Reni Pereira, foi internado na manhã deste sabado. Gleisi Hoffmann, recorre aos astros. Bruxo Chik Jeitoso, será ungido candidato na convenção do PTN. Modificações ao PL definidas com os professores da rede municipal. Morreu Juvêncio Mazzarollo em Foz. Fartal terá lançamento de livro sobre pioneiro iguaçuense. Dois condutores são presos pela PRF por dirigirem embriagados.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com       

 

por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

 

Gleisi Hoffmann, recorre aos astros

Agora a campanha de Gleisi Hoffmann (PT) decola de vez, apesar de Chik Jeitoso adiantar que a petista ainda não consta na lista de suas clientes.

 chik-jeitoso-e-gleisi

A coluna Painel, da Folha de S.Paulo, aponta a guinada esotérica de Gleisi, que adotou um ritual curioso: só apresenta projetos de lei no Senado em períodos de lua crescente. “Se influencia as marés, também pode influenciar a política…”, justifica.

Os PTralhas tentam se apegar a tudo, para ficar no poder;

 

Bruxo Chik Jeitoso, será ungido candidato na convenção do PTN

Tudo certo para a convenção do PTN, qual dará o numero de candidato a deputado estadual ao Bruxo mais Chik do Brasil, Luiz Antonio Ferreira o Chik Jeitoso, qual foi o primeiro sombra do Programa do Ratinho.

 Bruxo Chick

Ele vem pela legenda 19, também tendo uma previsão numeróloga para o seu numero que devera envolver a unidade 7, do ano regente. O evento será neste mês em Curitiba e este jornalista já confirmou presença, assim como o blogueiro Ivan de Colombo e Esmael.

 Reni

Como Reni disse, que não admitira candidatos de Curitiba buscando votos em Foz, eu terei o prazer de trazer o representante da religião Afro-Bahiana, para termos um espírita alem dos pastores na ALEP.

O bruxo mais chik do Brasil, devera ter uma cadeira no legislativo;

Reni Pereira foi hospitalizado neste sábado (07/06)

Informações deram conta de que o prefeito Reni Pereira, foi internado em casa hospitalar na manhã deste sábado, onde não se encontrava com incapacidade respiratória e possível infecção pulmonar. Informação esta dada pelo vereador Rudinei de Moura, qual obteve na seção extraordinária da Câmara de hoje. Ixiiiiiiii!…

DSCN0015-I

Nesta semana tivemos a morte de um apresentador de Tv aos seus 43 anos, qual fora infectado pela bactéria causadora da deficiência, com falências de órgãos respiratórios.

Fica os votos de restabelecimento ao nobre prefeito Reni;

Modificações ao PL definidas com os professores da rede municipal foram aprovadas na sexta (6/6)

 veerador Zé Carlos Neves

Foram aprovadas na sessão extraordinária desta sexta-feira (06-06) as três emendas ao projeto de lei n° 38/2014, do Executivo, que trata da reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras dos professores da rede municipal de ensino.

As mudanças em alguns artigos do projeto fixam que: a implementação dos benefícios estabelecidos na legislação ficam condicionados à Lei de Responsabilidade Fiscal, considerando impacto financeiro e orçamento do município.

E, com relação à ascensão profissional, o nível VI, o último estágio, os professores devem ter graduação e mais uma pós- graduação strictu sensu na área de educação, o que compreende mestrado ou Doutorado. A nova redação ao Projeto (http://goo.gl/z2v9ta) com a inclusão das emendas aprovadas, volta ao plenário neste sábado às 13h30, em sessão extraordinária.  (Comunicação Social CMFI)

 

                                                       Morreu Juvêncio Mazzarollo

juvencio mazarollo

Morreu na madrugada da quinta (5), o jornalista Juvêncio Mazzarollo. Ele estava internado a 10 dias no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, após sofrer um acidente vascular cerebral. O velório acontece na capela do Cemitério São João Batista, no centro de Foz, em seguida o corpo será levado para sepultamento na cidade de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, onde nasceu.

Juvêncio era conhecido por ter sido o último preso político do Brasil, no final do período da ditadura militar. Ele foi um dos fundadores do jornal iguaçuense Nosso Tempo, periódico comprometido com a luta pelas liberdades democráticas no País.

O jornalista e professor combateu de forma incansável a intervenção militar, e, de modo especial, no poder executivo das cidades consideradas de “segurança nacional” à época. Sua militância política também deixou marcas na defesa de paraguaios exilados pela ditadura de Alfredo Stroessnner e na defesa da causa palestina.

Mas seu principal foco foia questão dos moradores da região (índios e pequenos e médios proprietários) do que viria a se constituir no reservatório da hidrelétrica de Itaipu. Em meio a esses embates, publicou “A Taipa da Injustiça”, contando o viés autoritário do início da construção da usina.

 

 

Fartal terá lançamento de livro sobre pioneiro iguaçuense

 BANNER 721x155PX 01

Obra retrata a história de Frederico Engel, primeiro proprietário de hotel em Foz do Iguaçu.

A vida na região da fronteira era pouco promissora quanto Frederico Engel resolveu deixar o seu hotel em boa posição de atendimento e estrutura, na Argentina, para aventurar-se pelas paragens que mais tarde formariam o município de Foz do Iguaçu. Mais que uma visão empreendedora, Engel acreditava que as Cataratas do Iguaçu precisavam ser conhecidas e reconhecidas pelo mundo.

