Comissão de Segurança da ALEP composta por membros da mesma. Bolsonaro nomeia General Silva e Luna como Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional. Postos de Saúde ficam sem luz e servidores proibidos de falar. Vermelho irá apresentar Projeto de Lei para reabrir a Estrada do Colono. Servidores de Foz visitando Assembleia Legislativa do Paraná. MP recebe Noticia de Fato contra Superintendente do Foztrans.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

.

 

Comissão de Segurança da ALEP composta por membros da mesma

Estes são os sete deputados estaduais da Comissão de Segurança Pública que foi definida nesta semana na Assembleia Legislativa.

 

Por um acordo institucional e partidário, assumo o cargo de vice-presidente e o deputado Coronel Lee passa a ser o presidente do grupo que analisará, nos próximos dois anos, os projetos relativos à Segurança Pública no Estado.

Pela primeira vez na história, todos os integrantes têm origem profissional nas forças de segurança. A partir da minha direita, estão os deputados Delegado Fernando, Soldado Fruet, Coronel Lee, Soldado Adriano, Delegado Jacovós e Subtenente Everton. Meu compromisso é de continuar contribuindo para que possamos resgatar a credibilidade das Polícias e desenvolver políticas públicas contra a bandidagem e a criminalidade.

Esperamos ver mais agilidade nos assuntos de segurança pública.

 

.

 

Postos de Saúde ficam sem luz e servidores proibidos de falar

Após o grande efeito climático que assolou parte de nossa cidade com queda de arvores e postes, alguns locais ficaram sem energia elétrica entre os quais o Posto de Saúde da Vila Yolanda.

Intrigante é que profissionais de imprensa que compareceram ao local, tiveram a informação de que estão proibidos de falar qualquer coisa acerca do local de serviço, que não pela assessoria de imprensa da PMFI.

Legal é que não há ninguém para responder e o que mais nos chama atenção é o fato de que nosso vice-prefeito Nilton Bobato foi um dos maiores lutadores na área de reportagem contra a Lei da Mordaça e o prefeito Chico Brasileiro, enquanto sindicalista abolia esta prática, mas a japonesa trazida de Curitiba para gestionar a saúde PROIBIU e pronto.

http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-1edicao/videos/t/foz-do-iguacu/v/posto-de-saude-e-residencias-passaram-mais-de-20-horas-sem-energia/7397273/ 

O Secretário de Comunicação Social seria um Comunista de Cascavel, trazido em cumprimento a um acordo politico da não eleição do seu chefe e dobradinha de Bobato no Oeste do Paraná. demonstrando este acordo ainda, que Foz não possui profissionais de imprensa competente para o cargo, qual sugere ter acesso livre com todos veículos de comunicação.

Já no terceiro e penúltimo ano que Chico Brasileiro esta na PMFI, ainda não há agencia para a SMCS em virtude de falta de competência dos que estiveram na pasta, com veto do TCE.

Ao que vemos a arapuca montada ao prefeito Brasileiro esta fortificando o Manssujo, que além de ter ido para o Palácio do Iguaçu esta enchendo de Lacaios em Cargos Comissionados em Foz, como é o caso do tal Pedrinho Rodrigues que era ferrenho defensor do PATO Donald e opositor ao atual prefeito, mas agora esta na TETA pública.

Entre outras estaria da tal Bruna Paz que era da coordenação de campanha do Manssujo e descia a ripa no prefeito Chico Brasileiro, qual esta hoje nomeada no Foztrans pelo Bel. Fernando Maraninchi, contrariando aqueles que carregaram piano durante a campanha e estão a ver navios sem nenhum auxilio na administração.

Verdadeiramente Foz é a cidade, onde o poste mija no cachorro.

 

 

 

 

 

Vermelho irá apresentar Projeto de Lei para reabrir a Estrada do Colono
O deputado federal Nelsi Coguetto Maria Vermelho, mais conhecido como Vermelho, que deve apresentar, nos próximos dias, um projeto de Lei para reabrir a Estrada do Colono. Antes de ser fechada, em 2001, essa estrada cortava o Parque Nacional do Iguaçu.

 

Vermelho, eleito por Foz do Iguaçu, disse que existem outros projetos de Lei sobre o tema, mas que, agora, “com a tendência desenvolvimentista” da Câmara Federal, é possível aprovar o texto. Para isso, ele espera o apoio da bancada paranaense e da bancada do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

 

A proposta é de que seja criada uma Estrada Parque, através de uma PPP (Parceria Público-Privada)”, adiantou.

Essa Estrada Parque, segundo o projeto do deputado, teria telas de proteção ao longo dos seus 17 quilômetros e, ainda passagem para animais silvestres a cada um quilômetro.

