Depenando a Coruja
Por Oliveirinha – Jornalista – MTE 08182/PR
Ato vingativo do presidente da OAB, gera dano em cerca de meio milhão a PMFI
O atual presidente da OAB/Foz, qual foi eleito apenas por 1 voto de diferença da outra chapa, isto devido a sua vice Vanessa Picouto a pedido da Dra. Elaine Anderle Ribeiro, por uma ação de perseguição e vingança pessoal deu prejuízo de cerca de meio milhão aos cofres públicos.
Em data de 24 de maio de 2011 às 09h34, participei de uma audiência na sala da 3ª Vara do Trabalho sob a direção da Exma. Juíza Michele Lermen Scottá, onde fui parte autora do processo que pagaram a importância de R$ 10.000,00 (dez mil reais), contra a empresa RÉ Farmácia Farmautil Ltda de propriedade do empresário Rubin Wendland que tinha o advogado Vitor Hugo Nachtygal, OAB nº 28767/PR, este que estava em horário de expediente na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.
“Conforme solicitação contida no processo nº 026613/2016, o servidor Vitor Hugo Nachtygal tem seu horário de expediente com jornada de 20 horas semanais e que especificamente em data de 24 de maio/2011 REGISTROU sua frequência com horário de expediente iniciando às 08h00 da manhã e encerrando-se às 12h00, conforme documento assinado pela Sr.ª Rosalete Schmidt dos Santos, da Diretoria de Pessoal da PMFI.
Ou seja: O servidor e procurador do município Vitor Hugo, foi flagrado ADVOGANDO para empresa privada enquanto recebia seu polpudo salário do erário pago pelos contribuintes.
Em conluio com outro advogado, foi esta denúncia ESQUECIDA em uma gaveta, sendo o sujeito um tal Carlos Augusto Crema ex-diretor jurídico da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, a quem voltando a fazer a cobrança disse-me que poderia gerar mais perseguição a este servidor por seus pares na PGM, isto com único intuito de protelar um real PAD que culminaria na EXONERAÇÃO do atual presidente da OAB/Foz, enrolando até a sua prescrição, como alegaram em posterior denuncia na PMFI.
Porem vemos que, tratava-se de dano ao erário, caso que ainda cabe posicionamento do MPE– Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e/ou TCE-Tribunal de Contas do estado, pois:
Os danos causados ao erário por servidores públicos não prescreve se for decorrente de um ato doloso de improbidade administrativa.
Porém, se o dano não for decorrente de ato doloso de improbidade, o prazo para a propositura da ação de ressarcimento é de cinco anos.
Os ministros do STF firmaram tese de repercussão geral no sentido de que “é prescritível a ação de reparação de danos à Fazenda Pública decorrente de ilícito civil”.
Essa tese foi elaborada no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 669069 em que se discute o prazo de prescrição das ações de ressarcimento por danos causados ao erário, entretanto essa tese não alcança prejuízos que decorram de ato doloso de improbidade administrativa, tema não discutido nesse recurs19.
O sujeito foi emprestado para Câmara de Vereadores, onde juntou-se com o ex-vereador Edilio Dall’Agnol pessoa qual fiz muitas denúncias, inclusive que culminou com cassação de seu mandato e ação contra seu cunhado Juiz de Direito da Paraíba, que usava o carro oficial do parlamento para viagens suspeitas a São Paulo, usando até mesmo motoristas.
Pois bem:
Vitor Hugo realizou denúncia contra este jornalista em cargo de diretor de jornal periódico, teria realizado troca de e-mails com a empresa ganhadora da licitação de publicidade (Caio Publicidade), sendo ele próprio quem NEGOU, quando estava na usurpação de função da CMFI a informação sobre o contrato de licitação afirmando que o jornal periódico não era pessoa jurídica, contrariando seu próprio despacho em ação pessoal com uso da máquina pública para prejudicar o requerente.
Fato é que sua falta de competência em uma ação malfadada, gerou processo que posteriormente por decisão do Tribunal de Justiça do Paraná e confirmação do Superior Tribunal de Justiça, condenou o município a pagar INDENIZAÇÃO em valor de cerca de meio milhão.
Então aqui vocês podem ver quem é o atual presidente da OAB/Foz, que devendo ser pessoa exemplar para ser detentor de tal cargo, ainda buscou práticas de perseguição e prejuízo a servidor público e jornalista por ter o FLAGRADO exercendo advocacia para empresa PRIVADA em horário que estaria labutando com pagamento do erário pago pelos munícipes.
