Depenando a Coruja
por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Decreto estabelece horários para reabertura do comércio a partir de quarta (22)
Estabelecimentos poderão atender 30% do público e devem manter medidas de distanciamento social e higienização
O prefeito Chico Brasileiro assinou na segunda (20), o Decreto nº 28.055 que determina o horário de reabertura do comércio (varejista e atacadista) de Foz do Iguaçu, a partir da próxima quarta (22). A normativa foi criada com intuito de amenizar os efeitos econômicos, causados pela pandemia de coronavírus (COVID-19).
Os estabelecimentos localizados na região compreendida entre Vila Portes, Jardim Central e Vila Brasília poderão funcionar no horário das 8h às 16h. O comércio da região Central, entre a Vila Yolanda, Jardim América e Vila Maracanã poderá manter o funcionamento das 10h às 18h. Já as empresas localizadas no interior dos shoppings centers, supermercados e galerias poderão atender os clientes no horário compreendido das 12h às 20h.
Estão autorizadas a funcionar, a partir do dia 22, as seguintes atividades: transporte coletivo municipal, instituições bancárias, shoppings centers, Terminal Rodoviário Internacional de passageiros, food trucks e trailer de alimentos, clubes náuticos, coleta de resíduos recicláveis, atividades religiosas coletivas, serviço de call center, estacionamentos privados, óticas, restaurantes e lanchonetes e academias de ginástica, musculação, dança e natação.
Os comerciantes que iniciarem o atendimento, a partir desta quarta, 22, devem obrigatoriamente assinar o Termo de Responsabilidade Sanitária e encaminhar o documento para a prefeitura até o dia 24 (sexta).
Para as concessionárias e revenda de carros fica obrigatória a higienização dos veículos para test drive. O procedimento deve ser feito a cada teste. Limite máximo de duas pessoas por automóvel no teste.
Os estabelecimentos autorizados pelo novo decreto poderão funcionar com capacidade de 30% de atendimento e devem manter medidas de distanciamento social e higienização.
Também está mantida a restrição para a circulação de idosos acima de 60 anos e crianças menores de 14 anos. Segue como prioridade o atendimento individual e agendado.
Transporte coletivo
O transporte coletivo irá operar utilizando a tabela de horário de sábado, com limitação de usuários ao número de assento disponível.
Os usuários e trabalhadores do setor deverão usar obrigatoriamente máscaras e o pagamento da tarifa será por meio do bilhete eletrônico.
As empresas do consórcio deverão garantir escala adicional para atender usuários dos serviços essenciais e privados.
Shoppings centers
A direção dos shoppings centers devem promover o distanciamento social de 2 metros entre as mesas da Praça de Alimentação com redução de 50% da capacidade (número de cadeiras).
Nos locais também será obrigatória a realização de medição de temperatura e controle de quantidades de pessoas nas entradas. Também deverá ser disponibilizado pontos de higienização em todo o shopping.
Cancelas, equipamentos de entrada e saída de veículos, corrimãos, incluindo os das escadas rolantes, e guarda-copos devem passar pelo procedimento de higienização.
O uso de playgrounds e brinquedos infantis no interior dos shoppings estão proibidos. Cinemas permanecem fechados.
Academias
As atividades de academias de ginásticas, musculação, crossfit, dança, natação e hidroginástica funcionarão por agendamento ou escalonamento de horários, respeitando o limite de 30% da capacidade de atendimento.
Além disso, os estabelecimentos devem seguir outras normas, tais como: uso obrigatório de máscaras durante as atividades (exceto natação e hidroginástica), manter ponto de higienização nos acessos, realizar aulas/treino de até 45 minutos individualizadas ou coletivas (de acordo com o distanciamento de 2 metros), disponibilizar álcool em gel em cada aparelho a ser utilizado, manter a distância de 2 metros entre os aparelhos, interditar o uso de duchas e vestiários, proibir o compartilhamento de aparelhos, vedar aulas que envolvam contato físico entre alunos e com professores e autorizar a participação de alunos na faixa etária entre 14 e 60 anos.
Proibidos
Continuarão proibidos setores que aglomeram pessoas, como: casas noturnas, tabacarias, bares, clubes, salões de bailes, feiras, cinemas, museus, teatros, equipamentos esportivos coletivos, escolas, faculdades, eventos esportivos, culturais e de lazer.
PS: Realizou-se o sonho do chefinho da Foztrans, em obrigar o povo a usar o Cartão Único no transporte. Prova disso foi sua tentativa frustrada de querer abrir o TTU, por duas vezes.
