Arquivo mensais:dezembro 2022

Prainha de Três Lagoas em Foz será reaberta oficialmente nesta quinta-feira (15). Ponte da Integração Brasil-Paraguai recebe primeiro teste de iluminação. UDC encerra ciclo de aulas de Doutorados com a presença do Diretor Geral da Itaipu Binacional.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

  

 

Prainha de Três Lagoas em Foz será reaberta oficialmente nesta quinta-feira (15)Terminal Turístico é mais uma opção de lazer para moradores e turistas que visitam Foz do Iguaçu; Prefeitura realizou melhorias e irá manter serviços de limpeza e segurança no local.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu vai reabrir, oficialmente, o Terminal Turístico de Três Lagoas nesta quinta-feira (15) para uso dos banhistas. O espaço, que está fechado desde o final da temporada de verão, recebeu melhorias em toda a área, com corte de grama, pinturas de meio fio e reparos nos banheiros e quiosques.

O anúncio da reabertura foi feito pelo secretário de Esportes e Lazer, Antônio Sapia. Segundo ele, uma empresa de manutenção foi contratada pelo município para manter os serviços de limpeza e segurança no local. Também haverá guarda-vidas, controlador de acesso e operador de máquina para cortes de grama e pequenos reparos.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública vai intensificar as rondas com viaturas da Guarda Municipal e empregar agentes patrimoniais para a segurança das instalações. O Corpo de Bombeiros também deve atuar na segurança dos banhistas durante a Operação Verão, que ocorre nas prainhas da região Oeste e no litoral do Estado.

De acordo com Antônio Sapia, a maior dificuldade do município está em conter o vandalismo no local. Ele pede o apoio dos moradores para que cuidem do bem público. “Sabemos que a grande maioria dos frequentadores são pessoas de bem. Famílias e amigos que aproveitam o espaço de lazer, especialmente nestes dias de temperaturas tão altas, mas infelizmente algumas pessoas depredam banheiros, quiosques, jogam lixo no local. Pedimos que todos colaborem para manter a prainha sempre limpa e bem cuidada”, disse.

 

  

 

Ponte da Integração Brasil-Paraguai recebe primeiro teste de iluminação. 

Esta etapa inclui apenas a instalação parcial de todas as luminárias que serão instaladas na nova ligação viária entre os dois países na região de Foz do Iguaçu.

A Ponte da Integração Paraguai-Brasil já impressiona na paisagem noturna da Tríplice Fronteira. Esta semana começaram os testes do sistema de iluminação que permite apreciar a estrada da passagem de fronteira à noite.

Esta etapa inclui apenas a instalação parcial de todas as luminárias que serão instaladas na nova ligação viária entre os dois países na região de Foz do Iguaçu.

A Ponte da Integração, empreendimento financiado pela Itaipu Binacional, está prestes a ser inaugurada. Quanto aos detalhes do sistema de iluminação, até o momento foram colocados 56 postes ao longo do tabuleiro.

Cada coluna possui dois níveis de instalação da luminária; a superior para iluminação da via (veicular) e a inferior para a calçada de pedestres. Tudo com tecnologia LED.

Além dessas obras, também foi realizado o tensionamento dos tirantes, como ajuste final da tensão desses componentes, conforme explica o engenheiro Pánfilo Benítez, assessor especial da Diretoria de Coordenação de Itaipu, Margem Direita.

De acordo com ele, os trabalhos de asfaltamento da estrada por onde irão circular brevemente as viaturas já foram concluídos.

Quanto ao andamento geral das obras, Benítez sustentou que estão em boa fase nesta última etapa prevista. Ele mencionou que já foi iniciada a instalação das grades de segurança e também foi realizado o teste de carga, teste de vital importância que determina o bom funcionamento da estrutura.

A Ponte da Integração, obra realizada pelos governos do Paraguai e do Brasil, marca a segunda ponte internacional entre os dois países, após 57 anos da qualificação da Ponte da Amizade.

A obra executada pela Binacional é do tipo misto (concreto e metal) estaiada, tem 760 metros de extensão, com pilares principais de 180 metros de altura e um vão central (espaço entre os dois pilares por onde passa o leito do rio). navegação do rio) de 470 metros de largura e mais de 60 metros de altura sobre cheias máximas de água.

 

 

                                                      “Valei-me Santo Expedito”!

 

  

 

Após diplomação, Lula cai no samba com Kakay

O advogado cedeu sua casa, em área nobre de Brasília, após um pedido do presidente eleito. A lista de convidados ficou por conta da futura primeira-dama, Janja.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi comemorar sua diplomação na casa do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay (foto), ao lado presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes, ao som de muito samba.

Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin chegaram à confraternização, realizada na residência de Kakay, localizada numa área nobre de Brasília, logo após o fim da cerimônia de diplomação, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (12), no TSE.

Kakay cedeu sua casa à pedido de Lula e a lista de convidados ficou por conta da futura primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja.

Além de Moraes, marcaram presença os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandovski Dias Toffoli; o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o futuro ministro da Defesa, José Múcio e o atual governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa.

 

  

 

UDC encerra ciclo de aulas de Doutorados com a presença do Diretor Geral da Itaipu Binacional.

A Reitoria do Centro Universitário UDC recebeu o Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional Almirante Anatalicio Risden Junior, que ministrou uma palestra aos alunos das turmas de Doutorado Interinstitucional da UDC com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, de Direito e Administração de Empresas.

O encontro marcou o encerramento do ciclo de aulas das duas turmas. Vale lembrar que essas turmas ocorrem como um espelho das turmas de São Paulo e são uma exclusividade da UDC.

Ou seja, só existe uma turma do Doutorado Interinstitucional UDC/MACKENZIE em Direito, em São Paulo e uma turma do Doutorado em Foz do Iguaçu, da mesma forma que só existe uma turma de Doutorado Interinstitucional em Administração de Empresas em São Paulo e uma na UDC, em nossa região.

O DGB de Itaipu apresentou dados de sua gestão na binacional, além de exemplos de sua vivência ao longo de sua vasta carreira como gestor em diversas áreas. “Hoje o que me traz satisfação é levar às outras pessoas as minhas experiências de vida, experiências profissionais. Espero que eu tenha transmitido aos alunos, que estão em nível de Doutorado e que vão fazer a diferença lá na frente. Que eu tenha acrescentado algum ponto para a vida e para a parte profissional deles”. Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional Almirante Anatalicio Risden Junior.

“É sempre uma honra receber o Almirante. Sempre uma aula em que aprendo algo novo. Um belo estímulo aos nossos doutorandos”. Reitora Professora Rosicler Hauagge do Prado.

“O desenvolvimento acelerado de nossa região ficou evidente com a gestão do Almirante Risden Junior. É um excelente tempo de troca para nossos alunos de Doutorado”. Vice-reitor Dr. Acir Amilto do Prado.

O Pró-reitor Prof. Dr. Fábio Prado falou da importância do momento. “Encerramos o ciclo das aulas de um auge acadêmico da nossa instituição, nas duas turmas de Doutorado junto com a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foram muitos anos de planejamento para chegar até esse ponto, que não termina, ainda faltam as teses”.

E salientou a força do DGB para o mundo acadêmico. “O Almirante é acadêmico, ele fez o Doutorado, sabe o processo de fazer a graduação, mestrado com a dissertação, o doutorado com a tese. Ele sabe todas as etapas, a escalada de uma vida acadêmica, uma pessoa muito importante para nossa região, esse é um momento feliz junto com a Mackenzie”.

 

 

A Coruja será depenada pelo Ladrão no Brasil.

Pedro Muffato despede-se das pistas com vitória. Câmara Municipal de Foz avança no ranking da transparência do TCE. Natal Águas e Luzes de Foz terá programação artística a partir de quarta (7) na Praça da Paz.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

Pedro Muffato despede-se das pistas com vitória

Piloto vence em Cascavel e anuncia fim de carreira aos 82 anos

O anuncio de despedida de Pedro Muffato das pistas, durante o fim de semana em que venceu a etapa de encerramento da temporada 2022 da Fórmula Truck, em Cascavel, quebrou a sequência que funcionava tal qual um script. O anúncio era justamente o que não estava no script.

O caminhão de corrida estava impecável. Muffato dominou os treinos, cravou a pole position e venceu de ponta a ponta as duas baterias que somam a corrida no geral. ”Apertei mais no começo, depois, por conhecer a pista abri vantagem no contorno das curvas do Bacião e do S, as mais perigosas”, avaliou o ídolo cascavelense, sempre cercado por torcedores.

Essa vitória completou o círculo das cinco etapas que disputou na categoria, em que fez as cinco poles, e chegou na frente em todas as baterias. Uma punição discutível em Londrina, com acréscimo de 20 segundos ao seu tempo final de prova, impediu a invencibilidade nesta temporada. Já em Cascavel deu tudo certo, inclusive na recepção dos diretores, parceiros comerciais e torcedores nos camarotes vip dos patrocinadores máster Sul-Mato-Grossenses Energy e Doce Sugar.