“A Estrada Parque encurtaria em cerca de 80 quilômetros a ligação entre duas regiões homogênicas”, argumenta Vermelho para justificar a sua proposta.

Ninguém cuidou mais do Parque Nacional, que os próprios Colonos que residem ao lado.

 

.

 

Servidores de Foz visitando Assembleia Legislativa do Paraná

O deputado estadual Delegado Recalcatti, recebeu na quarta (21), o presidente da Fundação Cultural de Foz Juca Rodriguês e seu diretor de comunicação Rodrigo Monzon o Digão.Certamente novidades virão por eles com apoio do deputado Rubens Recalcatti que assume a presidência da Comissão de Cultura da ALEP/PR.

 

 

 

 

                                                           “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

 

Uma das categorias que mais necessita de apoio e valorização!Cuidam da nossa saúde . Quem cuida deles? Isto tem que mudar! O que o povo do PT fez em 3 mandatos? Chega de PTralhas no SISMUFI, mudança “JÁ”!

 

 

 

 

 

MP recebe Noticia de Fato contra Superintendente do Foztrans

O presidente do GECEG após ser provocado por associados, munícipes e membros da área de segurança, enviou expediente ao Promotor da 6ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, Drº Marcos Cristiano Andrade por crime de usurpação de função e improbidade administrativa (em tese).

Ao sermos acionados por munícipes fomos in loco verificar a desordem provocada pelo FOZTRANS com cessão de uso de área pública a empresa privada, que ainda coloca em risco vidas dos frequentadores e atrapalha a mobilidade urbana tendo em vista que invadiu cerca de 5 vagas de veículos com tapume estendendo o comercio de vendas de bebidas alcoólicas até a rua, qual é de grande fluxo de veículos e trânsito de motoristas que frequentam baladas em uso de drogas licitas e ilícitas com velocidade elevada, conforme nos relatou policiais militares e guardas do município.

 

Primeiramente o local privado aparentemente não tem espaço descoberto para área de fumantes, cujo estes frequentam o recinto em grande numero.

Segundo que fora uma jogada de mestre usar as vagas com a desculpa de Parklet para clientes não infringirem a lei sanitária.

Se o projeto do FOZTRANS é de minipraças, então este já deveria ter sido REPROVADO, uma vez que não atende questões de mobiliário urbano e de uso continuo independente de horário ou funcionamento do bar em frente.

Ainda que em laboratório teste, deveria ter sido feito os estudos de viabilidade como, de impacto no entorno da vizinhança, sonoro, ambiental, do trânsito, mobilidade urbana e sanitária, onde fere diretamente as leis antifumo federal, estadual e municipal.

E se minipraçasem área pública, deveria ser de total acesso público em funcionamento 24hs, não apenas quando aberto o estabelecimento comercial, confirmando ser uma extensão do bar.

Fiscais de Preceitos foram ao local em 15 de dezembro de 2018 (Talão e Ricardo Lera), que abordaram os operários, sendo informados que havia autorização do FOZTRANS para utilizar 05 vagas, onde pagaram outorga acima de R$ 6 mil reais, onde não se sabe em que fora aplicado esta taxa pelo órgão que vendeu o espaço público a privados.

O Código de Posturas prevê nos art. 52, 53 e 57 da Lei Complementar nº 007/1991, qual diz que é terminantemente proibido tal autorização que desrespeita a legislação, tendo também sido solicitado ao servidor Jacson Niehues qual é Diretor da Diretoria de Fiscalização da SMFA, para que mandasse o expediente ao Ministério Publico, ao que se sabe se cumpriu função de oficio o enviado.

Vê-se ainda que o Diretor Superintendente BelFernando Maraninchi, ao expedir o “TERMO DE AUTORIZAÇÂO – Para a instalação de espaço público denominado minipraça (Parklet), praticou flagrante crime contra leis do Município de Foz do Iguaçu e Lei Federal 8.666/93.

O citado Diretor Superintendente usurpou competência do Prefeito Municipal, pois a iniciativa para qualquer tipo de:

       Autorização; Permissão ou Cessão de bem público cabe somente ao Prefeito, mesmo assim somente através de Lei, esta condição está disciplinada nos Artigos, 123; 126 e 130 da Lei Orgânica do Município.  

       

       Os artigos da LOM:

       Art. 123 – “Compete ao Prefeito Municipal a administração dos bens municipais, respeitada a competência da Câmara quando àqueles empregados nos serviços desta.

       Art. 126 – As concessão, permissão ou autorizações de próprios municipais para a construção (edificação), poderão se outorgadas, mediante autorização legislativa, desde que:

         I – comprove, devidamente  justificado, o interesse público;

         II – conste o prazo de concessão, permissão ou autorização; e

         III – a iniciativa seja do Poder Executivo.