Foz é a cidade onde o Poste mija no Cão. Fora, fora, forasteiros!
Paulo Mac Donald tentando enganar a População novamente, em Foz?
Neste momento ele recebeu o beneficio de uma REVISÃO de sentença, em uma condenação criminal da 2ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu-PR, não a absolvição e não fora inocentado da CONDENAÇÃO que o impediu de assumir a prefeitura.
SE NÃO ELE ASSUMIRIA, AGORA
O Luladrão também teve este mesmo benefício de REVISÃO, qual lhe AUMENTOU em 7 anos a sua pena.
O que o Mac Donald e seus lacaios, não mostram para o povo iguaçuense.
Vistos, relatados e discutidos estes autos de Revisão Criminal de Acórdão sob n.º 0003242-48.2020.8.16.0000, da Comarca de Foz do Iguaçu – 2.ª Vara Criminal, em que é requerente PAULO MAC DONALD GHISI e requerido o MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ.
Trata-se de pedido de Revisão Criminal formulado por PAULO MAC DONALD GHISI, com fundamento nos artigos 621, inc. I, do Código de Processo Penal, na qual impugna Documento assinado digitalmente, conforme MP nº 2.200-2/2001, Lei nº 11.419/2006, resolução do Projudi, do TJPR/OE
Validação deste em https://projudi.tjpr.jus.br/projudi/ – Identificador: PJ8K3 FFZCR QXHDB F63SU
PROJUDI – Recurso: 0003242-48.2020.8.16.0000 – Ref. mov. 30.1 – Assinado digitalmente por Miguel Kfouri Neto:5950
30/03/2020:
JUNTADA DE ACÓRDÃO.
Arq: Acórdão (Desembargador Miguel Kfouri Neto – 1ª Câmara Criminal) acórdão que confirmou condenação do revisionando pela prática do crime previsto no art. 90, da Lei n.º 8.666/93, à pena de dois (2) anos, três (3) meses de detenção, caput em regime aberto, e de onze (11) dias–multa, cada um no valor de 5/30 do salário mínimo vigente ao tempo do fato.
A pena privativa foi substituída por duas restritivas de direitos consistentes em proibição do exercício de cargo, função, atividade pública ou mandato eletivo e prestação pecuniária, no valor de cinco (5) salários mínimos.
Requer, em síntese, o afastamento da valoração negativa das consequências do crime, consideradas desfavoráveis na primeira fase da dosimetria, readequando a pena imputada ao acusado em seu mínimo legal, com consequente reconhecimento da extinção da punibilidade de PAULO, pelo advento da prescrição da pretensão punitiva estatal (mov. 1.1).
A douta Procuradoria-Geral de Justiça, em r. parecer subscrito pela Procuradora de Justiça, Dr.ª Sonia Maria de Oliveira Hartmann, opina pela improcedência da presente ação revisional (mov. 8.1 – TJ).
É a síntese do essencial.
PS: Trata-se tão somente de pedido de REVISÃO de condenação de crime da 2ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu-PR, em uma de suas dezenas de ações. Inclusive nada tem haver com a que lhe proibiu de assumir o cargo de prefeito de Foz em seus crimes anteriores julgados pelo TSE.
Balelas! Mais uma vez tenta enganar a população e deverá ser barrado pela Lei 135/2010.
Vereadores aprovam ampliação de parceiras para socorro a autônomos e pequenos comércios de Foz do Iguaçu
O projeto de lei 45/2020, enviado pelo prefeito à Câmara também foi aprovado em regime de urgência na sessão online desta segunda-feira (20). A proposta amplia a lista de instituições parcerias do município para disponibilização de crédito a juros zero para microempreendedores e autônomos. O vereador Edílio Dall’Agnol (PSC), que foi o relator do projeto disse que com isso, os vereadores possibilitam a efetiva implantação do programa de socorro financeiro a quem mais precisa.
“Deve-se observar que a legislação brasileira já consagrou tratamento diferenciado a pequenas empresas do país. A proposta busca ampliar o leque de possibilidades de convênio com poder público para turbinar o programa de microcrédito já em vigor”, afirmou Edilio Dal Agnol.
A vereadora Anice Gazzaoui (PL) apontou que houve algumas dificuldades de planejamento do Poder Executivo para executar esse projeto na prática e destacou a importância da medida aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira.