A parada anterior das competições se deu em 1996, depois do acidente na Fórmula 3 Sul-Americana, que lhe impôs 16 dias da UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Retornou no ano 2000, na Fórmula Truck. Em 2016, anunciou o fim da participação de temporadas inteiras e campeonatos. “Só corri uma vez ou outra quando aparecia convite e oportunidade, desde que eu me julgasse em condições de competir com segurança. Agora, pensei correr mais um ano, tenho equipamento e estou competitivo, mas chegou a hora de parar”, definiu.

Pedro Muffato iniciou sua carreira em 4 de dezembro de 1966 nas ruas de Cascavel com um SIMCA, correu aproximadamente 500 corridas no Brasil e em outros países da América do Sul. Foi várias vezes campeão paranaense em diversas categorias e campeão brasileiro em 1974 na Divisão 4, onde corriam as grandes carreteiras e os principais pilotos do automobilismo brasileiro.

  

 

 

Câmara Municipal de Foz avança no ranking da transparência do TCE

                     Foz ocupa a terceira posição entre as 10 maiores cidades paranaenses

 

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu está na terceira colocação no ranking de transparência do TCE (Tribunal de Contas do Estado) entre as 10 maiores cidades do Paraná. O ranqueamento do TCE avalia a qualidade das informações dos portais de transparência do Governo do Estado e das 399 prefeituras e legislativos municipais.

Com 95,45, o Legislativo iguaçuense está à frente de Londrina (90,5), Curitiba (90,1), Maringá (85,84), Cascavel (83,7), Colombo (83,25), Paranaguá (79,84) e São José dos Pinhais (75,6). Atrás apenas de Guarapuava (95,5) e Ponta Grossa (98,65).

“A nossa meta é chegar a 100, mas evoluímos entre as 399 câmaras municipais saindo da nota 79,57 para a média de 95,45. Entre as 10 maiores cidades paranaenses, estamos na terceira posição. É um avanço muito considerável que teve a participação fundamental do quadro de servidores”, disse o presidente do legislativo, vereador Ney Patrício (PSD).

Foz do Iguaçu saiu da posição 136 no último ranking e hoje está em 47 entre os 399 municípios do estado. O índice de transparência da administração pública (ITP) do TCE é utilizado anualmente desde 2019 para verificar a conformidade legal e a qualidade dos portais com base em cinco dimensões, três delas de transparência: administrativa, financeira e passiva, além de boas práticas e usabilidade.

A boa média estipulada pelo TCE é de 75%. Segundo o Tribunal, finalizados quatro ciclos de avaliação, os resultados indicam a constante evolução da transparência pública dos municípios paranaenses.

“Ressalta-se, mais uma vez, o poder catalisador e indutor de boa gestão pública do ITP, demonstrando que uma atuação eminentemente orientativa, em determinadas situações, como a análise da transparência pública, pode ser muito eficiente”, informa o tribunal em nota.

Acesso- O portal da transparência da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu – www.fozdoiguacu.pr.leg.br – traz dados do Interlegis relacionados as prestações de contas, publicação de editais e licitações, formulários e links para o acesso à informação e atendimento ao cidadão.

Além de dados do organograma, remuneração de pessoal, presenças em sessões, licitações, dispensas em andamento, plano de contratações, gastos com publicidade e propaganda, conselho de ética, concurso público e processo seletivo e controle interno.

 

 

 

                                                            “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

Natal Águas e Luzes de Foz terá programação artística a partir de quarta (7) na Praça da Paz

Estão previstas apresentações culturais com música, dança e teatro totalmente gratuitas, além da feirinha e iluminação temática

O Natal Águas e Luzes de Foz do Iguaçu segue iluminando a cidade e animando a população com a decoração natalina, atrações culturais e diversas atividades de lazer. A partir de quarta-feira (7), músicos, corais e grupos artísticos irão se apresentar na Praça da Paz, sempre a partir das 20h.

Quem abre as apresentações é a Escola de Danças Júlia Corneta, às 20h. Na sequência, o DJ Mano Zeu anima a festa, a partir das 21h. Na quinta-feira, o espetáculo começa também às 20h com o Grupo Cultural Nostra Itália e segue até 21h, quando o Quinteto Coisa Fina assume o comando do palco.

O fim de semana começa com a apresentação do Coral de Itaipu, na sexta-feira (9), às 20. O espetáculo O Encanto do Ballet irá emocionar o público que prestigiar a apresentação, a partir das 21h.

No sábado (10), 20h, o cantor Gabriel Sater fará o show mais aguardado da programação do Natal Águas e Luzes. O músico trará sucessos da música sertaneja e do repertório autoral que também é composto pelo folk e MPB.