Ato este que não é legal e nem moral pelo candidato da OAB/PR.
Secretário de Turismo Marcio Nunes, esteve na festa de ParanaguáA festa do Rocio em Paranaguá, trouxe mais de 300 mil visitantes e movimentou a economia de todo o litoral!
“Valei-me Santo Expedito”!
Gestor de ONG será secretário de Assistência Social de Foz do Iguaçu
Silva e Luna cita como prioridades da pasta novos CRASs e ampliação de programas de fortalecimento familiar.
O gestor de ONG Alex Thomazi será o secretário de Assistência Social em Foz do Iguaçu na gestão de Joaquim Silva e Luna (PL). Ele possui trajetória de duas décadas à frente de programas na área.
O prefeito eleito elencou entre as prioridades da pasta a criação de novos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) e a ampliação de programas de fortalecimento familiar e comunitário. O futuro secretário deverá integrar as políticas sociais à nova proposta de governança.
Silva e Luna realçou a experiência profissional do indicado. “Sob sua liderança, a Secretaria de Assistência Social será um pilar fundamental para promover a dignidade e o bem-estar dos mais vulneráveis em nossa cidade”, destacou.
Conforme Alex Thomazi, o comprometimento será para que nenhuma família em Foz do Iguaçu fique desamparada. “Nosso foco será em políticas públicas que promovam a autonomia e a inclusão, com especial atenção às crianças, adolescentes e idosos”, afirmou.
Perfil
Alex Thomazi e o atual gestor de Território da Aldeias Infantis SOS Brasil no Paraná. Graduado em Pedagogia Empresarial, possui especialização em Gestão de Organizações. Em sua trajetória, encampou projetos como a implantação de sete casas-lares em Foz do Iguaçu e o desenvolvimento do projeto Escola de Pais, tecnologia social reconhecida pela Fundação Banco do Brasil.
Seu histórico inclui a “resposta emergencial às enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em 2024”, expôs a assessoria de Silva e Luna. Na ação, Alex coordenou a distribuição de mais de 125 toneladas de recursos para mais de 15 mil pessoas no estado gaúcho.
Mais indicações
O prefeito eleito fez sete indicações para o primeiro escalão do governo, que terá início em 1.º de janeiro. O empresário Jin Bruno Petrycoski assumirá a Secretaria do Turismo; a engenheira civil Thais Escobar e o arquiteto José Teodoro Oliveira irão, respectivamente, para Obras e Planejamento.
O curador e produtor cultural Dalmont Benites assumirá a Fundação Cultural, e o enfermeiro Fabio de Melo foi anunciado como o futuro secretário municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. Com pós-doutorado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Luiz Teixeira irá comandar a Secretaria de Tecnologia, Inovação e Modernização Digital.
Dia da Consciência Negra é feriado nas repartições públicas de FozNesta quarta-feira (20), devido ao feriado nacional do Dia da Consciência Negra, as repartições públicas municipais estarão fechadas para atendimento ao público. Os serviços considerados essenciais, como urgência e emergência na saúde, segurança pública e coleta de lixo funcionarão normalmente, assim como a coleta seletiva de materiais recicláveis. As secretarias e autarquias retomam o expediente na quinta-feira (21), a partir das 7h30.
Na saúde, funcionam de forma ininterrupta as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, e João Samek, no Jardim das Palmeiras, a Unidade 24 Horas Padre Ítalo, no Porto Meira, bem como o Hospital Municipal Padre Germano Lauck e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que pode ser acionado pelo telefone 192 em casos de emergências clínicas.
As unidades básicas de saúde estarão fechadas no feriado nacional, assim como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). Os atendimentos retomam na quinta-feira (21).
Na quarta-feira (20), conforme calendário escolar, não haverá aulas nas escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e centros escola bairro. Os feriados e pontos facultativos do estão regulamentados em Decreto Municipal nº 32.158/2024.
Os contribuintes que necessitarem de atendimento da Prefeitura podem utilizar os serviços on-line, através do site: https://www5.pmfi.pr.gov.br/servicos/.
Também é possível solicitar serviços, registrar elogios ou reclamações por meio do aplicativo e–Ouve.
Feriado Nacional
Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É neste dia que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estados do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial. (AMN)
A Coruja de candidatos condenados, será depenada no novo ano.