“Esse projeto é de grande importância, mas estamos tendo dificuldade séria com relação a execução, em especial aos trabalhadores do turismo, que estão com renda zero. Precisamos montar uma estrutura para ajudar na Casa do Empreendedor. A população que está buscando essas informações não está encontrando respostas”, disse Anice.
“Esse projeto trata do financiamento a juros zero para microempreendedores e autônomos. Outras instituições financeiras vão poder aderir ao credenciamento e as pessoas poderão fazer jus ao benefício”, acrescentou o vereador Elizeu Liberato (PL). O vereador Jeferon Brayner (PSD) afirmou: “Esse projeto reduz a burocracia e facilita o processo para quem está precisando de ajuda”.
Trabalhadores do Turismo
A vereadora Nanci Rafagnin Andreola (DEM), presidente da Comissão de Turismo, solicitou que os vereadores ouçam membros do trade turístico a fim de identificar as necessidades, uma vez que a cidade tem vocação turística, um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus.
No mesmo sentido, outro vereador do PSD sugeriu que os guias de turismo tenham atenção especial para suas necessidades no momento. “Sou a favor do debate a respeito dos trabalhadores do setor turístico, uma vez que Foz vive do turismo e temos demandas dessas pessoas”, enfatizou a Vereadora Anice Gazzaoui (PL).
Após a sessão, representantes de guias de turismo tiveram reunião com os vereadores por meio de videoconferência. Um documento será enviado ao Executivo com as reivindicações da categoria. (CabezaNews)
“Valei-me Santo Expedito”!
Recalcatti pede convocação de suplentes para curso de oficiais da PM-PR
O deputado Delegado Recalcatti (PSD) aprovou em plenário um Requerimento a ser encaminhado ao secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Coronel Rômulo Marinho, solicitando providências para a convocação de todos os candidatos aprovados, titulares e suplentes, para o Curso de Formação Oficial, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar do Paraná (CFO 2020).
De acordo com Delegado Recalcatti, foram ofertadas 90 vagas para a PM-PR, sendo que 9 foram aprovados como suplentes (ocupam a vaga em casos de desistências), e 20 vagas para o CBM, sendo 12 suplentes. Em sua opinião, o acréscimo dos 21 aprovados como suplentes para o CFO-2020 não acarretará em forte impacto financeiro ante à necessidade das corporações para completar os seus quadros de oficiais.
“Esse impacto será menor ainda porque, dos 21 suplentes, seis já são Policiais Militares”, destacou Delegado Recalcatti. Ele lembrou ainda da necessidade de se completar os quadros dessas corporações. “É reconhecido que há uma carência de pessoal em todos os níveis das forças de segurança e devemos pensar no futuro e na reestruturação das nossas polícias e órgãos de segurança”, defendeu.
Ele alertou que, por causa da crise provocada pela pandemia da COVID-19, o apoio à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros deve ser ainda mais reforçado por estarem na linha de frente do combate ao Corona Vírus. Além disso, após análise da Lei 18.128/2014 (efetivo da PM-PR) e do Almanaque 2020 (quadro geral de vagas), Delegado Recalcatti afirmou que há previsão legal para convocação dos suplentes do concurso.
Primeiro paciente internado com covid-19 de Foz do Iguaçu recebe alta e deixa hospital sob aplausos.
Ele tinha sido internado no último dia 30, depois de apresentar sintomas da doença. No hospital, recebeu hidroxicloroquina e azitromicina, associados a outros medicamentos.
Esta quinta-feira, 16, foi um dia de muita emoção no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O primeiro paciente internado na ala exclusiva de covid-19 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebeu alta, às 11h, depois de 17 dias internado. Ele saiu pela porta da frente e foi recebido pela esposa e filhos sob aplausos de toda a equipe médica.
O paciente, de 56 anos, havia sido transferido de outra unidade hospitalar para o Costa Cavalcanti no último dia 30, depois de apresentar sintomas da covid-19. Durante a internação, recebeu tratamento à base de hidroxicloroquina em combinação com azitromicina, associados a outros medicamentos. É o mesmo protocolo adotado por hospitais de referência em casos de internamento de pacientes graves, como o Alberto Einstein, em São Paulo, um dos mais respeitados do mundo.
“Essa alta hospitalar do primeiro paciente internado no HMCC é uma vitória para todos nós, para a cidade de Foz do Iguaçu. Demonstra que estamos preparados para enfrentar essa pandemia a exemplo das melhores instituições médicas do Brasil”, disse o diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini.
O médico explicou que o HMCC adotou no atendimento do paciente todos os protocolos clínicos modernos e atualizados, sempre em linha com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC-EUA) e com a Organização Mundial da Saúde (OMS), além do Hospital Albert Einstein.