Para o domingo (11), a banda da Guarda Mirim encerra a semana recebendo convidados, como o Coral da Marinha e Coral do PITT, Banda do 34º BIMec e Banda do 5º Colégio da Polícia Militar.

Atrações diárias

Todos os dias a Praça da Paz estará iluminada para receber iguaçuenses e turistas. A decoração temática permanecerá na praça até o dia 05 de janeiro e conta com árvore gigante de 26 metros de altura, árvores de 12 metros, bolas de natal e caixas de presentes gigantes, além do túnel de luzes com projeção sonora na Rua Barão do Rio Branco. A iluminação especial também contemplará as árvores ao redor do espaço.

A Feirinha de Natal, com opções gastronômicas e artesanatos produzidos por artistas locais funcionará de terça a domingo, das 19h às 23h.

Águas e Luzes

O Natal de Águas e Luzes é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Fundação Cultural, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Sindhotéis e Núcleo da Avenida Brasil com apoio da Eletromil, Panorama e Promix, e promoção da RPC.

 

 

 

                             E dai, como ficou o mcaso da vereadora visitada pelo GAECO A Coruja será depenada foi depenada pelo Ladrão no Brasil.

Águas e Luzes: Abertura do Natal na Praça da Paz é adiantada para o dia 1º de dezembro. Retomada do turismo dá o tom na abertura do 17º Festival das Cataratas. Parque Nacional do Iguaçu tem novos valores de ingresso a partir do dia 1º de dezembro.

Depenando a Coruja

depenandoacoruja@gmail.com

Por Oliveirinha Jornalista – MTE 08182/PR

 

 

Águas e Luzes: Abertura do Natal na Praça da Paz é adiantada para o dia 1º de dezembro

Decoração já está sendo montada; Foz do Iguaçu terá uma das maiores árvores de Natal do estado.

A abertura do Natal de Águas e Luzes na Praça da Paz tem nova data: será nesta quinta-feira, dia 01 de dezembro. A estreia da decoração, que envolve uma das maiores árvores natalinas do estado, com 26 metros, e um túnel de luzes, e apresentação artística, está marcada para às 19h30.

O prefeito Chico Brasileiro e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Anatalicio Risden Junior, além de outras autoridades, participam da abertura do Natal. A apresentação será feita pela Companhia Teatral SDS, de Foz do Iguaçu.

O Natal de Águas e Luzes é organizado pela Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Fundação Cultural, Fundo Iguaçu, Sindhotéis e Núcleo da Avenida Brasil, apoio da Panorama Home Center, Promix e Eletromil, e promoção da RPC TV.

A Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural são responsáveis pela ação na Praça da Paz, que terá apresentações culturais de quarta a domingo, além da tradicional feirinha que funcionará de terça a domingo, das 19h às 23h, com diversas opções de gastronomia e artesanato.

“Queremos que a população de Foz do Iguaçu e os turistas aproveitem a nossa programação do Natal de Águas e Luzes, com toda a magia desta época do ano, e queremos também valorizar os nossos feirantes e artistas, que têm uma produção de muita qualidade”, afirma o prefeito Chico Brasileiro.

“Esperamos que as famílias compareçam para desfrutar das atrações, preparadas com carinho por nossas equipes”, convida o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Anatalicio Risden Junior.

Outras atrações

Na Praça da Paz, a atração mais esperada é o show do cantor Gabriel Sater, marcado para o dia 10 de dezembro, às 20h. O músico é filho de Almir Sater e possui mais de 20 anos de carreira, além de também ser ator.

Já as apresentações culturais seguem até o dia 22 de dezembro e retornam para o Show da Virada, com a Banda Metrópole.

A programação no Gramadão da Vila A é organizada pela Itaipu Binacional. A abertura das festividades no local está programada para o dia 3 de dezembro, às 20h, com o espetáculo “Eu Acredito no Natal, do grupo Despertar Produções.

A decoração nas avenidas Brasil, Schimmelpfeng e das Cataratas está sendo montada pelo Fundo Iguaçu, em parceria com a Itaipu.

 

 

                                                             “Valei-me Santo Expedito”!

 

 

 

 

Retomada do turismo dá o tom na abertura do 17º Festival das Cataratas

Evento começou na quarta-feira (30) em Foz do Iguaçu (PR) e segue com programação intensa de atividades até sexta-feira (2).

Centenas de profissionais do turismo acompanharam na noite de quarta-feira (30), no Grand Carimã Resort, em Foz do Iguaçu (PR), a solenidade de abertura do 17º Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do turismo nacional.