       Art. 130 –  “A cessão de bens imóveis do Município, a qualquer título, será precedida de autorização legislativa.”

Quando o Diretor do FOZTRNAS Bel. Fernando, autorizou o uso do espaço público conforme se depreende do TERMO de AUTORIZAÇÃO para a instalação de espaço público denominado minipraças (Parklet), firmado entre o FOZTRANS – Instituto de Transporte e trânsito de Foz do Iguaçu-PR e Danceteria e Choparia New Century Ltda, não foram observados os artigos acima expostos.

O Bel. Fernando Maraninchi, ainda cobrou valores que não estão previstos no Código Tributário Municipal.

Sendo assim tem-se que em tese foi praticado ato de improbidade administrativa e usurpação de função (PODER), por parte do Diretor Superintendente da autarquia de trânsito.

E sendo esse Diretor Superintendente responsável por ordenar o trânsito e ocupação de calçadas, denota-se que o mesmo não vem cumprindo com suas obrigações, pois as calçadas neste mesmo estabelecimento e como em vários outros em nossa cidade são diariamente utilizados pelos comerciantes como extensões de seus estabelecimentos.

Bem como permite que dezenas de ponto de taxi (casas), fossem e permaneçam edificadas sobre as calcadas da cidade, o que além de causar transtornos na mobilidade urbana, também é uma forma de cessão de espaço (bem) público, sem as formalidades da Lei. (improbidade administrativa).

Diante do acima exposto tem-se que a princípio o Diretor Superintendente do FOZTRANS, teria cometido em tese os crimes de usurpação de poder e improbidade administrativa

Deste modo solicita-se que o ínclito representante do Ministério Público, Doutor Promotor da 6ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público receba esta Notícia de Fato e determine a instauração de Inquérito Civil Público para apurar os crimes praticados contra leis vigentes e população em geral (em tese), que perderam o direito legal em estacionamentos como da mobilidade urbana nas calçadas, ainda sendo induzidas a erros para uso do local que vende bebidas e comestíveis colocando vidas em risco, caso veículos venham perder a direção invadindo e atropelando os usuários. Ainda que o MP exija informações da Câmara de Vereadores protocolo nº 194/2019 e da Prefeitura de Foz nº 007571/2019, sob as providências.

Foz não é terá sem lei, os Forasteiros não pensem ser casa da sogra;

 

 

 

 

 

Bolsonaro nomeia General Silva e Luna como Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional

Em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (21), o presidente Jair Messias Bolsonaro e o ministro de Minas e Energia (MME), almirante Bento Costa Lima Leite, nomearam o novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna, e o novo diretor financeiro executivo da empresa, vice-almirante Anatalício Risden Júnior.

Eles substituem Marcos Vitório Stamm e Mário Antônio Cecato, respectivamente.  A data da posse e o local da solenidade de transmissão de cargo ainda não foram definidos.

Essa nomeação do diretor-geral brasileiro já era esperada há cerca de um mês.

A novidade, no caso, é a nomeação do diretor financeiro executivo, que não era esperada. A Diretoria Financeira Executiva é quem manda no dinheiro, ou melhor: tem a chave do cofre. Nela, os paraguaios não mandam, pois, em Itaipu, as diretorias são dividas entre o Paraguai e o Brasil em executivas, as que mandam, e não executivas, as que obedecem, embora, aparentemente, as decisões sejam tomadas em conjunto.

No caso da Diretoria Financeira, o Brasil, por ter bancado a construção, sempre ficou com a direção executiva. Assim, os gastos da Itaipu, agora, terão um controlador do dinheiro da usina com o perfil “mão de ferro” da gestão Bolsonaro.

O interessante em tudo isso é o fato de Bolsonaro não ter nomeado os diretores para as Diretorias Administrativa, Técnica, Jurídica e de Coordenação.

Para o Não Viu?, isso gera a desconfiança de que vai ocorrer o que sempre ocorreu nas trocas da direção brasileira da Itaipu Binacional, esse cargos, infelizmente, serão usados nas barganhas políticas. Mas essa é uma especulação que só será comprovada posteriormente.

Vejam no Ler mais, os currículos de cada novo diretor e se atentem ao do diretor financeiro.

Vasta experiência

Ex-ministro da Defesa e general de exército da reserva, Silva e Luna é o terceiro diretor com formação militar a ficar à frente da condução do lado brasileiro da empresa. Ele esteve à frente do Ministério da Defesa de 27 de fevereiro de 2018 a dezembro do mesmo ano e foi o primeiro militar a comandar a pasta.

Neste período, esteve na Itaipu para uma reunião com o então ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, e integrantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em 13 de julho de 2018.

