeu Veneri (PT) pediu vistas e o texto voltará para apreciação da comissão na próxima semana. De acordo com a proposta, a venda do potencial construtivo dos imóveis do Estado deverá obedecer a legislação federal e a legislação dos municípios onde os imóveis estiverem localizados. Além do financiamento da preservação do patrimônio tombado, os recursos poderão ser destinados à construção de habitações populares.
Deputado Delegado Recalcatti
Assembleia Legislativa do Paraná
Mac Donald quer morador de Foz como cobaia da covid
O ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (Pode) defendeu nesta sexta-feira, 12, a transformação de Foz do Iguaçu em “laboratório” de experimento de medicamentos – sem comprovação de eficácia conforme a OMS e sem a licença da Anvisa- contra a covid. “Queria transformar Foz do Iguaçu num laboratório (de experimento). Deu certo em Manaus (AM), vai dar certo aqui, deu certo em Santarém (PA)”, disse Mac Donald que diz ter apoio do senador Oriovisto Guimarães (Pode) para a empreitada. Trata-se da proxalutamida, ainda em fase de estudos.
Manaus é, até o momento, a cidade mais afetada pelo coronavírus no Amazonas. Dos 322.227 casos confirmados no estado até o último dia 5 de março, 149.184 são na capital amazonense (46,30%) e o número de mortes é de quase 8 mil. Do início deste ano até o dia 2 de março foram mais de 4 mil óbitos só na cidade. A nova cepa do coronavírus, altamente mais contagiosa e agressiva, foi identificada pela primeira vez em Manaus, o que colapsou o sistema de saúde local.
Santarém não fica longe. São 700 mortes causadas pela covid entre 15.877 confirmações da doença. Foi em Manaus e Santarém que o ministro Eduardo Pazuello (Saúde) cobrou o uso de cloroquina para tratamento da doença, que explodiu nas duas cidades, e teve que voltar atrás da indicação.
*Tratamento precoce-* Na entrevista ao programa Contraponto da Rádio Cultura, o empresário também defendeu o uso da cloroquina, ivermectina, hidroxicloroquina – que chamou de kit-covid – e do tratamento precoce. Quando um dos âncoras do programa afirmou que há comprovação científica da eficácia dos remédios para covid, Mac Donald devolveu um “você não está atualizado, hoje de manhã, de madrugada, eu vi tudo isso”.
Do mesmo partido de Mac Donald, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque foi multado recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado por compra irregular em ivermectina. O vermífugo não tem eficácia comprovada contra o coronavírus. Em fevereiro, a fabricante do medicamento informou que os dados disponíveis não apontam eficácia contra a doença.
Segundo o tribunal, a prefeitura dispensou licitação para comprar, em julho de 2020, 352 mil caixas do medicamento. Na época, a Anvisa já alertava para a falta estudos que apontassem eficácia do medicamento no tratamento contra a covid-19. Mesmo assim, o remédio foi distribuído à população da cidade. Com uma população de 156 mil moradores, Paranaguá já registrou 11.719 casos da doença.
*Ô loco, meu! -* Mac Donald defendeu ainda a construção de um hospital de emergência (de campanha) com dinheiro da Itaipu Binacional. O ex-prefeito escamoteou sobre uma campanha para comprar respiradores, o que já fizeram os empresários de Curitiba e as cooperativas de cooperativas do oeste.
O ex-prefeito nada falou e nem alertou os ouvintes sobre medidas de prevenção à doença como higiene das mãos, com água e sabão, o uso de máscara, evitar as aglomerações e manter o distanciamento social. Seu rosário de propostas são similares aos campanha eleitoral e mais parecem resmungos de um candidato derrotado nas urnas. “Ele é um louco”, reagiu um vereador. Mas não queima nota de R$ 50. (Impacto)
PS: Este doente deveria ser internado com direito a camisa de força, pois fala pelos cotovelos e nada faz pela cidade, salvo provocar tumultos em especial nas épocas eleitorais, mesmo sabendo ser “INELEGIVEL” por condenações e “FICHA SUJA”.
Poderiam perguntar ao calhorda, onde andam e o que estão fazendo por Foz os 02 deputados federais VERMELHO e RICARDO BARROS, como os 03 senadores ALVARO DIAS, ORIOVISTO e FLAVIO ARNS, quais apoiaram a campanha deste condenado ficha suja?
A Coruja será depenada em Foz.