O otimismo deu o tom dos discursos das autoridades, que reforçaram o momento de plena retomada vivenciado pelo setor, que segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) se encaminha para fechar o ano de 2022 com 65% dos ganhos do período pré-pandemia.

Na realidade local, os números também são animadores. Ainda em outubro, as Cataratas do Iguaçu já haviam recebido mais de um milhão de visitantes, atingindo quase o mesmo nível de 2019, ano em que houve recorde visitação. Já o Complexo Turístico Itaipu está prestes a alcançar 25 milhões de visitantes em sua história, conforme anunciou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Anatalício Risden Júnior. “A retomada tem demonstrado que é possível ultrapassar aos patamares anteriores aos da pandemia”, acrescentou, ressaltando que a contribuição para o desenvolvimento do turismo é uma das prioridades da instituição.

O anfitrião da noite, o idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, citou o alto volume de inscrições desta edição do evento, o que também demonstra um aquecimento do setor. “Isso não podia ser diferente pelo apoio de todos e pela cidade de Foz do Iguaçu, com todas as suas maravilhas que chamam a atenção”.

Já o diretor superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta, classificou o Festival das Cataratas como “referência para o trade turístico nacional e internacional”, reforçando o papel do Sebrae nas áreas de capacitação, network e fomento aos pequenos negócios do turismo paranaense”.

Darci Piana, vice-governador do Paraná, destacou as diversas ações desenvolvidas pelo Estado no desenvolvimento do turismo, exemplificando o trabalho de formação realizado pelo SENAC, as divulgações da TV Paraná Turismo e os atrativos religiosos ofertados pelos municípios paranaenses. Fabio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, pontuou o trabalho desenvolvido pelo Ministério do Turismo ao longo dos últimos anos e a criação de quatro mil serviços digitais que trouxeram facilidades para o cidadão.

Também participaram da mesa de honra o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio; o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Lourenço Kuerten; o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos; e o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez.

Anúncio da nova data


Paulo Angeli aproveitou a solenidade de abertura para confirmar a próxima edição do Festival das Cataratas para os dias 30 de maio e 1º e 2 de junho de 2023. Anteriormente, a organização do evento chegou a anunciar outra data, porém a decisão foi revista em virtude do feriado de Corpus Christi.

Angeli explicou que o Festival, quando foi criado, acontecia no mês de junho por ser um período de baixa temporada. “Tínhamos mais facilidade para acomodar os participantes na hotelaria e pela conectividade aérea. Nos últimos três anos, com o advento da pandemia levamos o evento para dezembro, mas informo que voltamos à data original a partir do ano que vem em decisão tomada pela Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu”, informou.

Troféu Amigo do Festival

Como já é tradição, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no setor, a organização do Festival das Cataratas entregou o Troféu Amigo do Festival a cinco personalidades durante a abertura do evento. Foram homenageados Fabio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo; Vitor Roberto Tioqueta, superintendente do Sebrae Paraná; Anatalício Risden Júnior, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Darci Piana, vice-governador do Paraná; e Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

Programação

Nesta quinta-feira (1º), as atividades do Festival das Cataratas ocorrem no Rafain Palace Hotel & Convention, com a abertura da tradicional Feira de Turismo e Negócios às 14h. Um pouco antes, às 10h30, ocorre uma entrevista coletiva para a imprensa com a presença de Paulo Angeli, Irapuan Cortes Santos e Felipe Gonzalez.

O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio do Fundo Iguaçu, Fecomércio PR, Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Sebrae, com parceria estratégica da ABEOC, Braztoa, Visit Iguassu, COMTUR e Ministério do Turismo.

 

 

 

Parque Nacional do Iguaçu tem novos valores de ingresso a partir do dia 1º de dezembro

O valor do ingresso para visitar o Parque Nacional do Iguaçu será atualizado a partir de 1º de dezembro de 2022, data que inicia a operação da Urbia Cataratas S.A, nova concessionária que irá realizar a gestão da visitação turística da unidade de conservação. O valor do ingresso será atualizado anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os novos valores foram aprovados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, seguindo o contrato de concessão n° 001/2022, da concessionária Urbia Cataratas S.A com o poder concedente.

Ingresso on-line – Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu são vendidos on-line, no site www.cataratasdoiguacu.com.br. Os visitantes precisam realizar o agendamento de dia e horário para a visita na hora da compra. A aquisição está sujeita à disponibilidade de vagas.

Anexo tabela com os valores do ingresso para visitar o Parque Nacional do Iguaçu a partir do dia 1º de dezembro de 2022.

 

 

 

A Coruja será depenada pelo Ladrão no Brasil a partir de 2022.