Na ocasião, o general pôde conhecer melhor a estrutura da empresa e a importância de Itaipu como uma das infraestruturas críticas do País, tema do qual tem amplo conhecimento e formação. Para o novo diretor-geral, “o cargo é estratégico e requer uma boa bagagem em gestão”.

Com vasta experiência em planejamento estratégico, orçamento e gestão de projetos, ele comandará o lado brasileiro da usina em um momento relevante para a binacional, às vésperas da renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, que dispõe sobre as bases financeiras e vence em 2023.

Outro desafio será o de dar continuidade ao processo de atualização tecnológica das unidades geradoras da usina. O prazo previsto do trabalho é de 14 anos e o investimento é de cerca de U$ 660 milhões. As propostas comerciais das empresas e dos consórcios interessados no trabalho devem ser apresentadas ainda no primeiro semestre de 2019.

Formação e carreira

Aos 69 anos, o pernambucano de Barreiros (PE) tem uma vasta formação acadêmica e uma carreira sólida no Exército. É doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (1987/88), mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1981) e pós-graduado em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (1998) e em Projetos e Análise de Sistemas pela Universidade de Brasília (1995).

Como oficial-general, foi comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé (AM), de 2002 a 2004. Em Brasília (DF), foi diretor de Patrimônio, de 2004 a 2006; chefe do Gabinete do Comandante do Exército, de 2007 a 2011; e chefe do Estado-Maior do Exército, de 2011 a 2014. Como oficial superior, comandou o 6º Batalhão de Engenharia de Construção, em Boa Vista (RR), de 1996 a 1998. No Ministério da Defesa foi ainda secretário-geral da pasta, onde também foi secretário de Pessoal Ensino, Saúde e Desporto.

No exterior, foi membro da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai e Assessor de Engenharia, de 1992 a 1994, e Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico em Israel, de 1999 a 2001. Ainda em Israel, fez o curso Combate Básico das Forças de Defesa de Israel no Instituto Wingate Israel (2000).

Antes de ingressar no Exército, estudou na Escola Agrotécnica Federal de Barreiros (PE), de 1962 a 1968. Em 10 de fevereiro de 1969, entrou na Academia Militar das Agulhas Negras, onde se graduou e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Engenharia, em 16 de dezembro de 1972. Durante a sua vida militar recebeu diversas condecorações nacionais e de nações amigas.

O último militar brasileiro a dirigir Itaipu, de 1985 a 1990, foi Ney Aminthas de Barros Braga. Paranaense, foi deputado federal, senador, governador do estado do Paraná e prefeito de Curitiba. Ele foi precedido pelo general de exército José Costa Cavalcanti, o primeiro diretor-geral brasileiro de Itaipu (1974-1985), que participou de todo o processo de construção da usina.

Novo diretor financeiro executivo

Militar da reserva após 40 anos e 8 meses na ativa da Marinha do Brasil, Anatalício Risden Júnior, novo diretor financeiro executivo da Itaipu, tem ampla experiência em administração e economia do setor público, finanças governamentais, orçamento público, operações de crédito internacionais e estruturação de projetos complexos de Defesa, em relação à vertente orçamentária e financeira.

Bacharel em Ciências Navais, ele tem especialização em Intendência para Oficiais; MBA em Administração de Investimentos Financeiros; é mestre em Ciências Navais e doutor em Altos Estudos de Política e Estratégia – Marítimas. Desde 2015, é consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Entre março de 2007 a abril de 2015, Anatalício foi diretor de Coordenação do Orçamento da Marinha (COrM), constituindo o elo entre a Força e os demais entes do orçamento federal, entre eles, o Ministério da Defesa, o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento. No cargo, o vice-almirante atuou em todo o processo orçamentário, desde o planejamento, passando pela captação de recursos, até o controle de sua execução.

Nascido em Curitiba, em 1956, Anatalício recebeu, no final de 2012, o título de Vulto Emérito de Curitiba pela Câmara Municipal da cidade.         (Vinicius FerreiraNão Viu?)

 

.

 

Acesse o site: www.jornaloautodromo.com.br

Saiba tudo sobre o esporte motor e noticias da região.

 

.

 

 Jornal Novo Tempo Newshttps://www.facebook.com/profile.php?id=100009763991751

 

.

 

O abraço especial ao amigo MARCÃO QUATY, hoje proprietário da Delta Peças de Foz e Delta Peças de Stª Terzinha, qual esta também sempre ligado nas noticias deste site.

 

 

 

 

E dai me disseram que o Bamby Gauchoestava embalando a Anta Gorda pra me processar. Estou muito preocupado com o que pensa este traste, até dormirei com os pés na pia para não esquentar a cabeça.                             A Corujavai ser depenada em Foz e no Brasil a partir de 2019.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.