Essa e muitas outras histórias são retratadas no livro “Frederico Engel, pioneiro no turismo e hotelaria em Foz do Iguaçu”, de autoria de Renato Rios Pruner, publicado pela Editora Nova Letra, que será lançado no próximo dia 09 de junho, às 20h, durante a 38ª Feira de Artesanato e Alimentos de Foz do Iguaçu (Fartal).

Além de ser o proprietário do Hotel Brasil, o primeiro estabelecimento hoteleiro da cidade, Frederico Engel é sempre citado como sendo um personagem importante durante a estadia de Santos Dumont na fronteira. Conta-se que em 1916, o aviador e inventor, fascinado com a exuberância da natureza da região, teria partido da então Vila Iguassu em direção a Curitiba para solicitar ao Presidente do Estado do Paraná, Affonso Alves de Camargo, a criação de um parque público para garantir a proteção das Cataratas do Iguaçu, da fauna e da flora do entorno. Neste período, a área de abrangência do parque ainda era propriedade privada.

O autor da obra “Frederico Engel, pioneiro no turismo e hotelaria em Foz do Iguaçu” é bisneto de Frederico Engel, e, portanto, dispõe de fontes valiosas para contribuir com a constituição da história do município. A avó do escritor, Elfrida Engel Nunes Rios foi homenageada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, que concedeu o nome da pioneira iguaçuense à Biblioteca Pública da cidade.

Vivendo atualmente em Santa Catarina, em seu livro, Renato Rios revela as dificuldades enfrentadas pelo avô e toda a sua família na implantação e na administração do primeiro hotel da cidade e a chegada dos primeiros turistas, precipitando a vocação econômica que a região viria a desenvolver com o tempo.

“Meu avô dividia o tempo cuidando de seu hotel e trabalhando na construção de uma pequena estrada na mata, para obter acesso às Cataratas do Iguaçu. Como o caminho era longo e o trabalho manual, quando chegava ao final de uma etapa o mato já havia crescido novamente no começo da picada”, rememora o escritor.

A atividade de lançamento do livro é uma iniciativa da Fundação Cultural e contará com uma sessão de autógrafo do autor, no Espaço Centenário, estrutura instalada na área central da Fartal. A participação é aberta a toda a comunidade.

“Através da homenagem a Frederico Engel, a Fundação Cultural celebra todas as gerações de iguaçuenses, os nascidos aqui e os que adotaram essa cidade para viver, e que de alguma forma contribuíram e estão contribuindo para a construção de uma cidade melhor para todos”, enfatiza Arinha Rocha, diretora de cultura da Fundação Cultural.

                SOBRE O AUTOR – Renato Rios Pruner é natural de Foz do Iguaçu, Paraná, filho de Érico Francisco Pruner (natural de Brusque-SC) e de Irma Rios Pruner (natural de Foz do Iguaçu). Estudou o curso primário em sua cidade natal (até o 3º ano) no Colégio São José e no Grupo Escolar Bartolomeu Mitre. Mais tarde, completou os estudos na cidade de Brusque-SC, sendo que sua família permaneceu em Foz do Iguaçu.

                É piloto desde 1973, tendo trabalhado no Aeroclube de Blumenau-SC, na TAM e na Vasp, onde foi comandante. Atualmente atua como instrutor de simulador na Cia. Aérea Gol.

“Frederico Engel, pioneiro no turismo e hotelaria em Foz do Iguaçu” é o primeiro livro do autor, que já trabalha em pelo menos mais uma obra, resgatando a trajetória da família Engel na região trinacional.

SERVIÇO

Lançamento do livro “Frederico Engel, pioneiro no turismo e hotelaria em Foz do Iguaçu”, de Renato Rios. Sessão de autógrafos e bate-papo com o autor.

Quando: 09 de junho, 20h

Onde: Espaço do Centenário, 38ª Fartal

Atividade aberta ao público.

  

 S-,

                                                            “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

 

 

Dois condutores são presos pela PRF por dirigirem embriagado​s

Foz do Iguaçu, 07 de junho de 2014 – A Polícia Rodoviária Federal prendeu duas pessoas nesta sexta (6) por dirigirem sob efeito de álcool, na região da tríplice fronteira.

 PRF

Logo na manhã dessa sexta, por volta das 10h30, durante ronda pela BR 277, os agentes abordaram um GM/Kadett com placas de Foz e constataram que seu condutor, um iguaçuense de 19 anos mal conseguia falar, tão avançado era seu estado de embriaguez. A medição em aparelho de Etilômetro constatou índice de 1,73 mg/L de álcool.

O segundo caso poderia ter sido ainda mais grave. O condutor de uma camioneta Fiat/Strada, com placas de São Miguel do Iguaçu, se envolveu em um acidente a cerca de 200 metros da Unidade Operacional da PRF em Santa Terezinha de Itaipu.

O acidente, felizmente, não resultou em vítimas. Mas o condutor, em visível estado de embriaguez, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil mesmo tendo se recusado a se submeter ao exame de Etilômetro, onde foi autuado em flagrante.

Os dois condutores foram multados e tiveram suas CNHs recolhidas pela PRF, além de serem encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

PRF RAONE NOGUEIRA

Comunicação Social DPF 7/5-PR

 A VOZ

                                                   “Autódromo Internacional de Foz, JÁ!”…

 

 

 

 GM Belo

                                              A Coruja vai fumar nestas eleições em Foz.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.