O HMCC tem outros dois pacientes internados na ala exclusiva de covi-19 e ambos têm recebido tratamento similar. “O sucesso com a terapia multidisciplinar aplicada nesses três casos tem demonstrado excelentes resultados”, reforçou o diretor técnico.
Para o diretor-superintendente do HMCC, Fernando Cossa, é uma grande alegria compartilhar esta notícia com toda a sociedade. “Ver o nosso paciente sair pela porta da frente, curado, só foi possível graças aos investimentos da Itaipu. Esses recursos, na ordem de R$ 15 milhões, possibilitaram a reestruturação desta ala especial para o tratamento dos pacientes com o novo coronavírus”, informou.
Fernando Cossa agradeceu os esforços da Itaipu para o enfrentamento da pandemia. “Queremos aqui agradecer ao diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, pelo apoio e confiança”. O diretor estendeu o agradecimento à equipe médica, que, segundo ele, é uma verdadeira família. “São pessoas que, incansavelmente, trabalham para atender nossos pacientes com respeito, carinho e dignidade. É o HMCCS firme no propósito de cumprir nossa missão de promover a saúde e cuidar das pessoas, preservando e salvando vidas”, disse.
Parceria e testagem em massa
O HMCC conta com 27 leitos para tratamento da doença, 15 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 na semi-intensiva. O hospital adquiriu recentemente 6 mil testes PCR de covid-19, que traz o diagnóstico em apenas duas ou três horas. Dois mil desses testes já estão em estoque.
Inicialmente, 500 foram colocados à disposição do município para testagem em pessoas com problemas respiratórios graves. A Prefeitura de Foz, por sua vez, adquiriu 20 mil testes TRPCR e aguarda a chegada do primeiro lote com dois mil exames. A ideia é aplicar esses testes todos durante dez semanas.
Para Silva e Luna, apoiar um hospital como o HMCC para o tratamento de pacientes graves da covid-19, além de manter várias outras especialidades, com essa qualidade e resultado, é um grande orgulho. Mostra competência e muita humanização no tratamento de saúde nossa gente”.
Agilidade
Desde a semana passada, quando foi credenciado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), o HMCC conseguiu confirmar quatro das cinco contraprovas positivas exigidas para ser habilitado a contabilizar oficialmente os dados no boletim da Vigilância Epidemiológica do município. Com a habilitação, não será mais necessário o envio das amostras para o Lacen. Essa autonomia vai garantir mais agilidade no diagnóstico dos casos.
Até esta quinta-feira (16), Foz registrava 35 casos e outros 69 estavam sendo investigados. Desse total, dois estão internados no HMCC, na ala exclusiva da covid-19.
Covid-19: Campanha educativa da Câmara orienta, pede calma e conclama união dos povos da fronteira.
Diante da decretação de estado de calamidade, impacto sem precedentes na economia da cidade e urgente necessidade de conter o avanço do coronavírus, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu acaba de lançar uma campanha educativa e de conscientização.
Devido ao caráter de utilidade pública, a iniciativa tem apoio de vários meios de comunicação.
Em uma das peças da campanha, um vídeo impacta pelo cunho emocional, traz orientações, pede calma e conclama a união dos povos da fronteira no enfrentamento da Covid-19.
Foz do Iguaçu abriga mais de 80 etnias.
Saiba mais em: https://bit.ly/2XVoX5h
Acesse o site: www.jornaloautodromo.com.br
Saiba tudo sobre o esporte motor e noticias da região.
MARINHA DO BRASIL
CAPITANIA FLUVIAL DO RIO PARANÁ
Capitania Fluvial do Rio Paraná realiza a entrega de kits de alimentação para as famílias dos alunos do PROFESP. Capitão dos Portos do Rio Paraná, CF Freitas, entregando kit alimentação para beneficiário do PROFESP.A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) entregou, em 17 de abril, “Kits”´de Alimentação para as crianças atendidas no Programa Forças no Esporte (PROFESP).
O programa, conduzido pela CFRP, beneficia em torno de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social, as quais estudam na Escola Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, da prefeitura de Foz do Iguaçu/PR.
Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente
Calma Foz, tudo vai passar
Com o início da reabertura do comércio, redobre os cuidados ao sair. Cada um fazendo a sua parte, juntos vamos superar esse momento.
A coisa vai ficar loca pro lado da “VACA LOKA“, escrevam…
A Coruja vai ser depenada em Foz.